Monitoramento de TI industrial

 

Convergência TI/TO, Indústria 4.0 e a digitalização crescente vão moldar a forma como o chão de fábrica
se conecta e interage com a TI. Essa interconectividade faz com que seja crucial uma visão geral unificada
de toda a sua infraestrutura, não importa se é TI, TO ou IIoT.

 

Download gratuito        Contate-nos

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

PRTG em ambiente industrial

 
industry.svg

PRTG é um software de monitoramento que reúne elementos de todas as áreas para que você possa monitorar a saúde, status e condição das máquinas, controlar sistemas, dispositivos e muito mais, tanto de TI quanto TO:

  • Suporte imediato para os padrões e protocolos comuns da indústria –
    UA OPC, MQTT, TCP Modbus  e mais
  • Obtenha dados sobre o chão de fábrica e IIoT de gateways industriais
  • Monitore dispositivos de Ethernet industrial em seu ambiente de TO
  • Visualize o seu ambiente em dashboards que incluem elementos de TI, TO e IIoT
  • Amplie a funcionalidade soluções comuns da indústria para obter mais recursos

 

Baixe o folheto

 

 

UA OPC e PRTG

Em ambientes que incluem infraestrutura UA OPC, um elemento essencial são os certificados UA OPC. Se os certificados nos servidores UA OPC expirarem inesperadamente, podem ocorrer interrupções na produção. PRTG fornece o sensor OPC UA Certificate para acompanhar os dias de validade dos seus certificados, além de outras métricas. Aqui mostramos o sensor de Certificado UA OPC e as informações que você recebe por ele.

 

 

Monitore por Modbus

PRTG tem sensores nativos para TCP e RTU Modbus.
TCP Modbus é usado em ambientes industriais há muitos anos, o que significa que muitos dispositivos e máquinas informam métricas usando o protocolo. PRTG tem um sensor Modbus TCP Custom para obtenção de dados junto a unidades de resfriamento, fontes de alimentação, CLPs e muito mais. Por exemplo: é possível obter a temperatura da CPU e a velocidade da ventoinha de um robô no seu chão de fábrica usando o TCP Modbus. Este é um vídeo que explica o funcionamento do sensor TCP Modbus.

 

 

MQTT está em todos os lugares

O protocolo MQTT se tornou mais presente na TI industrial graças à IIoT e a dispositivos como gateways industriais usados para comunicação. E no centro de tudo fica o agente MQTT. Usando o sensor MQTT Round Trip, você pode monitorar se os clientes podem se conectar e assinar o seu agente MQTT e usá-lo para fazer publicações. Aqui podemos ver mais de perto o sensor MQTT Round Trip.

 

 


Monitoramento e TI tradicional

PRTG tem sido usado em ambientes de TI há mais de 20 anos. Monitore a largura de banda, status do dispositivo e saúde de servidores, switches, firewalls, roteadores e muito mais. Para uma visão geral do que PRTG oferece em termos de monitoramento de TI, veja este vídeo de apresentação.

 

Download gratuito        Contate-nos

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

Como funciona o monitoramento de TI industrial com o PRTG

 

Download gratuito        Contate-nos

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

Por que monitorar TI industrial
 

it-ot-convergence.svg

 

 

Os dados certos precisam ir para a equipe certa

Equipes que antes trabalhavam separadas agora dependem umas das outras. Por exemplo: As equipes de TI são responsáveis por garantir que os dados gerados pelas máquinas no chão de fábrica cheguem até a nuvem, enquanto os engenheiros ou gestores industriais precisam acessar os dados para tomar decisões relacionadas à linha de produção. Todas as equipes precisam dos mesmos dados para trabalhar, mas elas precisam ter visões diferentes deles.

Análise de
causa raiz

Uma vez que dados passam por vários sistemas, todas as engrenagens estão conectadas: se uma não funciona, todo o resto é prejudicado também. No caso de uma falha, não basta simplesmente ser alertado quando o problema ocorre; as equipes precisam entender a causa raiz de um problema para impedir que ele ocorra no futuro. Mas para localizar a causa raiz, as equipes precisam examinar vários sistemas e interfaces.

Mantenha o
fluxo de dados

A digitalização tornou essencial a possibilidade de coletar, analisar e gerar insights a partir de dados de todos os lugares da empresa. Os dados criados no chão de fábrica precisam ser agregados e enviados a sistemas mais à frente, tanto locais quanto na nuvem, para processamento. Uma vez quer esses dados são transportados por redes de TI e TO, é essencial monitorar se o fluxo é adequado nas várias interfaces e pontos de contato da infraestrutura.

 


industrial it

Receba seu white paper grátis

Em TI industrial moderna, as equipes certas precisam dos dados confiáveis. Nosso guia mostra como implementar monitoramento holístico que traz elementos de TI, OT e IIoT para seus painéis de controle.


Download do white paper

 

Objetivos do monitoramento da TI industrial

A forma pela qual você monitora a sua TI industrial depende do seu ambiente e requisitos específicos.
Estes são alguns objetivos comuns do monitoramento da TI industrial.

 

Minimização do tempo de inatividade

Saber o que não está operante neste momento é o objetivo mais urgente em termos de tempo de inatividade. Mas o monitoramento pode se antecipar e impedir o tempo de inatividade de acontecer. Se você entende o que geralmente falha e quando isso acontece, você pode identificar padrões e usá-los para agir antes que o tempo de inatividade ocorre. PRTG mostra não apenas o que está inoperante na sua infraestrutura em um determinado momento, mas permite a análise de dados em um período de tempo para ajudá-lo a enxergar esses padrões.

Redução do consumo de energia

Saiba quanta energia suas máquinas e dispositivos estão usando, para que você possa analisar onde reduzir o consumo. Obtenha dados sobre consumo diretamente de máquinas com medidores de consumo integrados ou por medidores de consumo que usam protocolos como TCP Modbus. PRTG permite a você reunir dados de consumo de energia de várias fontes em uma única ferramenta, na qual você pode analisar os dados e encontrar as áreas onde pode reduzir o consumo de energia.

Observação dos vigilantes

Sistemas de controle (como SCADA) e de execução (como MES) desempenham papeis cruciais na TO e, portanto, precisam ser monitorados de perto.

Garantia da segurança
da rede

Redes de TI e TO devem ser monitoradas constantemente quanto a vazamentos potenciais ou atividades suspeitas ou incomuns.  Várias técnicas existem, como sistemas de prevenção e defesa contra invasões para acompanhar o que está gerando tráfego na rede e para quais fins. PRTG trabalha juntamente com ferramentas comuns de cibersegurança para ajudar a proteger o seu ambiente industrial.

Garantia de que os dados estão fluindo normalmente

Os dados necessários para fins de análise ou processamento vão do chão de fábrica para um gateway (por exemplo), e depois para um destino mais à frente – talvez um centro de dados, um serviço de nuvem ou um sistema de ERP. Componentes indisponíveis, interfaces inoperantes e problemas de largura de banda podem fazer com que os dados acabem não chegando onde precisam estar. PRTG ajuda você a monitorar o fluxo de dados nas interfaces e pontos de contato mais importantes da infraestrutura.

 

Download gratuito        Contate-nos

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

Convergência de TI/TO
com PRTG Network Monitor

PRTG Network Monitor é uma solução de monitoramento de TI líder mundial que combina
um amplo conjunt de recursos com excelente usabilidade e máxima flexibilidade.

Além da compatibilidade imediata com os mais comuns padrões de TI, PRTG oferece uma API RESTful assim como
compatibilidade com JSON, UA OPC, TCP Modbus e MQTT para a integração descomplicada de chãos de fábrica, dispositivos IoT
para monitoramento de parâmetros ambientais e também com dispositivos de TI e aplicativos que vão além dos padrões habituais.

 

 

Obtenção dos dados

Em um ambiente moderno de produção, dados podem ser coletados junto aos sensores de IIoT no chão de fábrica por meio de gateways industriais e junto à rede de TI. PRTG traz muitas opções de coleta de dados dos vários componentes do seu ambiente, oferecendo compatibilidade com padrões de TI como SNMP e NetFlow e protocolos industriais como UA OPC, TCP ModbusMQTT.

 

 


Visualização dos dados

PRTG permite a você visualizar os dados coletados junto às redes de TI e TO em dashboards. Crie exibições de áreas específicas da sua infraestrutura ou faça a representação de uma visão geral superior que inclui tudo. Ao utilizar o gerenciamento de direitos de usuários nos dashboards do PRTG, você pode criar exibições para equipes específicas – garantindo que determinadas equipes terão acesso aos dados que precisam.

 

 

Definição de limiares e alarmes

Ao usar os recursos de alertas do PRTG, você pode definir os limiares de quando as condições saem daquilo que é considerado "normal". É possível definir um status como "normal", "alerta" (quando uma máquina ou dispositivo ainda não falhou mais indica sinais de problemas) ou "inativo" (quando há falha ou inatividade). Com base nesses alertas, PRTG pode ainda notificar as equipes certas com encaminhamento direcionado usando vários mecanismos, como mensagens "push", e-mails e muito mais.

 

 

Ampliação da capacidade de ferramentas externas

PRTG foi projetado para trabalhar juntamente com outras soluções industriais. Amplie a capacidade de ferramentas passivas de monitoramento, como Rhebo, com o monitoramento ativo PRTG. Ou maximize o monitoramento e análise da cibersegurança integrando PRTG e Moxa. Integre gateways industriais como icom INSYS para obter acessos a dados sobre o chão de fábrica e componentes de IIoT. Trabalhe conjuntamente com ferramentas para monitoramento de máquinas convertidas, como Schildknecht, para obter visualização de ainda mais recursos da sua infraestrutura.

 

 

 

Licenciamento claro, preços justos

Toda licença PRTG inclui toda a funcionalidade sem a necessidade de módulos ou adicionais. Isso faz com que o licenciamento seja claro e ajude você a calcular o ROI. PRTG é fornecido com duas opções de licenciamento – tipo CAPEX - como licença perpétua ou OPEX, como modelo de assinatura, e ambas têm a opção de expandir o monitoramento conforme a sua necessidade.

 

 

Download gratuito        Contate-nos

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

Paessler recomendou parceiros com experiência na indústria

Nossos parceiros selecionados têm o conhecimento específico da indústria e os consultores profissionais
para guiá-lo em sua jornada em direção a uma solução de monitoramento industrial holística.

 

Bilfinger GreyLogix

Bilfinger é um provedor líder internacional de serviços industriais.



Heidenkampsweg 101
20097 Hamburg, Alemanha

phone +49 40 524711-170

www.bilfinger.com

connecT SYSTEMHAUS

Somos o seu parceiro confiável e qualificado para todos os problemas relacionados à digitalização.


Marktstraße 45a
57078 Siegen, Alemanha

phone +49 271 488 73 - 73

www.cnag.de

GIA

Seu parceiro para automação de processos e serviços de TI.




Dönhoffstr. 39
51373 Leverkusen, Alemanha

phone  +49 214 83067-0

www.gia.de

ikt Gromitza

Soluções personalizadas para gerar o ajuste perfeito entre seus processos e o cenário de software.


Kirchener Str. 12 
57518 Betzdorf, Alemanha

phone +49 2741 18222-0

www.gromnitza.de

Metrix

A Metrix usa sensoriamento, monitoramento e análise para criar valor de negócios dentro da Indústria 4.0, logística, manutenção predial e saúde.


Laín Calvo, 16. Piso 1
09003 Burgos, Espanha

phone +34 610 099 578

www.metrix.es

M³H²

Soluções para a gravação sincronizada de sinais mistos como EtherCat, CAN, câmeras de alta velocidade, sinais analógicos e digitais. 


Rambertweg 9 
80995 Munich, Alemanha

phone +49 89 1894959-0

m3h2.systems

Process Automation Solutions

A Process Automation Solutions atende clientes nas indústrias automotiva, química, farmacêutica / biotecnológica, alimentos e bebidas, petróleo e gás, entre outras.

Mais de 50 filiais na Europa, América e Ásia

www.pa-ats.com

SIGMA Process & Automation

Seu parceiro para automação de processos e Plant-Intelligence / MES.



Erlengrund 9 
63773 Goldbach, Alemanha 

phone +49 6021 4392220

www.sigma-engineering.eu

xinfra

Seu parceiro para serviços de monitoramento de TI e de IOT.



Wildischachenstrasse 36
5200 Brugg, Suíça

phone +41 56 544 2222

www.xinfra.ch

Kutzschbach

Conceitos modernos de TI e soluções em nuvem para seus negócios, tecnologia de automação e monitoramento industrial.

Markham Str. 15 
86720 Nördlingen, Alemanha

phone +49 9081 2503400

www.kutzschbach.de

Hirschmann Network Solutions

Seu parceiro para soluções (W)LAN baseadas em IP em ambientes industriais e de infra-estrutura.

Pampuslaan 170
1382 JS Weesp, Países Baixos

phone +31 294 46 25 67

www.hirschmann.com

netmon24

Como um parceiro de longo prazo, a netmon24 oferece soluções personalizadas em TI, digitalização e IoT.

Dietkircher Str. 3
65552 Limburg an der Lahn, Alemanha

phone +49 6431 598700

[email protected]

 

 

Download gratuito        Contate-nos

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 
gartner-peer-insights-badge-white.svg

A Paessler foi eleita a escolha dos clientes da Gartner Peer Insights na categoria IT Infrastructure Monitoring Tools.

“Ótima interface, suporte REST intuitivo e completo. Scripts personalizados, sensores rest agregam valor extra. Estamos usando o PRTG há 10 anos em vários ambientes e casos de uso. Ele possui de longe a melhor interface e é muito fácil de configurar mesmo sem experiência prévia”

Gerente de operações de desenvolvimento, indústria: Fabricação, função: P&D / desenvolvimento de produto, tamanho da empresa: 500 milhões - 1 bilhão de USD

Leia a resenha completa na Gartner Peer Insights  

 

Histórias de sucesso de nossos clientes

Empresas de todo o mundo confiam no PRTG, quando se trata de garantir o funcionamento de seus sistemas de TI. 

  

O PRTG suporta fabricação inteligente na Bosch Rexroth

A Bosch Rexroth AG desenvolve e produz acionamentos elétricos com sistemas de controle aberto, que formam a base para plantas de produção inteligentes e, portanto, a base para plantas da indústria 4.0. Clientes de uma ampla variedade de indústrias em todo o mundo podem encomendar produtos Rexroth em 200.000 variedades e tamanhos de lotes variáveis. Ao converter as plantas de Lohr am Main e Erbach em um ambiente da indústria 4.0, a produção se tornou significativamente mais eficiente, tanto em termos de qualidade como de produtividade.

Leia o estudo de caso completo

O gerenciamento de rede da Quaker Houghton funciona sem problemas graças ao PRTG

A Quaker Houghton desenvolve e produz fluidos de processos industriais para fabricantes de aço, alumínio, carros, aeronaves, máquinas e peças industriais, entre outros. A empresa química emprega 4.400 pessoas em todo o mundo, espalhadas por 78 escritórios, 34 locais de produção e 35 unidades de P&D. A sede europeia está localizada em Uithoorn, no norte da Holanda. A partir desse local, Erik Kemper, engenheiro sênior de infraestrutura global, juntamente com seus dois colegas americanos de TI, gerencia a infraestrutura de rede global da Quaker Houghton.


Leia o estudo de caso completo


Carambar & Co aumentou a produtividade com o PRTG

Para estabilizar, melhorar a confiabilidade e otimizar o desempenho do seu sistema de informação (SI), o novo grupo de alimentos e bebidas Carambar & Co decidiu instalar uma solução de monitoramento de TI. O PRTG foi escolhido pelo CIO da Carambar, Marc Boullier, pela sua facilidade de implementação e eficiência diária. O parceiro de integração CVC IT aconselhou a Carambar & Co a como aproveitar da solução para otimizar seu uso.

Leia o estudo de caso completo

O Grupo Skytex monitora toda a sua infraestrutura de tecnologia com o PRTG

A Skytex é um dos fabricantes mais importantes de tecidos de poliéster de alta torção, bem como de tecidos sintéticos de malha circular, tingidos e estampados com spandex na região do Acordo de Livre Comércio da América do Norte e da América Latina. Devido ao seu equipamento e tecnologia de ponta, o grupo é considerado um dos mais modernos do mundo.

Leia o estudo de caso completo

 
 

Obtenha mais informações detalhadas aqui!

Deseja descobrir mais sobre o monitoramento da TI industrial?
Não deixe de conferir nossas inspiradoras postagens em blogs e webinars.

 

Monitorando uma linha de produção com o PRTG

Este artigo mostra como um cientista biológico com formação em TI e um administrador de rede de TI criaram um sistema de monitoramento de produção barato e poderoso, com PRTG e sensores simples conectados a um Raspberry PI.

Leia o artigo do blog

Webinar gratuito: PRTG de olho em sua TI industrial

Assista a este webinar gratuito para ter uma visão geral de nossos sensores industriais como MQTT, Modbus TCP e OPC UA. Além disso, mostraremos casos de uso demonstrando como estes sensores podem ajudá-lo a dominar seus desafios diários no monitoramento de TI e OT.

Webinar industrial gratuito

Grande conteúdo industrial em um relance

Para obter mais informações sobre a PRTG na indústria, dê uma olhada em nosso centro de recursos industriais. Saiba mais sobre casos de uso, sensores, últimas tendências e muito mais!

Conhecimento da indústria
 

 

 

Download gratuito        Contate-nos

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

This third party content uses Performance cookies. Change your Cookie Settings or

load anyways

*This will leave your Cookie Settings unchanged.