Server monitoring
com o PRTG

 


  • O PRTG monitora seus
    servidores de email


  • O PRTG monitora seus
    servidores web
     

  • O PRTG monitora seus
    servidores de banco
    de dados


  • O PRTG monitora seus
    servidores virtuais


  • O PRTG monitora TODOS os seus servidores 24/7. Num relance.

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

 

 

 

Server monitoring em todas suas variantes.
Tudo fornecido pelo PRTG


O PRTG monitora vários tipos de servidores – mesmo em redes distribuídas.
Aqui estão alguns exemplos, para quais tipos de servidor o PRTG fornece
sensores predefinidos para um monitoramento de servidor imediato:

 

iO que é um sensor?

Em PRTG "Sensores" são os elementos básicos de monitoramento. Um sensor normalmente monitora um valor medido em sua rede, por exemplo, o tráfego de uma porta de comutação, a carga da CPU de um servidor, o espaço livre de uma unidade de disco. Em média, você precisa de cerca de 5-10 sensores por dispositivo ou um sensor por porta de comutação.

Veja o vídeo (3:26 min., inglês)

Monitoramento do servidor de email

Monitoramento do servidor de email

Especialmente os servidores de email são um tema muito sensível na empresa. Se ocorrer um problema neles, imediatamente vem uma onda de queixas e, assim, uma elevada demanda por suporte. Com o PRTG você pode monitorar seu servidor de email permanentemente e ser alertado mais cedo. IMAP, POP3, SMTP e muito mais: Para o seu monitoramento de servidor de email, nós fornecemos mais de uma dúzia de sensores.

Sensores para monitoramento de servidor de email

Monitoramento de servidor web

Monitoramento de servidor web

O desempenho do site é um fator crítico para muitas empresas – ainda mais crítico quando seus produtos e serviços são oferecidos através do site. Uma falha aqui pode gerar prejuízos financeiros já a partir do primeiro segundo de inatividade. Portanto, o PRTG também oferece uma série de sensores disponíveis para o seu monitoramento de servidor web.

Sensores para monitoramento de servidor web

Monitoramento do servidor do banco de dados

Monitoramento do servidor do banco de dado

Praticamente todas as informações da empresa são armazenadas em bancos de dados. Aqui também vale: O desempenho é a base para um trabalho eficiente de todos os departamentos. O PRTG oferece uma série de sensores que podem ser utilizados imediatamente. Entre outras coisas, para o monitoramento de MySQL, Microsoft SQL e Oracle SQL. Você pode ler o conteúdo HTTP de forma direcionada ou executar consultas de banco de dados.

Sensores de monitoramento do servidor do banco de dados

Monitoramento do servidor de arquivos

Monitoramento do servidor de arquivos

Sem acesso aos dados, nada pode ser feito na empresa. Por isso, é a tarefa dos administradores fazer com que o servidor de arquivos sempre esteja em execução e que nenhuma falha apareça aqui. Muitos estão procurando, por exemplo, por uma ferramenta de monitoramento de servidor FTP específico. O PRTG também cobre esta área de forma abrangente. Cerca de 20 sensores estão à sua disposição aqui.

Sensores de monitoramento do servidor de arquivos

Monitorar ainda mais servidores

Monitorar ainda mais servidores...

Existem inúmeros outros sensores predefinidos disponíveis que permitem que você tenha à sua disposição toda a visualização de seus servidores em uma única tela. Claro que você sempre pode criar seus próprios sensores e usar a API para personalizar o PRTG para cada caso especial.

Outros sensores de servidor

 

Definindo e Entendendo o
Monitoramento de Servidor
 

Informação em tempo real

O monitoramento de servidores permite monitorar seus servidores em tempo real com relação à disponibilidade, acessibilidade, capacidade e confiabilidade geral. Com o monitoramento do servidor, seus servidores são verificados em intervalos regulares para garantir que você sempre saiba seu status.

Melhorar a estabilidade

Os administradores de sistema monitoram seus servidores porque desejam melhorar a estabilidade e o desempenho de suas redes. Se determinados valores de limite forem excedidos, você receberá uma mensagem de aviso para poder agir de uma só vez. Nosso serviço de monitoramento ajuda você a completar suas tarefas diárias. Ele fornece uma visão geral constante dos seus recursos do servidor.

Base para análise

Os administradores de sistema analisam os valores que recebem de seu software de monitoramento para desenvolver cursos de ação. Quando estudados a longo prazo, esses valores podem ajudar a otimizar vários aspectos responsáveis pelo desempenho da sua rede, como o planejamento de capacidade. O recurso de relatórios do PRTG é extremamente útil para essa otimização.

 

“Todos nós podemos trabalhar com maior paz de espírito, sabendo que os nossos sistemas estão sendo constantemente monitorados.”

Markus, Administrador de Rede na Clínica Schüchtermann

 

3 boas razões
monitoramento de servidor com PRTG

Solução holística

Solução holística

Tanto para poucos servidores como para um grande grupo de servidores: O PRTG se adapta ao tamanho do seu ambiente de servidor. No caso de aumento de servidores, as licenças são extensíveis individualmente. O PRTG é uma solução abrangente: Sejam processadores, memória, ventiladores, fontes de alimentação e outros componentes: Nossa ferramenta de monitoramento de servidor monitora todos seus servidores, juntamente com toda a sua infra-estrutura. Quando um roteador ou switch falhar – e isso resulta em um erro no servidor – o PRTG detecta isso imediatamente. Os servidores virtuais também são automaticamente detectados e registrados no monitoramento.

Alarmes precoces

Alarmes precoces

Os servidores são o elemento central de qualquer infra-estrutura de TI. Sem eles, a empresa praticamente não consegue funcionar. O PRTG garante que falhas no sistema sejam significativamente reduzidas – ou possam até mesmo ser evitadas com antecedência! Através da função de alarme por email, aplicativo ou SMS você sabe imediatamente se há complicações. Você pode localizar a falha diretamente. Isso economiza muito tempo. Os valores-limite para o alarme podem ser determinados individualmente. Com isso, você recebe essa mensagem antes que um gargalo cause paralisação na empresa.

Planejamento de capacidade

Planejamento de capacidade

O PRTG ajuda-o no planejamento de capacidade. Através do monitoramento de servidor abrangente, você pode detectar a tempo, se a médio e longo tempo de prazo você precisará aumentar a capacidade. No nosso painel você encontra gráficos detalhados, com os quais você poderá convencer seus superiores – que não possuem conhecimentos técnicos – a expandir os recursos. Além disso, você obtém relatórios detalhados, que serão uma base para o planejamento e otimização contínuos do processo.

 

5 perguntas comuns sobre
o monitoramento de servidores
 

1. Como posso proteger melhor minha empresa contra falhas no servidor?

Quando um servidor fica inativo, o departamento de TI deve agir rapidamente. O PRTG ajuda você a melhorar a confiabilidade de seus servidores. Se a carga de componentes de hardware individuais, como CPU, discos rígidos ou RAM aumentar, você será notificado imediatamente. Com o PRTG, todos os valores limite são personalizáveis.

2. Posso monitorar servidores externos de um local central?

O PRTG pode monitorar seus servidores a partir de um local centralizado, mesmo se seus dispositivos estiverem em diferentes partes do mundo. Para isso, a ferramenta de monitoramento usa “sondas remotas”. Os testes remotos permitem o monitoramento sem agente, o que significa que você pode monitorar ambientes de TI localizados em locais diferentes dos seus.

3. Que tipo de informação é coletada por uma ferramenta de monitoramento de servidor?

Há várias ferramentas de monitoramento e análise no mercado. Recomendamos verificar os prós e contras de cada um (como PRTG vs. Nagios). O PRTG é uma ferramenta de monitoramento de rede que monitora continuamente todo o seu ambiente de TI. Este ambiente inclui servidores bem como dispositivos tais como switches e roteadores de todos os principais fabricantes. Adicione a isso largura de banda, aplicativos, qualidade de serviço e muito mais.

4. Como o alarme é acionado quando um servidor não funciona ou fica inativo?

YVocê mesmo define os valores limite que, quando excedidos, ativam o envio de uma mensagem de aviso. Você também pode definir como a mensagem é enviada. As opções incluem e-mail, notificação por push, SMS, mensagens syslog e muito mais. O alarme PRTG é totalmente personalizável. Você pode, por exemplo, configurar um sistema de notificação mais rigoroso para infraestruturas críticas (como seus servidores) do que para estações de trabalho individuais.

5. O monitoramento terá um impacto negativo no desempenho da minha rede?

Nossos sensores usam uma variedade de protocolos para monitorar sua rede. Incluindo SNMP, WMI e contadores de desempenho. O Windows Management Instrumentation (WMI) é um padrão comumente usado pela Microsoft. Executar o WMI geralmente coloca grande pressão na carga de uma rede. Se você decidir usar o WMI, convém criar o mínimo possível de sensores WMI para garantir que você não comprometa o desempenho da sua rede. Por outro lado, a carga gerada pelo SNMP é bastante insignificante, mesmo para um monitoramento extensivo com vários milhares de sensores. Você, portanto, raramente encontrará quedas no desempenho.

 

Todos servidores em um uma olhada só

PRTG pode ser iniciado em poucos minutos e é compatível com diferentes dispositivos.

 

PRTG comes with all the features you need, plus more your IT infrastructure won't want to live without.

 

PRTG monitora esses e tantos outros fabricantes e aplicativos para você!

 

 

HP Enterprise Partner

Somos um membro do programa de parceria Hewlett Packard Enterprises Partner Ready for Technology, graças às nossas ferramentas de rede úteis e suporte extensivo para produtos HP. Através de nossa parceria com a Hewlett Packard Enterprises, podemos efetivamente desenvolver novas soluções, melhorar as soluções existentes e aumentar o valor adicionado para você como usuário. A parceria tecnológica com a HPE também mostra que o PRTG funciona de forma eficaz com servidores HPE ProLiant, HPE BladeSystems e outras soluções fornecidas pelo fabricante.

Saiba mais sobre PRTG e HPE.

 

Inclusive Monitoramento de servidores virtuais


Em muitas empresas, servidores virtuais fazem parte da estrutura de TI comum. E por uma boa razão: Memória, espaço em disco e potência de computação podem ser alocados para aplicações individuais de forma dinâmica. Os recursos são utilizados de forma mais eficiente. O PRTG monitora o servidor virtual completo, com todas as suas propriedades.

Mais sobre o Monitoramento VMware >>

 

O PRTG facilita a sua vida!

Deixe o nosso software de monitoramento rígido trabalhar por você.
Assim, você pode se concentrar no seu trabalho do dia-a-dia com paz de espírito total.

 

O PRTG economiza tempo

O PRTG é uma solução centralizada para toda a sua rede. Switches, roteadores, servidores, estações de trabalho, dispositivos... Desfrute de uma rápida visão geral em todos os momentos através do nosso painel e aplicativo.

O PRTG poupa nervos

Personalizar PRTG é muito fácil. Começar ou mudar de outra ferramenta de monitoramento de rede para o PRTG é fácil graças à detecção automática e aos modelos de dispositivos pré-configurados.

O PRTG poupa custos

80% dos nossos clientes relatam uma economia significativa na gestão da LAN. A experiência mostra que os custos das licenças se pagam por si só em questão de semanas.

 

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 


Tente nosso Simulador Multi-Servidor!


Você deseja configurar uma série de novos servidores diferentes e testar o comportamento de sua rede com antecedência? Então experimente nosso Simulador Multi-Servidor! Reconheça como sua rede reage – e os pontos em que você tem que tomar providências.

Ir para o Simulador Multi-Servidor

 

Isto é como o monitoramento
com PRTG se parece
 

 

Mensagens de erro do servidor HTTP
 

Erros comuns do servidor

Todos os códigos de status que começam com “5” (5XX) são erros do servidor – e, portanto, um problema. O erro de servidor 500 é um código de status coletivo para erros inesperados do servidor. Todos os outros erros do servidor (501, 502, 503, etc.) são usados para sinalizar problemas específicos. O erro 503, por exemplo, significa que o servidor web do site está sobrecarregado ou indisponível no momento. Para obter mais informações, consulte nossos artigos da base de conhecimento sobre códigos e sensores de status HTTP: “Qual código de status HTTP leva a qual status do sensor HTTP?” e “Posso verificar códigos de resposta HTTP específicos com o PRTG?”

Monitoramento de servidor web

Mensagens de erro são uma evidência clara de que o monitoramento do servidor web faz sentido. Ainda mais se o site for uma ferramenta importante para a empresa. O PRTG vem com uma gama completa de sensores HTTP para monitorar tanto websites como URLs individuais.

 

Suas opções:
Monitoramento de servidor gratuito ou uma licença?
 

Software para Monitoramento de Servidor

Software para Monitoramento de Servidor

Você está convidado a experimentar a versão completa do PRTG por 30 dias grátis. Após o primeiro mês, você pode continuar usando 100 sensores pelo tempo que desejar. Para cada um dos seus dispositivos, você precisará de cerca de 10 sensores. Os 100 sensores gratuitos são seus para você utilizar como quiser. Esses sensores geralmente são suficientes para configurar o monitoramento básico do servidor. Se você tem uma rede pequena, então a versão gratuita pode ser tudo o que você precisa. Além disso, os recursos de alarme e relatórios estão incluídos.

Nossas licenças

Nossas licenças

O PRTG oferece uma variedade de licenças diferentes. Cada uma dessas licenças dá acesso a um número específico de sensores. Se você precisar de mais sensores, basta atualizar sua licença. Qualquer monitoramento existente permanecerá inalterado. Muitos administradores de sistema começam com a versão de teste gratuita. Isso permite que você tenha uma ideia da ferramenta de monitoramento sem amarras.

 

“Oi Arne, como faço para evitar alarmes falsos durante a manutenção do servidor?”

“Na prática, os reparos a curto prazo podem ser necessários. Enquanto você trabalha, o seu monitoramento não irá disparar alarmes falsos. A janela de manutenção de uma só vez permite pausar o monitoramento para cada grupo de dispositivos ou dispositivo individual. Para a manutenção regular, com o PRTG você facilmente pode criar um cronograma automatizado.”

Arne Seifert, departamento de suporte técnico da Paessler AG

 

Isso é o que o PRTG faz como sua ferramenta de
monitoramento de servidor virtual
 

Vista geral

Vista geral

Servidores virtualizados levam a um aumento da complexidade: Quando ocorrem falhas a nível de hardware, as máquinas virtuais também são afetadas. Com o PRTG você sempre terá a visão geral a qualquer hora. O PRTG é uma solução de monitoramento para toda a sua infra-estrutura. Com ele você obtém a base para que suas estruturas eficientes funcionem de forma muito estável e também garante uma melhor utilização dos dispositivos gerando economias para sua empresa.

Personalização

Personalização

THá uma variedade de ambientes virtuais. Quase todos os ambientes virtuais podem ser monitorados pelo PRTG. A Paessler AG é uma parceira de tecnologia da VMware. Nossa ferramenta de monitoramento de servidor fornece sensores pré-prontos que são criados automaticamente. Aqui você obtém mais informações sobre o monitoramento VMware com o PRTG. Muitos ambientes virtuais diferentes podem ser monitorados pelo PRTG, como o Hyper-V, XEN, Parallels Virtuozzo Containers e Amazon EC2.

Flexibilidade

Flexibilidade

Os servidores virtuais são muitas vezes introduzidos quando as empresas crescem rapidamente e de forma dinâmica. Novas potências de servidor deverão poder ser instaladas com pouco esforço. O PRTG é facilmente expansível. Ele se adapta de forma dinâmica ao seu crescimento. Novos sensores podem ser criados em questão de minutos com pouco esforço. Isso facilita muito a manutenção de ferramentas de monitoramento de servidor.

 

Monitoramento LDAP com o PRTG
 

O LDAP de relance

O protocolo LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolo que consulta informações de serviços de diretório distribuídos. Os diretórios contêm dados relacionados a objetos que podem ser lidos por ferramentas de monitoramento, como o PRTG. Um desses diretórios é o Active Directory, o serviço da Microsoft criado para uso em um ambiente de servidor do Windows.

Introdução ao monitoramento LDAP

O PRTG vem com um Sensor LDAP. Esse sensor tenta se conectar ao servidor LDAP usando autenticação por meio do nome distinto (DN) e exibe o tempo de resposta do servidor LDAP no caso da conexão e a autenticação serem bem-sucedidas. Nota: o sensor LDAP não pode usar LDAP via SSL. Para mais informações, consulte a página de Monitoramento de Logs no nosso site.

 

Mais informações sobre monitoramento
 

Monitoramento de disco rígido

Como anda o seu disco rígido? Há espaço livre suficiente em seus servidores e estações de trabalho? Aprenda sobre esses tópicos e muito mais na nossa página de Monitoramento de Disco Rígido.

Leia Mas

Monitoramento de segurança

O PRTG permite melhorar a segurança, identificando pontos fracos e lacunas. Para isso, ele monitora suas portas e servidores (entre outras coisas). Veja nossa página de Monitoramento de Segurança para descobrir exatamente o que o PRTG pode fazer – e onde estão seus limites.

Leia Mas
 

Solução Premiada

Nós trabalhamos duro para tornar nosso software tão poderoso e
fácil de usar quanto possível para os nossos clientes a cada dia.
Claro que nos deixa orgulhosos, se ainda conseguimos receber prêmios por isso.

 

premiada PRTG

 

Paessler AG - Engenharia de Qualidade Alemã

DOWNLOAD GRATUITO
  • Versão ilimitada do PRTG por 30 dias
  • Após 30 dias, se torna a versão gratuita
  • Ou, você pode adquirir uma licença comercial

 

Muitos administradores estão à procura de uma ferramenta que possa ser experimentada gratuitamente antes de fazer um investimento.


O PRTG traz uma série de vantagens:

1. Versão de Teste gratuito: Teste calmamente se o PRTG se adapta às suas necessidades e atende às suas expectativas. Em seguida, com o PRTG já configurado, ele poderá ser facilmente ampliado. Assim você minimiza o risco de uma má compra.

2. Uma ferramenta para uma visão geral: Muitos administradores têm várias soluções de monitoramento para a sua rede ou componentes da sua infra-estrutura. Volta e meia ter que manter uma visão geral custa tempo e nervos. Com o PRTG você tem uma solução “tudo em um”. Através de nosso painel e nosso aplicativo , você sempre terá visão geral rápida sobre seus dispositivos.

3. Suporte rápido: Mais perguntas? Você não consegue resolver um determinado problema? Por trás do PRTG há uma equipe de desenvolvimento e suporte dedicado. Nós sempre tentamos responder a cada pergunta, em dias de semana dentro de 24 horas. Aqui todas as fontes de apoio podem ser pesquisadas.

Configure seu PRTG agora. A versão de teste é gratuita. Poupe tempo, nervos e custos com a nossa ferramenta de monitoramento para a sua rede e toda a sua infra-estrutura!

 

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 19.4.54.1506 (November 25th, 2019)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais