PRTG: Software de Monitoramento SQL

PRTG: Software de
Monitoramento SQL

 

  • A comprehensive database monitoring tool
    Uma ferramenta de monitoramento de banco de dados abrangente

  • Microsoft SQL, Oracle SQL, MySQL, PostgreSQL
    Microsoft SQL, Oracle SQL, MySQL, PostgreSQL
     
  • reduce downtime, optimize performance
    Redução de tempo, melhoria de desempenho

  • SQL queries at a clance
    Consultas SQL importantes
    num relance

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

 

 

 

Ferramenta de monitoramento de servidor SQL:
3 boas razões para escolher o PRTG

 

Visão geral concisa

Visão geral concisa

O PRTG mede o tempo que uma consulta SQL precisa para toda a sua solicitação, incluindo o estabelecimento da ligação, a execução da consulta, a manipulação da transação, e o término da conexão.

O tempo de execução aparece imediatamente no seu painel PRTG. Você também pode monitorar e processar os valores retornados da sua consulta.

 

Configuração fácil

Configuração fácil

O PRTG vem com sensores pré-configurados para todos os principais bancos de dados, como o Microsoft SQL e Oracle SQL, que são frequentemente utilizados por empresas maiores, e MySQL e PostgreSQL.

 

Solução geral

Solução geral

O PRTG deixa você monitorar toda a sua rede Servidores, roteadores, switches: Você recebe uma ferramenta de monitoramento centralizado para tudo. Se o problema está em outro lugar e não no banco de dados SQL, você será notificado de uma só vez.

 

 

Monitoramento do SQL Server: Os sensores PRTG certos
para os diferentes sistemas de banco de dados

MySQL

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados de código aberto que funciona em quase todas as plataformas. Fique de olho no desempenho com nossa ferramenta de monitoramento MySQL. Monitore a acessibilidade e os tempos de reação de seus bancos de dados. Saiba mais sobre o monitoramento MySQL aqui.

Os sensores certos para monitorar o MySQL:

Entre outras coisas, o sensor MySQL v2 monitora o tempo de reação de uma solicitação inteira, bem como o tempo de reação de uma consulta definida individualmente.

 

SQL Server

O SQL Server é um banco de dados da Microsoft. É um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional e é tocado como um banco de dados inteligente que aumenta a velocidade de execução das operações de banco de dados e otimiza o processamento de consultas.

Sensores para monitorar o SQL Server:

Entre outras coisas, o sensor Microsoft SQL v2 monitora o tempo de reação de uma solicitação inteira, bem como o tempo de reação de uma consulta definida individualmente. O PRTG também vem com sensores do WMI Microsoft SQL Sever que medem o desempenho do banco de dados. Os sensores estão disponíveis para várias versões do Microsoft SQL, incluindo 2012, 2014, 2016, 2017 e 2019.

Mais sobre o monitoramento WMI

 

PostgreSQL

O PostgreSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados gratuito relacionado a objeto. O PostgreSQL é desenvolvido por uma comunidade de código aberto e atende o máximo possível ao padrão SQL. Ele também possui suas próprias extensões específicas, o que o torna popular entre administradores e desenvolvedores de sistemas.

Sensor para monitoramento PostgreSQL:

Entre outras coisas, o sensor PostgreSQL monitora o tempo de reação de uma solicitação inteira, bem como o tempo de reação de uma consulta definida individualmente.

 

Oracle SQL

Juntamente com Microsoft e IBM, a Oracle possui um dos principais sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS). O Oracle SQL não cumpre totalmente o padrão SQL, em parte porque suas primeiras versões foram lançadas antes da formalização do SQL pelo American National Standards Institute (ANSI).

Nossos sensores para monitorar o Oracle SQL:

Entre outras coisas, o sensor Oracle SQL v2 monitora o tempo de reação de uma solicitação inteira, bem como o tempo de reação de uma consulta definida individualmente.

 

SAP SQL

Procurando monitorar seus bancos de dados SAP? Com o PRTG, você pode obter dados de monitoramento por meio do CCMS e SAP ou diretamente do SAP. Você desfrutará de um monitoramento totalmente sem agente que supera em muito as capacidades de ferramentas de monitoramento padrão, como o SAP Solution Manager.

Mais sobre o monitoramento SAP

 

Outros sistemas de banco de dados SQL

Você usa outro sistema de banco de dados baseado em SQL? Nosso sensor ADO SQL v2 monitora qualquer fonte de dados que esteja disponível através de OLE DB ou ODBC. Como resultado você também pode usá-lo para monitorar seu banco de dados em nuvem, se outros sensores forem inadequados para fazê-lo. 

 

iO que é um sensor?

Em PRTG "Sensores" são os elementos básicos de monitoramento. Um sensor normalmente monitora um valor medido em sua rede, por exemplo, o tráfego de uma porta de comutação, a carga da CPU de um servidor, o espaço livre de uma unidade de disco. Em média, você precisa de cerca de 5-10 sensores por dispositivo ou um sensor por porta de comutação.

Veja o vídeo (3:26 min., inglês)

 
k2 Net Solutions

www.k2netsolutions.com

Um dos 300.000 clientes do PRTG:
Associação Musical de Viena

"Ficamos altamente focados no funcionamento do nosso sistema online de vendas de bilhetes de entrada, que ocorre como muita facilidade graças ao PRTG. Em particular, agora estamos muito melhor preparados para as horas de pico. E mesmo quando surgem gargalos, o software de monitoramento nos mostra exatamente onde está o problema para que possamos agir imediatamente."

Peter Hamm, Associação Musical de Viena, Diretor de TI.

Mais de 800 sensores são usados para monitorar o software e hardware nesta famosa sala de concertos. As vendas online de bilhetes e sessões são armazenadas em um banco de dados SQL.

 

O PRTG permite-lhe ficar de olho nos seus bancos de dados SQL
– mesmo quando estiver fora

PRTG pode ser iniciado em poucos minutos e é compatível com diferentes dispositivos.

 

PRTG comes with all the features you need, plus more your IT infrastructure won't want to live without.

 

PRTG monitora esses e tantos outros fabricantes e aplicativos para você!

 

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

Mudar para o PRTG de forma segura e fácil

Há várias ferramentas de monitoramento no mercado. O PRTG tem as seguintes vantagens:

 

 

Sem custos extras

Sem custos extras

Uma licença irá permitir-lhe experimentar o PRTG na sua totalidade. Você terá todos os sensores, bem como o sistema de notificação. Nós oferecemos o máximo de transparência durante o processo de compra. A versão gratuita vem com 100 sensores gratuitos, e durante o teste você também pode verificar o que os sensores PRTG oferecem.

 

Fácil de usar

Fácil de usar

Ferramentas de fonte livre como o Nagios têm certas vantagens. Mas elas também vêm com a desvantagem de que você tem que desenvolver algumas funções por si mesmo, se você deseja desfrutar de um monitoramento sofisticado. O PRTG é uma solução abrangente com um suporte rápido e profissional.

 

Monitoramento amplo

Monitoramento amplo

Muitos administradores usam uma variedade de diferentes ferramentas de monitoramento para situações especiais. Gerir uma tal combinação de ferramentas requer tempo e energia. E isso se traduz em inúmeras horas de trabalho que poderiam ser gastas de forma mais eficiente. Além disso, você geralmente não obtém uma visão concisa.

 

 



 

“A maior vantagem do PRTG? Com ele você pode ficar tranquilo.“

Steffen Ille, Universidade Bauhaus Weimar, Alemanha

 

Uma introdução ao monitoramento do Windows com o PRTG

 

 

3 exemplos:
monitoramento de servidor SQL detalhado com o PRTG
 

Sistema de tickets

Sistema de tickets

Uma empresa utiliza um sistema de tickets para processar pedidos. Durante o horário de pico, várias ordens chegam ao mesmo tempo. O PRTG vê rapidamente que o sistema de tickets está sobrecarregando e soa o alarme. Os trabalhadores designados são informados por meio de notificações personalizáveis e podem rapidamente tomar medidas adequadas, antes que o sistema trave.

 

Loja online

Loja online

A maioria das lojas on-line tem um link direto para seus sistemas de gestão de armazenamento. Quando as vendas aumentam, o estoque de uma empresa diminui. O PRTG prontamente informa os funcionários responsáveis para que eles possam encomendar novas mercadorias. Até mesmo os fornecedores podem ser informados através do sistema de notificação PRTG.

 

Visitantes

Visitantes

Quantos visitantes estão atualmente no seu site? Quanto foi gerado hoje nas vendas? Quais são os seus custos de publicidade online atuais? O PRTG oferece visuais fáceis de entender sobre este e outros dados, dados que, por exemplo, podem ser exibidos em uma tela durante uma reunião da empresa.

 

 

Confiado por mais de 300.000 usuários e
reconhecido como líder por analistas do setor

 

“Solução fantástica de monitoramento de rede e infraestrutura, fácil de implementar e ainda mais fácil de usar. Simplesmente a melhor solução melhor disponível.”


Leia mais avaliações

“O software é absolutamente perfeito, o Suporte ao Cliente é superior. Atende a todas as necessidades e requisitos. Esta é uma solução obrigatória se você estiver precisando de alguma forma de monitoramento.”

Leia mais avaliações

“A ferramenta destaca-se no seu foco principal de ser um serviço unificado de gerenciamento de infraestrutura e monitoramento de rede.”


Leia mais avaliações

 

 


DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

Requisitos para o monitoramento SQL
 


O PRTG Network Monitor pode ser usado com as seguintes versões de servidor SQL:

  • MS-SQL: Microsoft SQL Server 2005 ou mais recente
  • Oracle: Oracle 10.2ou mais recente
  • MySQL: MySQL server 5.0 ou mais recente
  • PostgreSQL: PostgreSQL 7 ou mais recente

Saiba mais sobre a criação de um cenário de monitoramento de banco de dados com sensores de servidor SQL no nosso manual online.

Monitoramento SQL: definição, exemplos, usos, custos

Definição

SQL (Structured Query Language) é uma linguagem de banco de dados. As consultas são realizadas com SQL para processar informações de banco de dados. Vários fabricantes diferentes, incluindo Oracle e Microsoft, usam SQL para seus bancos de dados.

Exemplos  

1. Você pode executar uma consulta com sensores SQL para extrair e monitorar as seguintes informações do banco de dados da sua loja online: número de pedidos pontuais, número total de pedidos, valor médio de pedidos, e os nomes dos clientes.

SELECT count(idorder), sum(value), avg(value), GROUP_CONCAT(customer SEPARATOR ', ')
from test.order

 

Para obter informações mais detalhadas sobre este exemplo, consulte o seguinte post na nossa base de conhecimento: https://kb.paessler.com/en/topic/70618

2. Devido ao fato que sensores SQL exibem apenas strings e são incapazes de monitorá-los diretamente, no seguinte artigo descrevemos como você pode enviar uma consulta SQL e ainda obter um status de sensor que é baseado em strings: https://kb.paessler.com/en/topic/63259

Suponha que você solicita o “estado emocional” de seus colegas, um pedido que retorna strings:

SELECT
    [Name],[EmotionalState]
FROM
    [employee];

 

Reconstrua a consulta de modo que o estado seja mapeado de acordo com valores de números inteiros:

SELECT
    [Name],
    CASE
        WHEN [EmotionalState] = 'Good' THEN 1
        WHEN [EmotionalState] = 'Sad' THEN 2
        WHEN [EmotionalState] = 'Angry' THEN 3
        ELSE 0
    END as EmotionalState
FROM
    [employee];

 

Agora tudo que você tem a fazer é definir as pesquisas correspondentes e você já terá um estado do sensor que é baseado em strings.

Usos

É altamente recomendável que você use monitoramento profissional para monitorar seus bancos de dados SQL ou servidores SQL. Consultas SQL complexas podem ter efeitos negativos sobre o desempenho do banco de dados. O PRTG permite monitorar e otimizar o desempenho. Os resultados: aumento da satisfação do cliente e da produtividade dos funcionários. Com a programação SQL certa, você também pode ficar de olho no tamanho das tabelas de log. Você notará imediatamente se houver um salto repentino no número de entradas de log, o que pode ser um sinal de um grande problema no seu banco de dados.

Custos

O PRTG oferece um modelo de licenciamento flexível tanto para monitoramento de servidor SQL como para monitoramento de rede geral. Comece com a nossa versão gratuita e, em seguida, personalize a sua licença para atender às suas próprias necessidades específicas.


 

 

Dica prática: “Olá Stephan, você tem alguma dica para monitoramento VoIP?”

“Para simular um telefone que usa a mesma rede que o telefone IP real, basta configurar o nosso QoS Refletor Script em um Raspberry Pi e conectar este ao ponto desejado na rede. Ao fazer isso, você pode garantir que você está medindo o caminho de rede correto com nosso sensor QoS Round Trip . Isto é importante porque o tráfego VoIP é geralmente tratado com prioridade.”

Stephan Linke, departamento de suporte técnico da Paessler AG

 

Monitoramento de desempenho do SQL Server: Os valores a considerar

Tempo total

Desempenho geral: Tempo total de reação

No PRTG, um sensor SQL exibe o tempo total de resposta (tempo de execução) de uma solicitação, ou seja, o tempo necessário para estabelecer a conexão, executar a consulta, entregar a consulta e fechar a conexão. O desempenho do servidor SQL é exibido em milissegundos (ms). Se algum valor limite for excedido, você será notificado de uma só vez.

Tempo

Desempenho de consulta: Tempo de reação de uma única solicitação

No PRTG, um sensor SQL exibe o tempo de resposta de uma consulta definida individualmente. Isso também é exibido em milissegundos. Aqui também, você definirá o valor limite que acionará o alarme PRTG. A execução depende, entre outras coisas, de quão bem a consulta é gravada.

Carga do banco de dados

Carga do banco de dados

O PRTG vem com sensores WMI que podem ser usados para verificar a carga do seu banco de dados. Esses sensores exibem o número total de conexões, o número total de logins/logouts por segundo e estatísticas sobre memória, métodos de acesso e muito mais.

Desempenho da CPU

Desempenho da CPU

O hardware também tem um papel importante no desempenho do seu servidor SQL. Além do banco de dados, você sempre deve monitorar a CPU. Fazendo isso, você pode ficar de olho na carga da CPU e na temperatura.

Memória/RAM

Memória/RAM

Sobrecargas de RAM também podem causar mau funcionamento e travamento dos bancos de dados SQL. O PRTG monitora a RAM do hardware no Windows, Linux e em sistemas Unix.

Leia mais sobre o monitoramento RAM com o PRTG
 

Ferramentas de monitoramento de servidor SQL gratuitas

SQL Server Management Studio

A Microsoft oferece várias ferramentas para o SQL Server. A partir da versão 17.2, o SQL Server Management Studio vem com seu próprio painel de desempenho. Este painel fornece uma visão geral dos gargalos da CPU, operações de leitura e gravação e muito mais. No entanto, o painel não é uma ferramenta de monitoramento, pois não fornece monitoramento permanente e automatizado.

 

Ferramenta PRTG de monitoramento do SQL Server

O PRTG oferece 100 sensores gratuitos que você pode usar pelo tempo que quiser. Além disso, a versão gratuita do PRTG vem com o painel, o mecanismo de relatórios e o sistema de notificação. Se seus requisitos de monitoramento são limitados, esta versão pode ser tudo o que você precisa. Para um monitoramento mais abrangente, basta escolher uma das nossas licenças. Observação: você precisará de cerca de 10 sensores para cada um dos seus dispositivos que você deseja monitorar. 

 

Perguntas Frequentes: Monitoramento de Servidor SQL

O que é o monitoramento do SQL Server?

O monitoramento do SQL Server permite que você sempre fique de olho no desempenho dos seus bancos de dado SQL. O processo é contínuo e automatizado, permitindo identificar imediatamente quedas no desempenho e intervir de uma só vez.

Como posso monitorar o desempenho do meu SQL Server?

Você pode monitorar o desempenho do seu SQL Server com um sensor SQL. Esse sensor enviará automaticamente os dados de monitoramento para o seu painel do PRTG. Você também deve monitorar o hardware do servidor (CPU, RAM, etc.).

O que poderei ver em um painel de monitoramento do SQL Server?

Todos os seus dados de monitoramento do SQL Server são enviados para o painel do PRTG. Este painel é centralizado e personalizável. Ele inclui dados sobre seu hardware, tráfego, aplicativos e qualquer outra coisa que você monitore na sua rede. Se algo der errado, você não só será notificado pelo alarme do PRTG, mas também poderá ver o mau funcionamento diretamente no seu painel.

Como automatizo meu monitoramento do SQL Server?

O PRTG é uma ferramenta de monitoramento automatizada que economiza muito tempo precioso. Se algo der errado na sua rede, o PRTG notificará você imediatamente. Além disso, você também pode definir seus próprios valores limite e configurações de notificação.

Quais ferramentas de monitoramento estão disponíveis para o meu SQL Server?

Além do PRTG, há ferramentas como Nagios, SolarWinds e WhatsUp Gold. Algumas ferramentas são proprietárias, enquanto outras são de código aberto. Algumas monitoram sua rede inteira, enquanto outras se especializam em um único elemento, como por ex. bancos de dados SQL. E, por fim, cada ferramenta difere em relação ao preço e desempenho. As vantagens do PRTG: Você obtém um instrumento de monitoramento central para toda sua rede. O PRTG é um software tudo-em-um. Cada licença vem com a gama completa de funções. Veja nossa comparação de ferramentas de monitoramento.

 

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

O PRTG facilita a sua vida!

Deixe o nosso software de monitoramento rígido trabalhar por você.
Assim, você pode se concentrar no seu trabalho do dia-a-dia com paz de espírito total.

 

O PRTG economiza tempo

O PRTG é uma solução centralizada para toda a sua rede. Switches, roteadores, servidores, estações de trabalho, dispositivos... Desfrute de uma rápida visão geral em todos os momentos através do nosso painel e aplicativo.

O PRTG poupa nervos

Personalizar PRTG é muito fácil. Começar ou mudar de outra ferramenta de monitoramento de rede para o PRTG é fácil graças à detecção automática e aos modelos de dispositivos pré-configurados.

O PRTG poupa custos

80% dos nossos clientes relatam uma economia significativa na gestão da LAN. A experiência mostra que os custos das licenças se pagam por si só em questão de semanas.

 

 

Mais de 95% dos nossos clientes recomendam o PRTG

 

A Paessler AG apresentou um extenso levantamento de mais de 600 departamentos de TI em
todo o mundo que usam PRTG. O objetivo deste estudo foi otimizar e aperfeiçoar nosso
Network Monitoring Software para melhor atender às necessidades dos administradores.
Um resultado da pesquisa: mais de 95% dos participantes recomendaria o PRTG - ou já o fizeram.

Recommend PRTG

 

PRTG: O canivete suíço para administradores de sistema

Adapte o PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades contando com
uma API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores Personalizados: Crie seus próprios sensores para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações para enviar alarmes para sistemas externos
  • Novo sensor REST API: Monitore quase tudo o que fornece XML ou JSON

 
also of interest

Também interessante:

 

Monitoramento de Servidor: Web, e-mail, virtual ... O PRTG fornece monitoramento abrangente para todos os seus servidores. Obtenha dicas e informações sobre os sensores corretos para monitoramento aqui.

Monitoramento de Banco de Dados: Há muitos aspectos para o monitoramento de banco de dados. Veja a nossa página de monitoramento de banco de dados para alguns exemplos e dicas práticas.

Monitoramento VMware: O PRTG é um Parceiro Certificado de Tecnologia VMware há muito tempo. Nossa ferramenta de monitoramento permite que você monitore toda a gama de produtos da VMware. Saiba mais na nossa página de monitoramento VMware.

 

 

Paessler AG - Engenharia de Qualidade Alemã

DOWNLOAD GRATUITO
  • Versão ilimitada do PRTG por 30 dias
  • Após 30 dias, se torna a versão gratuita
  • Ou, você pode adquirir uma licença comercial

 

Made in Germany: A ferramenta PRTG Network Monitor é o fruto de uma equipe dedicada. A empresa foi fundada por Dirk Paessler. A sede da Paessler AG está localizada na cidade de Nuremberg, no coração da Alemanha. Combinamos virtudes típicas alemãs, como elevados padrões de qualidade, diligência assim como alinhamento com uma atitude cosmopolita e internacional. Leia mais sobre a nossa empresa aqui. A propósito: Nós estamos regularmente à procura de novos recrutas.

Estudos de Caso: Aeroportos, empresas de serviços públicos, bancos, faculdades, hospitais: O PRTG está presente em todos os setores. Para cada um dos nossos clientes, negócios e processos organizacionais dependem do bom funcionamento da infra-estrutura de rede. a satisfação do cliente de PRTG é de quase 100%. Leia em nossos estudos de caso como os nossos clientes usam o PRTG.

Testes de produtos: Está mais que claro dizer que estamos convencidos da qualidade do PRTG. Mas como pensam os outros? O PRTG sempre se deu muito bem nos testes. O usuário PRTG “LanLine” resumiu da melhor forma: “O PRTG já era bom há alguns anos, e desde então ficou ainda melhor de versão para versão.” Este tem sido o nosso objetivo firme e sincero. Leia mais sobre como monitorar testes de produtos de software e comparações aqui.

Suporte: Nossa equipe de suporte trabalha duro todos os dias para ajudar os clientes a resolver seus problemas de monitoramento. Nosso objetivo é responder todas as perguntas dentro de 24 horas (em dias úteis). Temos elaborado um manual abrangente e construímos uma extensa base de conhecimento com vídeos, webinars e FAQs. Todo o suporte, é claro, também está incluído!

Entrada flexível: A versão de teste é gratuita, para que você possa avaliar a nossa ferramenta de monitoramento sem riscos. Se você desejar atualizar o PRTG, basta escolher uma licença adequada. Você poderá ampliar sua licença posteriormente de forma flexível.

 

 

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 20.3.62.1397 (September 15th, 2020)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais

This third party content uses Performance cookies. Change your Cookie Settings or

load anyways

*This will leave your Cookie Settings unchanged.