Criação da base para um centro de dados
eficiente e confiável

 

Tanto faz se é na nuvem, nuvem híbrida ou "internamente": No final das contas, a sua TI fica localizada
em computadores físicos dentro de um edifício – o centro de dados. A disponibilidade e a confiabilidade da

infraestrutura e dos serviços dos edifícios são essenciais para a operabilidade cotidiana.

 

 

Download gratuito

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

 

Evite tempos de inatividade e controle os fatores ambientais

A sua TI fica localizada em computadores físicos dentro de um edifício – o centro de dados. A confiabilidade e disponibilidade dos aplicativos aqui operados, portanto, depende de dois fatores que geralmente não têm muito em comum: TI clássica, ou seja, hardware e software, rede e infraestrutura de um lado e os serviços dos edifícios do outro.  

Para garantir a operação livre de problemas de um centro de dados, é essencial acompanhar constantemente uma vasta gama de componentes, tanto em termos de TI quanto dos serviços dos edifícios, para que falhas sejam detectadas tão rapidamente quanto possível, evitando problemas, danos e quebras. É assim que PRTG cria a base para um centro de dados eficiente e confiável que acompanha tudo:

  • Infraestrutura de rede e TI 
    O hardware, desde os racks de servidores, computadores e sistemas de armazenagem até os switches e roteadores deve ser monitorado, assim como tráfego de dados e os aplicativos. 
  • Controle dos serviços dos edifícios 
    Energia e resfriamento são essenciais para a operação dos centros de dados. Distúrbios ou mesmo falhas podem causar grandes danos, portanto o monitoramento constante é essencial.
  • Segurança
    O centro de dados está duplamente sob risco: Em termos de TI, ataques do tipo DDos, vírus, cavalos de Tróia e outras ameaças similares; em termos físicos, incêndios, inundações e visitantes não autorizados.

 

 

PRTG – a solução certa de monitoramento
para o seu centro de dados

A solução de monitoramento do seu centro de dados também deve atender a todos os requisitos padrão como:
Conjunto de recursos, relação preço/desempenho, licenciamento, facilidade de implantação, suporte técnico.
Mas, neste caso, você deve prestar atenção a estes aspectos:

 

Monitoramento como base para a otimização

O monitoramento gera dados sobre condição e disponibilidade. Esses dados podem se transformar na base para a otimização no longo prazo. Isto pode afetar muitos setores do centro de dados: Desde métricas clássicas de TI e segurança até gerenciamento da temperatura do ar e consumo de energia. Os dados de monitoramento trazem informações sobre tendências e picos de consumo, mas também sobre recursos não utilizados ou excesso de capacidade.  

Embora a maioria das soluções de monitoramento precisem agregar os dados coletados para fins de desempenho, PRTG pode armazenar dados de monitoramento usando o intervalo original graças ao seu banco de dados integrado. Isto proporciona uma base precisa para análise e otimização no longo prazo.  

Visão geral e detalhada no mesmo lugar

Rede, infraestrutura de TI, segurança, serviços dos edifícios: o monitoramento completo de um centro de dados reúne rapidamente muitos detalhes. Torna-se difícil manter uma visão geral, além de interpretar e priorizar corretamente a massa de notificações e alarmes.

PRTG pode ser usado para definir processos: Vários componentes individuais podem ser combinados como um processo comercial ou serviço de TI e priorizados adequadamente.

Processos, assim como detalhes, podem ter dashboards e mapas individuais com a interface de Internet ou o cliente para desktops. Não importa se é uma interface central no centro de operações de rede ou dashboards personalizados por especialistas – PRTG fornece a visão geral ideal para todos.

 

Segurança de
centros de dados

Proteção contra riscos comuns à TI, assim como tecnologia de automação de edifícios e fatores ambientais são um aspecto central: Superaquecimento ou mesmo incêndio em cabos, vazamentos nos sistemas de ar condicionado ou mesmo visitantes não autorizados podem causar danos graves.

É necessário monitoramento para controlar a umidade do ar e a temperatura ambiente, fumaça e outras questões ambientais, assim como visitantes não autorizados e componentes de segurança de TI como firewalls, antivírus e sistemas de detecção de intrusos.

PTRG é capaz de fazer o monitoramento constante de todos esses sensores e sistemas em relação a disponibilidade e funcionamento, ao mesmo tempo em que coleta dados de vigilância, exibindo-os em dashboards e integrando-os a um sistema central de alarme.

 

 

PRTG: Uma solução para
todo o centro de dados

Não importa se a questão é TI, serviços dos edifícios ou sistemas de segurança: PRTG Network Monitor é capaz de monitorar de forma abrangente todos os componentes de um centro de dados. PRTG pode criar um resumo dos detalhes dos processos e mapeá-los para os funcionários ou equipes responsáveis. Desta forma, o software cria uma visão geral e apresenta as informações detalhadas conforme necessário. PRTG alerta todos os canais comuns se necessário, mas ao mesmo tempo, reduz o indesejado "ruído de alertas" enviando apenas os alertas relevantes aos funcionários responsáveis. No longo prazo, PRTG ajuda a otimizar o centro de dados em todos os níveis, reduzindo permanentemente o consumo de recursos e os custos operacionais.

 

Download gratuito

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

Todos os dados em um único lugar com PRTG

 

graphics-datacenter-monitoring_dashboard-transparent.svg
 
gartner-peer-insights-badge-color.svg

A Paessler foi eleita a escolha dos clientes da Gartner Peer Insights na categoria IT Infrastructure Monitoring Tools.

“Excelente ferramenta para monitoramento detalhado. Alarmes e notificações funcionam muito bem. A adição de equipamentos é simples e a configuração inicial do servidor é bem fácil. ...sinta-se tranquilo em comprá-lo se você pretende monitorar um grande cenário de rede.”

Engenheiro de infraestrutura e operações na indústria das comunicações, empresa com faturamento de 10-30 bilhões de USD

Leia a resenha completa na Gartner Peer Insights 

 

PRTG: perfeito para o monitoramento de centros de dados

Com PRTG, a Paessler oferece uma solução abrangente de monitoramento,
incluindo todos os recursos necessários para o monitoramento de centros de dados.

 

Monitoramento do ambiente de TI

PRTG monitora todo o ambiente de TI – da rede e o monitoramento de tráfego por fluxo, sniffing ou SNMP até a infraestrutura completa, além de ferramentas de segurança. PRTG fornece toda a funcionalidade em todas as licenças: 

  • Monitoramento virtual de todos os componentes de TI usando sensores ou pontos predefinidos de medição de aspectos de dispositivos
  • Mais de 250 tipos de sensores prontos para utilização, além de opções de personalização usando modelos, sensores personalizados e APIs flexíveis
  • Definição altamente personalizável de valores individuais de limiares e caminhos de transferência
  • Banco de dados de alarmes e análises de longo prazo integrado
  • Publicação simples dos resultados do monitoramento em dashboards, mapas e relatórios
  • Compatível com todos os métodos comuns de alerta
  • Aplicativos para celulares iOS e Android 

 

Different serial interfaces in one overview
 
Sensor Modbus

Monitoramento dos serviços dos edifícios

Graças aos seus abrangentes recursos de monitoramento, PRTG oferece uma base adequada para processamento de dados de monitoramento dos serviços dos edifícios. PRTG oferece três opções centrais de coleta de dados: 

  • Consultas por SNMP ou API
    Muitos dispositivos de serviços de edifícios são compatíveis com SNMP ou têm possibilidades de consulta por interfaces definidas. 
  • Aquisição direta de dados por TCP Modbus e OPC UA
    PRTG oferece a possibilidade consultar diretamente vários tipos de dispositivos de controle de serviços de edifícios, integrando-os ao um sistema de monitoramento central. 
  • Integração com soluções de comunicação
    PRTG se integra perfeitamente com gateways como o icom INSYS ou o Orchestra da soffico. Essas soluções podem receber dados virtualmente em qualquer formato industrial e traduzi-los para formatos de TI recebidos e processados pelo PRTG. 

Além disso, com PRTG Node-RED Connector fornecido gratuitamente, a Paessler oferece uma opção adicional de leitura e processamento de dados de serviços dos edifícios por meio de outros protocolos, como o BACnet.

 

 

 

 

Economize com a integração

A integração de soluções de comunicação se terceiros oferece um alto potencial de economia: Muitos dos componentes de controle dos serviços dos edifícios mais antigos ainda se comunicam por interfaces seriais. A instalação de interfaces de rede paralelas nesses dispositivos é complexa e cara. Gateways como o icom INSYS recebem e transmitem dados seriais e os encaminham diretamente ao PRTG.  

 

 

Alimentação no centro de dados

A alimentação e o consumo estão entre os principais fatores relativos à operação dos centros de dados. É necessário garantir alimentação ininterrupta. Falhas de energia levam a grandes interrupções, quebra de SLAs e custam muito caro. Para compensar falhas de energia, os centros de dados geralmente empregam dois sistemas de emergência: 

Dispositivos UPS
Os no-breaks (UPS) são fontes de ininterruptas de alimentação compostas por baterias que podem ser acionadas em caso de breves falhas na alimentação ou compensarem flutuações na tensão da rede. No caso de falha de alimentação geral, os no-breaks proporcionam energia até o acionamento do gerador de um sistema de emergência. É importante monitorar a carga de bateria e o tempo de acionamento 

Sistemas de emergência
Os sistemas de emergência geralmente são formados por geradores. Eles assumem a alimentação em caso de falha na rede. Dependendo da tecnologia, os níveis dos tanques, precisam ser monitorados, mas a temperatura operacional também pode desempenhar um papel importante

PRTG garante o fornecimento de energia, monitorando todos os parâmetros relevantes de no-breaks e sistemas de emergência via SNMP, TCP Modbus, OPC UA ou API.

Além disso, PRTG ajuda a reduzir os custos operacionais dos centros de dados, pois monitora constantemente o consumo de energia, garantindo uma alimentação adequada, assim como a base para a otimização do consumo de energia. 

opc-ua-server-status-beta.jpg
 

Temperatura excessiva no centro de dados

Computadores geram calor e sofrem com isso. As consequências são possíveis panes graças ao superaquecimento e maior desgaste dos componentes. A vida útil é reduzida e os custos operacionais aumentam. O resfriamento remedia o problema e é um dos aspectos mais importantes da operação de um centro de dados. Mas o resfriamento também consume muitos recursos e dinheiro; portanto, o resfriamento de um centro de dados é sempre uma questão de equilíbrio entre utilização razoável de recursos e a redução adequada da temperatura. Temperaturas muito baixas podem indicar resfriamento excessivo e muitos recursos gastos.

São três os fatores que determinam a temperatura de uma sala.  

  • Temperatura de entrada e saída do ar condicionado
  • A "rede de temperatura" ou a temperatura em vários pontos estratégicos de medição
  • "Hot spots" - lugares onde ocorrem desvios críticos de temperatura

A temperatura de equipamentos de informática, assim como muitos dispositivos de monitoramento de temperatura podem ser integrados de forma relativamente fácil por SNMP ou uma API. Mas PRTG também pode monitorar casos mais complexos, como sistemas de ar condicionado, pois eles muitas vezes são podem ser acessados por protocolos como TCP Modbus ou OPC UA. Irregularidades são detectadas imediatamente e a causa pode ser claramente identificada. Desta forma, medidas podem ser tomadas prontamente, evitando danos. 

Além disso, PRTG fornece uma base de dados para a descoberta e a minimização da utilização desnecessária de recursos, especialmente na climatização. Isto traz economia e protege o meio ambiente.

 

Equipes diferentes, linguagens diferentes

Tanto a TI quanto os serviços dos edifícios desempenham um papel essencial na operação de um centro de dados. Estamos falando de duas áreas mais ou menos distintas que dificilmente se entendem e muitas vezes são operadas por equipes diferentes. Embora protocolos como NetFlow, FTP, WMI ou HTTP sejam usados no setor de TI, a comunicação no caso do controle dos serviços dos edifícios geralmente é feita por TCP Modbus ou OPC UA, às vezes até mesmo por comunicação por interfaces seriais. Apenas o SNMP está disponível em ambas as opções, mas esse protocolo de rede desempenha um papel muito mais importante na TI do que no controle dos serviços dos edifícios. 

Isto dificulta a obtenção de uma visão geral abrangente do estado geral do centro de dados, que combina serviços de TI e de controle dos serviços dos edifícios em um único dashboard. Mesmo se as equipes trabalharem em estreita colaboração, ou mesmo se toda a responsabilidade for de uma só equipe: Dificilmente algum software atualmente no mercado pode monitorar tanto o ambiente de TI quanto a tecnologia do edifício.

PRTG oferece uma visão geral centralizada para garantir que irregularidades, falhas ou defeitos possem ser detectados, localizados e consertados antes que se tornem problemas graves.

 

Different protocols
 

Resumo

 A solução correta de monitoramento proporciona às equipes de TI de centros de dados uma visão geral central
de toda a infraestrutura e dos serviços dos edifícios. Além disso, ela precisa apresentar três características essenciais:

 


  • Alertas em casos de
    determinados erros ou falhas

  • Notificações sobre
    ocorrências incomuns

  • Banco de dados para otimização da TI no médio e longo prazo
 

Download gratuito

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

Download gratuito

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

This third party content uses Performance cookies. Change your Cookie Settings or

load anyways

*This will leave your Cookie Settings unchanged.