Monitoramento de TI financeira

A TI financeira abrange as redes, infraestrutura, sistemas e aplicativos exigidos por instituições financeiras e provedores de serviços.
 As últimas décadas trouxeram uma digitalização massiva para o setor financeiro e seus sistemas de TI.
E esses sistemas devem estar disponíveis, estáveis e seguros.

O PRTG mantém o monitoramento da TI financeira simples, garantindo assim um bom desempenho, clareza e facilidade de uso.

 

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 
healthcare-data-2.png

Digitalização do setor financeiro

A rápida digitalização dos serviços e sistemas financeiros trouxe mudanças massivas: os bancos de varejo mudaram-se para a internet, as transações são processadas eletronicamente e os clientes têm acesso a mais funcionalidades do que nunca, sem ter que sair de casa. 

Essa mudança também significou que os ambientes financeiros de TI se tornaram mais diversificados à medida que trabalhavam em atender aos requisitos e regulamentações modernos. Os sistemas legados possuem interface com sistemas e aplicativos mais modernos, os serviços em nuvem fornecem funcionalidade vital e as redes consistem em hardware e protocolos de muitos fornecedores diferentes.

Tudo isso abriu a infraestrutura para mais riscos de segurança e pontos potenciais de falha, à medida que os sistemas centrais foram transformados. E o desafio é, obviamente, como gerenciar essas infraestruturas heterogêneas.

 

 

Os principais desafios da infraestrutura financeira

As instituições financeiras enfrentam muitos desafios quando se trata de suas redes de TI, mas aqui estão os maiores:

 

Segurança

Para as instituições financeiras, a segurança continua sendo a principal prioridade e o principal desafio. Com a mudança para a internet, agora existem mais maneiras de comprometer os sistemas. Contas bancárias e sistemas de contabilidade hackeados, caixas eletrônicos manipulados e malware são apenas alguns dos riscos. Os profissionais de TI nesses ambientes precisam garantir que todas as redes externas e até mesmo as internas utilizem o que há de mais moderno em tecnologia de segurança e que sejam tão seguras quanto possível. E, é claro, a segurança física ainda é importante e inclui aspectos como controle de acesso às instalações e câmeras de CFTV.

 

Falta de visão geral

Obter uma visão geral significativa de toda a TI financeira é complicado por dois motivos:

  • Existem sistemas e hardware de diferentes fornecedores no mesmo ambiente. Eles fornecem status e dados por meio de seus próprios painéis, ou os profissionais de TI usam várias outras ferramentas para gerenciar diferentes aspectos da rede e da infraestrutura.
  • Muitas instituições financeiras operam em vários locais, o que significa que as redes de TI são distribuídas e geralmente gerenciadas separadamente.

 

A estabilidade do sistema
é crucial

No caso de muitos setores, mas especialmente do setor financeiro, o tempo de inatividade de TI custa caro. Os sistemas que estão inativos podem resultar na perda de confiança do cliente, um servidor web lento significa que clientes em potencial são perdidos e a perda de dados pode ter repercussões graves.

E com a complexidade dos ambientes financeiros modernos, há muitas partes móveis que podem causar problemas potenciais ao serem monitoradas. Os profissionais de TI precisam garantir altos níveis de tempo de atividade em todos os departamentos, para manter assim o fluxo de dinheiro.

 

 

Identifique a solução de monitoramento ideal

Segurança e confiabilidade são fundamentais, e monitorar sua infraestrutura é vital para alcançá-las. Mas existem outros fatores que também fazem parte do
processo de tomada de decisão: conjunto de recursos, usabilidade, relação preço-desempenho, licenciamento, esforços de implementação e suporte técnico.

Então, qual ferramenta de monitoramento é a certa para TI financeira? Aqui estão alguns pontos importantes para a avaliação:

 

Monitoramento abrangente da TI

A solução escolhida deve fornecer tudo o que você precisa para cobrir todos os aspectos de sua infraestrutura. Variando de todos os tipos de dispositivos, como switches, roteadores, servidores e sistemas de armazenamento, a todos os protocolos que você usa em seu ambiente, tudo isso deve ser fornecido por uma única ferramenta.

Sistema de
segurança

A ferramenta de monitoramento deve ser capaz de monitorar firewalls, scanners de vírus e outros sistemas de detecção de intrusão em sua infraestrutura. Ela também deve ser capaz de detectar possíveis violações de segurança de outras maneiras, como atividade de rede incomum ou uso de largura de banda. Por fim, a ferramenta deve fornecer uma API para que você possa incluir dados de sistemas de segurança que não são de TI, como sistemas de CFTV, no seu conceito de monitoramento. 

Flexibilidade e escalabilidade

Muitas instituições financeiras são grandes e têm operações em todo o mundo. Uma ferramenta de monitoramento não só precisa ser flexível o suficiente para lidar com as especificidades da infraestrutura financeira de TI, mas também deve ser capaz de monitorar redes de grande escala em muitos locais diferentes. E a ferramenta deve oferecer a capacidade de escalar com sua rede conforme novos sites e dispositivos são adicionados.

Alertas e
notificações

Quando há um problema em sua infraestrutura, você precisa saber imediatamente e, de preferência, antes mesmo que haja um problema. Uma boa ferramenta de monitoramento permite definir limites significativos para sua infraestrutura e, em seguida, enviar alertas e notificações às equipes de TI responsáveis para que elas resolvam o problema de forma proativa.

 
gartner-peer-insights-badge-color.svg

A Paessler foi eleita a escolha dos clientes da Gartner Peer Insights na categoria IT Infrastructure Monitoring Tools.

“Excelente ferramenta para monitoramento detalhado. Alarmes e notificações funcionam muito bem. A adição de equipamentos é simples e a configuração inicial do servidor é bem fácil. ...sinta-se tranquilo em comprá-lo se você pretende monitorar um grande cenário de rede.”

Engenheiro de infraestrutura e operações na indústria das comunicações, empresa com faturamento de 10-30 bilhões de USD

Leia a resenha completa na Gartner Peer Insights 

 

PRTG: ideal para monitorar TI financeira

Com o PRTG, a Paessler oferece uma solução abrangente de monitoramento, que inclui todos os recursos
necessários para monitorar as redes e infraestrutura de instituições financeiras.

 

Segurança multinível

O PRTG pode ajudá-lo a monitorar a segurança de sua infraestrutura em três níveis:

Monitoramento de ferramentas de segurança convencionais: certifique-se de que as definições de vírus estão atualizadas, que os firewalls estão funcionando corretamente, etc. 

Detecção de atividade incomum: ela pode verificar sinais de um ataque potencial como, por exemplo, um aumento do uso de largura de banda que pode ser devido a um ataque de malware

Monitoramento de dispositivos de segurança física: tais como câmeras de CFTV, sistemas de chave, alarmes de incêndio, etc.

 

 

 

Monitoramento de redes distribuídas

O PRTG Network Monitor possui um recurso de detecção remota excelente para monitorar vários locais, incluindo locais menores. Em vez de implementar instalações caras e complexas em cada local, os dados das agências ou caixas eletrônicos podem ser registrados localmente por sondas remotas e enviados para a instalação central, onde são então armazenados, analisados e visualizados. Cada licença do PRTG permite o uso ilimitado de sondas remotas. 

O PRTG também oferece licenças para ambientes maiores. Paessler PRTG Enterprise Monitor escala com sua rede e fornece painéis e relatórios centralizados e baseados em serviços por meio do ITOps Board

 

 

 

Uma abordagem integrada

A infraestrutura das instituições financeiras é composta por diversos sistemas e hardwares. Uma solução de monitoramento deve ser capaz de integrar tudo isso tão facilmente quanto possível no conceito de monitoramento central. O PRTG suporta componentes de TI padrão prontos para uso, com suporte para todos os principais protocolos. Para ainda mais flexibilidade, quase tudo pode ser facilmente integrado por meio da API documentada.

 

 

Sistema de alerta

Você mesmo pode definir limites para alertá-lo antes que ocorram interrupções. Você decide como suas equipes recebem esses alertas: e-mail, SMS, notificação push ou outros. Você pode definir níveis de escalonamento e garantir que a equipe certa receba as informações certas no momento certo para prevenir ou resolver um problema.

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 
 

Histórias de sucesso de nossos clientes

Empresas de todo o mundo confiam no PRTG, quando se trata de garantir o funcionamento de seus sistemas de TI. 

  

PRTG Network Monitor compensa na opinião do Amsterdam Trade Bank

“A vida é muito mais fácil agora que temos o PRTG mantendo uma vigilância atenta sobre nossos sistemas bancários essenciais.”

Erik Heskes, administrador de sistemas sênior

Leia o estudo de caso completo

Banco FOREX canadense coloca o PRTG Network Monitor no centro do novo NOC e reduz o tempo administrativo de TI em 25%

“Toda a experiência foi ótima. O PRTG foi fácil de implantar, fácil de manter e, o mais importante, foi adorável trabalhar com ele. O PRTG é a minha ferramenta favorita.”

Daniel Sadavoy, analista de sistemas de TI, Jameson Bank

Leia o estudo de caso completo

O Hume Bank da Austrália garante operações suaves com o PRTG Network Monitor

"O PRTG é um ótimo produto, que simplesmente funciona. Preço e escopo de recursos foram os principais motivadores por trás de nossa escolha pelo PRTG.”

Brad Mennen, administrador de sistemas, Hume Bank

Leia o estudo de caso completo

 

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

This third party content uses Performance cookies. Change your Cookie Settings or

load anyways

*This will leave your Cookie Settings unchanged.