Software tudo-em-um
profissional para
o monitoramento WMI

  • O PRTG monitora servidores da Microsoft e estações de trabalho com WMI
  • O PRTG inclui sensores do Windows híbridos adicionais que usam contadores de desempenho em primeiro lugar e WMI como um fallback
  • O PRTG incorpora outras tecnologias, como SNMP


Teste Gratuito
Sem limitações por 30 dias
Download do Freeware
100 Sensores - Funcionalidade Total


Monitoramento de WMI: definição, vantagem, desvantagem e alternativas


Definição: Windows Management Instrumentation (WMI) é um padrão da Microsoft comumente usado, que fornece dados detalhados durante um monitoramento centralizado de estações de trabalho e servidores Windows. WMI é baseado no protocolo de comunicação DCOM (Distributed Component Object Model) e tem sido uma parte integrante de todos os sistemas operacionais Windows desde 2000.

Vantagem: O WMI é ativado por padrão em estações de trabalho e servidores Windows e é executado como um serviço do Windows (Windows Management Instrumentation). Inicialmente, os administradores não precisam se preocupar sobre como eles estão indo para monitorar seus servidores ou estações de trabalho, pois em cenários simples a entrada de dados de acesso de administrador no dispositivo alvo geralmente é suficiente. O WMI é capaz de acessar uma variedade de dados de desempenho do Windows, como carga de CPU, utilização de memória, o tráfego de dados na placa de rede e outras informações.

Desvantagem: O WMI consome muitos recursos do seu sistema. Ela coloca um fardo pesado em seu sistema. Recomendamos a utilização de um máximo de 200 sensores WMI no sistema de sonda PRTG, e a implementação de um intervalo mais longo na digitalização. Enquanto um intervalo de um minuto é geralmente a norma, este intervalo deve ser aumentado para cinco minutos com o WMI.

Alternativa 1: Como uma alternativa para o WMI, os administradores podem utilizar o SNMP para seu monitoramento. Com o SNMP, uma série de parâmetros também é consultada por padrão, tais como a disponibilidade, a carga da CPU, memória e informações de placa de rede. SNMP usa uma carga significativamente menor, mas na maioria dos casos deve ser primeiro configurado em computadores e servidores alvos.

Alternativa 2: Sensores híbridos, que utilizam contadores de desempenho do Windows como o principal método para a solicitação de dados, são outra alternativa para o WMI. Estes sensores são muito mais eficazes do que o WMI. Ao mesmo tempo, o WMI é utilizado como alternativa, caso os contadores de desempenho não estejam disponíveis.

Monitorando o Tráfego: WMI, SNMP, packet sniffing, NetFlow em comparação

Como você gostaria de implementar o monitoramento de largura de banda? O PRTG apresenta uma variedade de opções diferentes, ambos com WMI e Monitoramento SNMP, Packet Sniffing e Monitoramento NetFlow. Cada uma dessas ferramentas tem suas próprias vantagens e desvantagens. Um resumo:

 

 

PRTG – Monitoramento de largura de banda com SNMP e WMI

PRTG – Monitoramento de largura de banda com SNMP e WMI

por Kimberley; Product Evangelist

Este vídeo explica em detalhes, como PRTG mantém um olho em sua largura de banda com SNMP e WMI.

Veja o vídeo (14:48 Min., inglês)

 

 

WMI

SNMP

Sniffer de Pacotes

xFlow (IPFIX, NetFlow, sFlow, jFlow)

Configuração

Média

Fácil

Fácil a complexa (dependendo de regras de filtro usadas)

Pode ser complexo (por exemplo, o interruptor deve ser configurado)

O tráfego pode ser filtrado

Não

Não

Sim

Sim

Diferenciar o uso da banda por protocolo ou IPs

Não

Não

Sim

Sim

O PRTG pode mostrar Toplists (com principais falantes, principais conexões e principais protocolos e opções personalizadas)

Não

Não

Sim

Sim

Uso de largura de banda de filtro por IP

Não

Não

Sim

Sim

Uso de largura de banda de filtro por endereço MAC

Não

Não

Sim

Não

Uso de largura de banda de filtro por porta de rede física

Sim

Sim

Não

Não

Monitore os parâmetros da rede adicionalmente ao uso de largura de banda

Sim

Sim

Não

Não

Carga da CPU na máquina que executa o PRTG

Baixo

Baixo

Elevada, depende da quantidade de tráfego

Elevada, depende da quantidade de tráfego

Uso de largura de banda excessivo do monitoramento

Pequeno

Pequeno

Nenhum (exceto quando portas de switch são usadas no monitoramento)

Depende do tráfego

Download

Software de Monitoramento de redes para Windows - Versão 17.2.31.2153 (June 7th, 2017)

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Tcheco, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preço

Gratuito até 100 sensores (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais...

Aplicações e Fornecedores Suportados

                    Veja mais >>

Screenshots
UMA INTRODUÇÃO RÁPIDA AO PRTG: MONITORAMENTO WMI
 

Comece de uma vez: Mais de 10 Sensores WMI estão predefinidos no PRTG


O PRTG vem com uma ampla variedade de sensores de WMI. Você também pode criar sensores WMI individuais com apenas alguns cliques.

Alguns exemplos:

  • Sensor de Arquivo WMI: Com o sensor de arquivo WMI, você pode monitorar os arquivos de seu servidor e estações de trabalho Windows.
  • Sensor de Placa Rede Windows: Utilize este sensor para monitorar o tráfego de dados e de utilização de largura de banda na placa de rede de um computador Windows.

SEUS SENSORES WMI NUM PISCAR DE OLHOS –
MESMO PARA VIAGEM

O PRTG pode ser instalado dentro de poucos minutos e é compatível com muitos dispositivos móveis.

interfaces.png

Monitoramento WMI: PORQUE O PRTG É A ESCOLHA CERTA para você!


20 anos de experiência:
O PRTG é o fruto da PAESSLER AG, que foi fundada em 1997. Nosso software de monitoramento Windows é o nosso único produto e, portanto, recebe toda a atenção de todos os nossos colaboradores. Nosso Departamento de Suporte encontrou praticamente todo problema associado com WMI – e está equipado para lhe oferecer soluções e alternativas.

200.000 administradores: Mais de 150 mil administradores em todo o mundo usam a nossa ferramenta de monitoramento de rede. Em particular, o nosso software é utilizado para sistemas complexos e infra-estruturas que requerem um elevado grau de fiabilidade. Leia mais sobre este tópico em nossos Estudos de Casos.

Configuração fácil: O PRTG vem com mais de 200 sensores padrão, alguns dos quais são criados automaticamente durante a instalação. Entre eles há vários sensores WMI. Você pode até criar seus próprios sensores WMI personalizados para atender às necessidades específicas de seu sistema.

Alarme integrado: O PRTG dispõe de um sistema de notificação integrado que é rápido e fácil de configurar. O PRTG o avisa imediatamente – antes do início dos problemas mais sérios. Ao mesmo tempo, a função de alarme pode ser configurada para que você não seja inundado com notificações. Isto significa que você pode se concentrar em suas outras tarefas com paz de espírito.

Tudo em um: O PRTG é uma solução abrangente de monitoramento. Graças à nossa ferramenta, você pode manter um olho em seus servidores, estações de trabalho, ambientes virtuais, e muito mais. Seja WMI, SNMP, sniffing de pacotes ou NetFlow: Com o PRTG, você tem acesso a vários protocolos diferentes.

quote-puke.png

 
“Todos nós podemos trabalhar com maior paz de espírito, sabendo que os nossos sistemas estão sendo constantemente monitorados.”

Markus, Administrador de Rede na Clínica Schüchtermann.

Estudo Paessler 
na Rede de Monitoramento WMI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A Paessler AG realiza regularmente extensos estudos sobre monitoramento de rede WMI. Estes estudos nos ajuda a avançar com as nossas recomendações para o uso de WMI. O objetivo é estabelecer monitoramento que é tão eficiente e livre de problemas quanto possível. Um dos nossos maiores estudos ocorreu em 2012. Aqui está um resumo:

  • Para instalações de servidor de núcleo PRTG, o Windows Server 2008 R2 de 2012 era o mais adequado para o monitoramento WMI rápido. Com base em nossa experiência, esta versão é tão boa como a atual do Windows Server 2012 R2.
  • O uso do Windows Vista ou Windows Server 2008 R1 não é recomendado para computadores instalados com os servidores núcleo ou sondas remotas.
  • De acordo com o estudo de 2012, você deve optar pelo Windows Server 2008 R3 para sistemas de clientes sempre que isso é possível. No entanto, versões mais recentes, como o Windows Server 2012 R2, o Windows 8.1 e Windows 10 também têm um bom desempenho com o WMI.
  • Em contraste, o Windows XP, Server 2003, Server 2008, Windows 8, e Server 2012 são menos adequados para o monitoramento de clientes.

O MONITORAMENTO WMI te emperrou? USAR O NOSSO TESTADOR PRTG WMI!

O WMI tende a ser atormentado com problemas. É complicado para configurar, por exemplo, quando se trata de direitos de acesso ou quando o monitoramento deve ser criado fora de um domínio particular. Graças ao Testador PRTG WMI, você pode rapidamente determinar se é possível acessar o dispositivo alvo do seu servidor PRTG com o WMI, e estabelecer as causas de erros.

Quote Volker Uffelmann

DICA PRÁTICA: OI VOLKER, VOCÊ TEM ALGUMA DICA MONITORAMENTO WMI NA MANGA?

“WMI é uma tecnologia impressionante para o monitoramento de computadores Windows. Se ocorrerem problemas, eles são frequentemente o resultado de uma sobrecarga que surge a partir da consulta de muitos dispositivos alvos com muitos sensores em intervalos muito curtos. Caso contrário, WMI encontra problemas com direitos de acesso a rede e restrições de domínio. Em ambos os casos, eu recomendo a criação de uma ou mais sondas remotas PRTG para que você possa encontrar uma solução rápida e fácil.”

Volker Uffelmann, Desenvolvedor de Software PRTG

Coisas a considerar para seu 
monitoramento WMI


Para que o monitoramento WMI funcione corretamente, uma série de requisitos deve primeiro ser cumprida. Aqui está uma visão geral inicial:

Direitos

O usuário do Windows que envia solicitações WMI via PRTG deve possuir direitos de acesso apropriados. O usuário deve ser um membro do grupo de administradores do domínio no mesmo Active Directory do computador alvo. O respectivo usuário também deve possuir direitos de acesso remoto.

DCOM

O protocolo de comunicação DCOM deve ser ativado no servidor PRTG e no alvo. DCOM requer portas UDP abertas entre 1024 e 5000 e escolhe uma dessas portas dinamicamente.

Firewall

Configure o firewall para que demandas WMI sejam autorizadas a passar. Você também deve ativar “Ativar Gerenciamento Remoto” se o firewall está configurado de acordo com as orientações do grupo.

Software de Segurança

Software de segurança local, como programas antivírus também devem ser verificados para garantir que conexões WMI não fiquem bloqueadas.

Servidor RPC

O servidor RPC, que é usado para WMI no computador alvo, é executado por padrão na porta 135. É importante assegurar que esta porta não está bloqueada por outra rede (hardware) firewall e que as configurações em PRTG estejam em conformidade com ela.

 

Saiba mais sobre este tópico neste artigo detalhado na nossa Base de Conhecimento. Para obter informações sobre os problemas mais comuns associados com este servidor (e suas soluções correspondentes), consulte teste artigo adicional.

PRTG: O canivete
suíço para Administradores
de Sistema

 

Adapte o PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades contando com uma API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores Personalizados: Crie seus próprios sensores para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações para enviar alarmes para sistemas externos
 


Aumento da confiabilidade está incluído: O PRTG aumenta comprovadamente a confiabilidade de sua rede e isso resulta em economia de longo prazo. Graças ao nosso monitoramento simples mas abrangente, você economiza um tempo precioso e pode se concentrar em outros projetos importantes.

100 sensores estão incluídos: Com a versão de teste gratuito, você tem 100 sensores gratuitos que nunca expiram. Esta é a maneira perfeita de começar a sentir o PRTG. Se você precisar de mais sensores, basta procurar por uma licença adequada ou atualizá-la mais tarde quando for conveniente fazê-lo. A versão de teste gratuito também é suficiente para usos privados sofisticados – como para a própria rede doméstica.

A função de alarme está incluída: O sistema de notificação está incluído gratuitamente no PRTG. Não há taxas adicionais escondidas. Nosso lema: “O PRTG é seu serviço de uma parada só.”

O suporte está incluído: A Paessler AG opera de acordo com o princípio “não terceirizado”. Em outras palavras: a nossa equipe de suporte pode ser encontrada no local. Ela trabalha no mesmo escritório de nossos desenvolvedores e outros departamentos. E isso significa que podemos fornecer respostas rápidas e diretas – geralmente dentro de 24 horas em dias úteis.

Relatórios estão incluídos: O PRTG permite criar relatórios detalhados e personalizados. Este recurso é útil quando é hora de preparar informações para a equipe de planejamento financeiro. Os relatórios PRTG permitem, entre outras coisas, gerar gráficos detalhados, configurar individualmente prazos e dados históricos para exportação.

Inicie sua versão teste gratuita hoje mesmo! Faça um upgrade apenas se você sentir que precisa. O PRTG é instalado em poucos minutos.

Feedback / Questions
Copyright © 1998 - 2017 Paessler AG