Monitoramento de TI industrial

 

A digitalização e a convergência TI/TO unem o mundo da TI e da produção.
Isso requer uma solução de monitoramento, para fornecer às equipes de digitalização
um painel para tudo o que elas precisam saber dos dois mundos.

O PRTG mantém o monitoramento simples, garantindo assim bom desempenho, clareza e facilidade de uso.

 

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 
industry.svg

Digitalização e monitoramento

 

IIoT (Internet industrial das coisas), Indústria 4.0, M2M – a digitalização da manufatura está acontecendo atualmente e tornou-se um determinante vital na competição existencial global. As fábricas e máquinas tradicionalmente isoladas precisam agora de acesso à Internet para logística, manutenção preditiva e produção individualizada ao cliente. Tudo isso requer comunicação geral que só é possível através da TI clássica. A convergência TI/TO, a fusão da produção com a TI clássica, é a consequência. É vital evitar riscos, superar obstáculos e estabelecer novos processos.

 

Os três principais desafios para digitalização

A digitalização enfrenta três desafios principais: segurança, comunicação e visão geral

 

Os riscos de expor a TO

A segurança sempre foi o principal motivo do isolamento da produção. Máquinas e instalações sempre foram protegidas do mundo exterior. Expor as fábricas para que as máquinas possam se comunicar com os clientes (permitindo que eles, por exemplo, façam pedidos diretos) e com outros aspectos da infraestrutura exige a abertura da TO em novas maneiras. A convergência requer a exposição da TO, e isso cria riscos.

Problemas de comunicação

Devido ao seu isolamento, as máquinas e instalações nunca tiveram que se comunicar com o mundo externo (TI). Como resultado, foram desenvolvidos sistemas e protocolos proprietários, que não são compatíveis com a TI clássica. Protocolos universais como MQTT ou padrões como OPC UA podem corrigir as coisas, mas poucos sistemas de TI entendem essas linguagens universais. Diversos protocolos e padrões impedem a comunicação entre TI e TO.

Falta de visão geral

Mesmo iniciativas simples da IIoT exigem repensar e estabelecer novos processos. Áreas tradicionalmente isoladas devem ser conectadas e novos processos devem ser estabelecidos e continuamente controlados. Para alcançar e garantir isso, é necessária uma estação de controle central superior, ou melhor, um sistema SCADA para monitorar, visualizar, controlar e regular a produção e a TI. Mesmo iniciativas simples de digitalização requerem processos complexos que não podem ser realizados sem uma estação de controle central ou um sistema SCADA.

 

Como funciona o monitoramento de TI industrial com o PRTG

 

 

Monitoramento como um componente básico da digitalização

As soluções clássicas de monitoramento de TI têm toda a funcionalidade para desempenhar um papel importante na convergência de TI/TO: garantir segurança, monitorar processos de comunicação e fornecer uma visão geral central. Mas, para fazer isso, elas devem atender a várias condições que não são evidentes:

 

“Falando sobre TI e TO”

A maioria das ferramentas de monitoramento de TI “fala apenas o idioma TI” o que significa que elas suportam apenas protocolos de TI clássicos, como Ping, SNMP, Flow, Sniffing e assim por diante. Para reunir TI e TO, elas devem ter pelo menos uma API e protocolos de suporte como JSON ou MQTT ou padrões como OPC UA.

Monitorando a segurança

A segurança desempenha um papel central ao reunir TI e TO. Uma solução de monitoramento deve garantir a segurança com suporte imediato a ferramentas de segurança como firewalls, antivírus ou sistemas cópia de segurança (backup), agindo como uma espécie de ferramenta meta de segurança.

Gerando uma visão geral

Um relatório simples ou a escolha entre três painéis não é suficiente: Para reunir TI e TO, uma ferramenta de monitoramento deve permitir a criação individual de mapas e painéis com a opção de integrar ícones e elementos de ambos os mundos para fornecer dados compreensíveis e familiares a especialistas em TI e peritos em TO.

Tome uma atitude

Enviar um e-mail para o administrador do sistema não é suficiente para ambientes mistos de TI/TO. É necessário um sistema de funções e direitos para estabelecer o gerenciamento de alertas individuais. Ele precisa de uma ampla variedade de métodos de alerta, como SMS ou notificações push, para alcançar pessoas que estejam longe de suas escrivaninhas. Enfim, desencadear uma ação para automaticamente resolver problemas se tornou, em geral, uma obrigação.

 

Convergência de TI/TO com o PRTG Network Monitor

O PRTG Network Monitor é uma solução líder mundial em monitoramento de TI que combina um amplo conjunto de recursos
com excelente usabilidade e flexibilidade máxima.

Além do suporte pronto para uso para todos os padrões clássicos de TI, o PRTG oferece API RESTful, além de suporte JSON e MQTT
para integrar facilmente as áreas de produção, dispositivos IoT (Internet das coisas) para monitorar parâmetros ambientais,
bem como dispositivos de TI e aplicativos além dos padrões comuns.

 

 Monitoramento de ambientes amplos e distribuídos

O PRTG é escalável para infraestrutura de qualquer tamanho. Devido à sua arquitetura, ele permite monitorar ambientes distribuídos localmente e geograficamente com uma implementação, uma licença e um painel central. Isso é vital quando os ambientes de TI e TO estão crescendo juntos. Ele ajuda a estruturar e organizar configurações complexas e também permite o mapeamento de estruturas organizacionais complexas para painéis e serviços de negócios.

 

 

Comunicador universal

O PRTG não apenas “fala” o idioma de todos os protocolos e linguagens de TI comuns, mas também entende JSON e MQTT para se comunicar com dispositivos industriais ou da IoT. Sua API RESTful é a base para conectar quase tudo ao PRTG, integrando-se a outros especialistas e ferramentas de tradução. Usando scripts individuais com a API, você também pode acionar ações para acionamentos.

 

 

Segurança em primeiro lugar

O PRTG monitora todos os tipos de ferramentas de segurança, de firewalls a antivírus ou sistemas de backup. Ele adiciona outro nível de segurança, revelando atividades anormais que podem ser um sinal de ataques de malware. Com um cluster de failover incluído em todas as licenças, o PRTG faz seu trabalho 24/7, sem falhas.

 

 

Informações precisas

Na TI industrial, é vital informar a pessoa certa no lugar certo, com as informações certas para cada falha – a tempo! O PRTG oferece todos os métodos de alerta, como mensagens Syslog, Slack, Microsoft Teams, e-mail, SMS ou notificação por push. Combinado com um sistema de funções e direitos assim como opções flexíveis de alerta, o PRTG garante que todos os problemas sejam notados pela pessoa certa o mais rápido possível.

Os mapas e painéis personalizáveis do PRTG podem ser facilmente aprimorados com ícones personalizados para fornecer informações aos técnicos e engenheiros de uma maneira que eles entendem de uma só vez.

 

 

 

Licenciamento claro, preços justos

Cada licença do PRTG já inclui toda a funcionalidade, sem complementos ou módulos. Isso torna o licenciamento claro e ajuda a calcular seu retorno de investimento. O PRTG vem em duas opções diferentes de licenciamento – com base em capex como licença perpétua ou em opex como modelo de assinatura, ambos com a opção de escalar facilmente seu monitoramento em caso de demandas crescentes.

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 
gartner-peer-insights-badge-white.svg

A Paessler foi eleita a escolha dos clientes da Gartner Peer Insights na categoria IT Infrastructure Monitoring Tools.

“Ótima interface, suporte REST intuitivo e completo. Scripts personalizados, sensores rest agregam valor extra. Estamos usando o PRTG há 10 anos em vários ambientes e casos de uso. Ele possui de longe a melhor interface e é muito fácil de configurar mesmo sem experiência prévia”

Gerente de operações de desenvolvimento, indústria: Fabricação, função: P&D / desenvolvimento de produto, tamanho da empresa: 500 milhões - 1 bilhão de USD

Leia a resenha completa na Gartner Peer Insights  

 

Histórias de sucesso de nossos clientes

Empresas de todo o mundo confiam no PRTG, quando se trata de garantir o funcionamento de seus sistemas de TI. 

  

 

 

O PRTG suporta fabricação inteligente na Bosch Rexroth

A Bosch Rexroth AG desenvolve e produz acionamentos elétricos com sistemas de controle aberto, que formam a base para plantas de produção inteligentes e, portanto, a base para plantas da indústria 4.0. Clientes de uma ampla variedade de indústrias em todo o mundo podem encomendar produtos Rexroth em 200.000 variedades e tamanhos de lotes variáveis. Ao converter as plantas de Lohr am Main e Erbach em um ambiente da indústria 4.0, a produção se tornou significativamente mais eficiente, tanto em termos de qualidade como de produtividade.

Leia o estudo de caso completo

O gerenciamento de rede da Quaker Houghton funciona sem problemas graças ao PRTG

A Quaker Houghton desenvolve e produz fluidos de processos industriais para fabricantes de aço, alumínio, carros, aeronaves, máquinas e peças industriais, entre outros. A empresa química emprega 4.400 pessoas em todo o mundo, espalhadas por 78 escritórios, 34 locais de produção e 35 unidades de P&D. A sede europeia está localizada em Uithoorn, no norte da Holanda. A partir desse local, Erik Kemper, engenheiro sênior de infraestrutura global, juntamente com seus dois colegas americanos de TI, gerencia a infraestrutura de rede global da Quaker Houghton.


Leia o estudo de caso completo


Carambar & Co aumentou a produtividade com o PRTG

Para estabilizar, melhorar a confiabilidade e otimizar o desempenho do seu sistema de informação (SI), o novo grupo de alimentos e bebidas Carambar & Co decidiu instalar uma solução de monitoramento de TI. O PRTG foi escolhido pelo CIO da Carambar, Marc Boullier, pela sua facilidade de implementação e eficiência diária. O parceiro de integração CVC IT aconselhou a Carambar & Co a como aproveitar da solução para otimizar seu uso.

Leia o estudo de caso completo

  

O Grupo Skytex monitora toda a sua infraestrutura de tecnologia com o PRTG

A Skytex é um dos fabricantes mais importantes de tecidos de poliéster de alta torção, bem como de tecidos sintéticos de malha circular, tingidos e estampados com spandex na região do Acordo de Livre Comércio da América do Norte e da América Latina. Devido ao seu equipamento e tecnologia de ponta, o grupo é considerado um dos mais modernos do mundo.

Leia o estudo de caso completo

 
 

Obtenha mais informações detalhadas aqui!

Deseja descobrir mais sobre o monitoramento da TI industrial?
Não deixe de conferir nossas inspiradoras postagens em blogs e webinars.

 

Monitorando uma linha de produção com o PRTG

Este artigo mostra como um cientista biológico com formação em TI e um administrador de rede de TI criaram um sistema de monitoramento de produção barato e poderoso, com o PRTG e sensores simples conectados a um Raspberry PI.

Leia o artigo do blog

Meça as viagens de ida e volta do MQTT com o PRTG

Nesta postagem do blog, apresentamos o sensor de ida e volta Percurso de ida e volta MQTT: você pode monitorar a disponibilidade de um broker MQTT para garantir que seus dispositivos da IoT sempre possam fornecer seus dados.

Leia o artigo do blog

Por que OPC UA revolucionará a automação industrial nos próximos anos

Saiba mais sobre a Smart Factory, comunicação máquina para máquina (M2M) e sobre a coleta de dados para processamento e avaliação adicionais.

Leia o artigo do blog
 

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

This third party content uses Performance cookies. Change your Cookie Settings or

load anyways

*This will leave your Cookie Settings unchanged.