Sistemas de monitoramento:
Definição, exemplos, dicas

 


  • Monitore roteadores, switches, portas e servidores

  • Monitore CPU, temperatura, RAM e discos rígidos

  • Monitore o tráfego de rede e aplicativos

  • Monitore o desempenho e a disponibilidade do sistema

 


  • Sistema de monitoramento remoto

  • Alarme em caso de mau funcionamento

 

Download gratuito

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

 

 

 

FAQ do monitoramento de sistema

O que é o monitoramento de sistema?

O monitoramento do sistema envolve o monitoramento contínuo de uma infraestrutura – também conhecido como um sistema
de TI – por um gerente de TI. Inclui o monitoramento da CPU, servidor memória, roteadores, switches, largura de banda e aplicativos, bem como o desempenho e a disponibilidade de dispositivos de rede importantes.

O que é um sistema de monitoramento?

Um sistema de monitoramento é um software que ajuda os administradores de sistema a monitorar sua infraestrutura. Essas ferramentas monitoram os dispositivos do sistema, tráfego e aplicativos, e soam o alarme em caso de mau funcionamento ou interrupções. Existem muitos sistemas de monitoramento no mercado, de freeware a software profissional.

 

Como funciona o monitoramento de sistema?

Durante o monitoramento do sistema, dispositivos e aplicativos se comunicam com o sistema de monitoramento por meio de protocolos como SNMP, WMI, HTTP, MQTT e OPC UA. O fabricante do dispositivo (Cisco, HP/HPE, Dell, etc.), fornecedores de aplicativos e ferramenta de monitoramento determinam qual protocolo é usado.

Eu preciso de um sistema de monitoramento?

Alguns gerentes de TI só intervêm quando ocorre um erro. Mas isso acarreta muitos riscos. E a solução de problemas pode ser extremamente demorada. Outros gerentes de TI monitoram sua infraestrutura com uma variedade de pequenas ferramentas. Mas, ao contrário dos sistemas de monitoramento, essas ferramentas são incapazes de fornecer uma visão geral. Um sistema de monitoramento economizará seu tempo, preocupação e dinheiro.

Quais são as vantagens de um sistema de monitoramento?

Um sistema de monitoramento centralizado permite monitorar toda a sua rede em tempo real a partir de uma única máquina. Se ocorrer um erro, você será notificado imediatamente e poderá corrigir o problema prematuramente. Isso economiza tempo e proporciona paz de espírito.

 


Download gratuito

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

Uma olhada no monitoramento com o PRTG

 

Uma visão geral do nosso sistema
de monitoramento de rede

 

Confiado por mais de 300.000 usuários e
reconhecido como líder por analistas do setor

 

“Solução fantástica de monitoramento de rede e infraestrutura, fácil de implementar e ainda mais fácil de usar. Simplesmente a melhor solução melhor disponível.”


Leia mais avaliações

“O software é absolutamente perfeito, o Suporte ao Cliente é superior. Atende a todas as necessidades e requisitos. Esta é uma solução obrigatória se você estiver precisando de alguma forma de monitoramento.”

Leia mais avaliações

“A ferramenta destaca-se no seu foco principal de ser um serviço unificado de gerenciamento de infraestrutura e monitoramento de rede.”


Leia mais avaliações

 


Download gratuito

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

O PRTG ajuda você a manter uma vigilância em
sua rede – mesmo quando estiver de viagem

PRTG pode ser iniciado em poucos minutos e é compatível com diferentes dispositivos.

 

PRTG comes with all the features you need, plus more your IT infrastructure won't want to live without.

 

PRTG monitora esses e tantos outros fabricantes e aplicativos para você!

 

 

Estudos de caso de monitoramento de sistema

O Student Hotel Group monitora seus sistemas e aplicativos com o PRTG. Seus gerentes testaram outros sistemas de monitoramento, mas acabaram decidindo usar o nosso software. O que os fez comprar o PRTG? O PRTG é fácil de usar, permite monitoramento remoto e pode ser facilmente atualizado para atender às necessidades de monitoramento de longo prazo da empresa.

 

 

Leia o estudo de caso

Silent4Business fornece serviços de segurança de TI nos EUA e na América do Sul. Em grandes redes, uma ferramenta de monitoramento deve ser capaz de monitorar a disponibilidade de dispositivos como roteadores, sistemas de bilhetagem e switches. A empresa concluiu que o PRTG é o mais adequado para essas necessidades. 

 

 

Leia o estudo de caso

A Universidade de Abu Dhabi é a maior universidade dos Emirados Árabes Unidos. Ela possui várias filiais e equipes com parceiros de todo o mundo. A universidade precisa que sua oferta on-line e operações de negócios cotidianas estejam sempre ativas e funcionando impecavelmente. Para isso, ela usa o PRTG para monitorar a disponibilidade de sua rede.

 

 

Leia o estudo de caso
 

“Oi Greg, o que diria a administradores que desejam monitorar seu servidor Windows com o PRTG?”

“Sensores personalizados PerfCounter são alguns dos sensores mais úteis que podem acabar sendo ignorados pelos usuários. Imagine-sensores SNMP, mas para os contadores de desempenho do Windows. Basta descobrir o nome do contador que você deseja monitorar. Há um grande artigo na base de conhecimento neste tópico.
Assim que tiver o nome, a configuração do sensor é fácil e rápida. É incrível pensar em quantos PerfCounters estão realmente disponíveis para aplicações Windows, especialmente aquelas que não vieram da própria Microsoft. Esses contadores muitas vezes oferecem informações bem detalhadas sobre aplicações ou processos, e até agora você pensou que isso fosse impossível.”

Greg Campion é um Administrador de Sistema na PAESSLER AG.

 

Ferramentas de sistema de monitoramento: Grátis vs. pago?   

Ferramentas de sistema de monitoramento gratuitas

Muitos administradores de sistemas usam a linha de comando para certas perguntas, como se um dispositivo está ou não disponível. Muitos fabricantes de dispositivos também oferecem suas próprias ferramentas de monitoramento, algumas das quais gratuitas. No entanto, ao contrário do PRTG, nenhuma dessas soluções fornecerá uma visão geral de todo o seu sistema de TI. Além do mais, com nosso sistema de monitoramento de rede, os primeiros 100 sensores são gratuitos e nunca expiram. Você também pode acessar o alarme e todos os outros recursos pelo tempo que desejar. O PRTG pode, portanto, ser usado como software de monitoramento gratuito.

Ferramentas de sistema de monitoramento pagas

Há várias ferramentas de monitoramento pagas no mercado. Os administradores de sistemas costumam comparar o PRTG com software de monitoramento, como ManageEngine, Zabbix, Solarwinds e WhatsUpGold. A ferramenta de código aberto Nagios é outra opção. Muitos gerentes de TI também procuram alternativas para suas ferramentas existentes e encontram o PRTG. Veja a nossa comparação prática das várias ferramentas de monitoramento de rede, incluindo os resultados de testes independentes.

 


Download gratuito

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

5 vantagens do PRTG

Monitoramento de sistema tudo em um

A maioria dos sistemas de TI leva anos para ser criada. Na maioria das vezes, eles contêm dispositivos de vários fabricantes diferentes. Um sistema de monitoramento de rede central fornece uma visão geral de toda a sua infraestrutura de TI. Todas informações são consolidadas em um painel principal. Uma olhada rápida é tudo o que é preciso para saber se tudo está OK.

Monitoramento de tráfego em tempo real  

O PRTG monitora o tráfego de rede em tempo real. Entre outras coisas, ele exibe o tráfego da web e o tráfego de e-mail que flui pela rede. Se você notar uma anomalia ou um pico no tráfego, você poderá agir imediatamente.

Envio de alarme em caso de erros

Em grandes sistemas de TI, os erros podem surgir em inúmeros lugares diferentes. Um único switch danificado pode causar uma grande interrupção. Os sistemas de monitoramento de rede permitem que você identifique rapidamente os erros e suas origens, agilizando o processo de solução de problemas.

Monitoramento remoto

Muitas empresas têm várias filiais em um complexo de edifícios, uma cidade ou uma região. PRTG é um software sem agente. Ele vem com sensores remotos que são rápidos, fáceis de instalar e permitem monitorar redes distribuídas de um local central.

Monitoramento de rede gratuito 

Ele vem com 100 sensores gratuitos que nunca expiram. Você também pode utilizar todos os seus recursos pelo tempo que desejar. Isso é tudo que você realmente precisa para monitorar a rede básica. Além disso, nos primeiros 30 dias você obtém acesso a um número ilimitado de sensores para que possa realmente colocar nosso software à prova. Depois, basta escolher a licença que corresponde às suas necessidades.

 

 

O PRTG vale a pena: Você otimizará toda a sua TI!

E os custos de uma licença anual do PRTG se pagam por si só em questão de semanas.

O PRTG reforça a confiabilidade de sua rede

O PRTG economiza custos de gestão de rede

O PRTG economiza tempo gasto com gestão de rede

 

 

“A maior vantagem do PRTG? Com ele você pode ficar tranquilo.“

Steffen Ille, Universidade Bauhaus Weimar, Alemanha

 

Mais sobre o monitoramento de rede

Monitorar toda a sua infraestrutura de TI

O PRTG monitora dispositivos de rede, serviços em nuvem, aplicativos, bancos de dados e quase todos os outros aspectos de seu sistema de TI.

Saiba mais

Monitorar grandes sistemas de TI


Se você está encarregado de uma grande rede composta por mais de 1.000 dispositivos em vários locais diferentes, então você precisa de um sistema de monitoramento de serviço pesado. O PRTG é a ferramenta perfeita para grandes sistemas de TI.

Saiba mais

Monitoramento de serviços
na nuvem

Amazon, Microsoft e VMware são apenas alguns dos muitos provedores de serviços na nuvem. Descubra os sensores PRTG que facilitam o monitoramento da nuvem.

 

 

PRTG The Swiss Army knife

PRTG: O canivete suíço para administradores de sistema

Adapte o PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades contando com
uma API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores Personalizados: Crie seus próprios sensores para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações para enviar alarmes para sistemas externos
  • Sensor REST (Customizado): Monitore quase tudo o que fornece XML ou JSON

 

Ainda não está convencido?

 

 

Mais de 300.000 administradores
adoram PRTG

PRTG é usado por empresas de todos os tamanhos. Os administradores adoram PRTG porque ele facilita muito o trabalho.

Ainda não está convencido?

 

Monitore toda a sua
infraestrutura de TI

Largura de banda, servidores, ambientes virtuais, websites, serviços VoIP – PRTG monitora toda a sua rede.

 

 

Experimente PRTG
gratuitamente

As necessidades de monitoramento variam. Por isso deixamos você experimentar PRTG gratuitamente. Comece agora mesmo o seu período de testes de 30 dias.

 

 

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 21.2.67.1562 (April 21st, 2021)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada PRTG Hosted Monitor

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais

This third party content uses Performance cookies. Change your Cookie Settings or

load anyways

*This will leave your Cookie Settings unchanged.