Monitoramento de
CPU com o PRTG

 


  • Software de monitoramento de CPU para servidores, roteadores e switches da sua empresa



  • O PRTG informa sobre gargalos de CPU e de servidores em um estágio inicial

     

  • Monitore sistemas
    Windows, Linux e Mac
    com o PRTG

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

 

 

 

Vista de monitoramento de CPU com o PRTG
 

 

Spotlight:
9 sensores PRTG para monitorar sua CPU

O PRTG apresenta mais de 250 sensores pré-configurados. Durante a instalação,
o PRTG fará a varredura de sua rede e criará sensores apropriados,
poupando-lhe muito tempo durante a instalação. Vários sensores também
estão disponíveis para monitoramento de carga da CPU.
Para mais informações, consulte o nosso manual PRTG.

 

 

iO que é um sensor?

Em PRTG "Sensores" são os elementos básicos de monitoramento. Um sensor normalmente monitora um valor medido em sua rede, por exemplo, o tráfego de uma porta de comutação, a carga da CPU de um servidor, o espaço livre de uma unidade de disco. Em média, você precisa de cerca de 5-10 sensores por dispositivo ou um sensor por porta de comutação.

Veja o vídeo (3:26 min., inglês)

Compatível com servidores

Sensor SNMP de carga de CPU

Sensor Carga da SNMP CPU

Este sensor é um dos sensores mais comumente utilizados. SNMP requer muito pouca largura de banda e carga de CPU. Mais informações sobre o sensor aqui.

Sensor de carga de CPU Windows

Sensor Windows Carga de CPU

Este sensor monitora a carga da CPU em servidores Windows usando contadores de desempenho do Windows e Windows Management Instrumentation (WMI). Confira o sensor aqui.

Sensor de processo Windows

Sensor Windows Processo

Com este sensor, é possível monitorar processos ou aplicações individuais e, portanto, descobrir as causas de uma alta carga de CPU. Mais informações sobre o sensor aqui.

Sensor SNMP Linux de carga média

Sensor Carga média em Linux SNMP

Este sensor pré-configurado é projetado para o monitoramento de sistemas Linux/Unix. Saiba mais sobre este sensor aqui.

Sensor de carga SSH média

Sensor SSH Carga média

Você também pode usar este sensor para monitorar os sistemas Linux/Unix. Em vez de SNMP, você usará o Secure Shell (SSH). Saiba mais sobre este sensor aqui.

Compatível com o fabricante

Sensor de saúde de sistema SNMP CISCO

Sensor Funcionamento do sistema SNMP Cisco

Este sensor monitora a saúde do sistema de dispositivos Cisco, tais como roteadores ou servidores. Além da carga do processador, outros dados de saúde são monitorados, incluindo a temperatura da CPU. Mais informações

Sensor de saúde de sistema ibm SNMP System X

Sensor Funcionamento do sistema IBM System X SNMP

Utilize este sensor para monitorar hardware IBM com SNMP. Aqui também, um conjunto de dados (incluindo temperatura da CPU) é consultado e monitorado. Mais informações sobre o sensor.

Sensor de saúde de sistema HP proliant SNMP

Sensor Funcionamento do sistema IBM System X SNMP

Utilize este sensor para monitorar um sensor HP ProLiant. Ao lado da carga da CPU, dados como temperatura e ventilação são coletados. Mais informações

 SNMP NetApp System Health Sensor

Sensor Funcionamento do sistema SNMP NetApp

Este sensor monitora o status de um sistema de armazenamento NetApp. Saiba mais no nosso manual.

 

 

Dica prática: “Olá Stephan, o que você diria a administradores que desejam instalar o monitoramento de CPU com o PRTG?”

“O sensor SNMP de carga da CPU é uma ótima maneira de obter uma visão geral útil da carga em todos os núcleos da CPU do anfitrião com apenas um sensor. Claro que este sensor também exibe a carga da CPU total, o que significa que você sempre pode averiguar imediatamente se um dos processadores do seu servidor está prestes a atingir o seu limite de carga!”

Stephan Linke, Departamento de Suporte Técnico da Paessler AG

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

Monitoramento de CPU:
PRTG como salvamento

Exemplo 1: Os processos de trabalho estão ficando cada vez mais lentos


O novo software de contabilidade provoca um pico de utilização da CPU no servidor de aplicações. Funcionários notam que seus programas estão sendo executados mais lentamente. Mas porque a irregularidade ainda é pequena, ninguém notifica a TI. Até mesmo a TI não é capaz de detectar o aumento da utilização. O resultado: Gradualmente, todos os processos de trabalho da empresa se tornam mais lento. Só depois de alguns meses o problema pode ser identificado e corrigido.

Como o PRTG pode ajudar: O software PRTG de monitoramento de CPU permite que os administradores possam diagnosticar rapidamente a utilização da CPU de seu servidor. Você verá o efeito que cada novo software terá sobre CPUs, logo que ele estiver sendo instalado. Isto significa que você pode agir prontamente.

 

Exemplo 2: A loja online está fora do ar


A empresa lança uma campanha web. Seu tráfego de site aumenta dramaticamente. Consequentemente, a utilização da CPU no servidor web sobe. Dentro de algumas horas, a loja online está funcionando na velocidade de um caracol. Apenas poucos pedidos chegam à fase final do checkout. O efeito positivo da campanha é comprimido, já que os clientes tornam-se frustrados com o site lento, ou acham que eles não podem mais usar o serviço, pois o tempo para conclusão do pedido se esgotou.

Como o PRTG pode ajudar: Aqui também, os administradores são informados rapidamente sobre o uso aumentado da CPU. O PRTG vem com um sistema de notificação integrado que você mesmo pode configurar. Escolha se quer ser notificado por email, ou em situações de emergência por SMS. Uma vez notificado, você pode rapidamente começar a trabalhar para encontrar uma solução.

 

Exemplo 3: Quando os vírus detonam a festa


As redes de TI são extremamente suscetíveis a malware e vírus. Até os administradores de sistemas com os mais altos padrões de segurança são incapazes de proteger completamente suas redes. O mesmo vale para empresas de médio porte. Seus computadores ficam cada vez mais lentos, e não demora muito para que o suporte receba suas primeiras queixas.

Como o PRTG pode ajudar: Com a nossa ferramenta de monitoramento da CPU, os administradores de sistema podem dizer rapidamente se a carga da CPU é alta demais – mesmo quando poucos funcionários estiverem trabalhando de fato. Eles também poderão reconhecer se o tráfego de dados é excepcionalmente alto. Como resultado, eles podem sair imediatamente em busca de malware, localizá-lo e corrigir o dano.

 

Exemplo 4: A CPU do roteador cai


Vamos pegar o exemplo de uma empresa de engenharia. Essas empresas crescem bem rapidamente e, portanto, são obrigadas a contratar um grande número de funcionários em curtos períodos de tempo. O resultado inevitável é que as interrupções e o tempo de inatividade atrapalham a rede – apesar do uso de servidores de alto desempenho. Os administradores de sistemas devem então determinar onde está o problema.  

Como o PRTG pode ajudar: Os gerentes de TI podem usar nosso software de monitoramento de rede para reconhecer quando:

  • a CPU de um roteador antigo está chegando ao limite;
  • o roteador está agindo como um gargalo para grandes quantidades de dados;
  • as CPUs dos switches estão prestes a se sobrecarregar.
 

Exemplo 5: Um ventilador para de funcionar


Mais cedo ou mais tarde, toda rede mostra sinais de desgaste. Um exemplo é o ventilador de um servidor: Devido a um problema técnico, o ventilador diminui a velocidade gradualmente até parar de funcionar completamente. Mensagens de erro: Erro no ventilador da CPU. Resultado: A CPU aquece muito mais rapidamente e ameaça desligar.

Como o PRTG pode ajudar: Os Sensores de Integridade do Sistema PRTG monitoram a funcionalidade dos ventiladores produzidos por diversos fabricantes. Os administradores de sistemas são imediatamente notificados no caso de um problema e podem agir no ato

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

Assuma o controle de utilização da CPU com o PRTG; chegue à raiz dos problemas


 

Estime a carga

Estime a carga

Utilização da CPU e servidor é medida coletivamente e listada como uma porcentagem. Você pode obter uma visão constante da carga atual e sua evolução a longo prazo. Se a carga do processador começar a subir, você pode responder rapidamente atualizando seu hardware.

Identifique os problemas

Identifique os problemas

O aumento da utilização da CPU pode ser causado por uma série de fatores. Com o PRTG, você pode examinar a utilização por um período de tempo específico ou um processo individual. Por exemplo, você pode determinar se a utilização é extremamente elevada em determinados dias da semana ou se uma nova aplicação é responsável pela maior utilização do processador.

Crie relatórios

Crie relatórios

Com o PRTG, você facilmente pode criar relatórios personalizados. Estes relatórios apresentam tabelas e gráficos que são fáceis de ler. Isto significa que você pode manter outros departamentos informados dos problemas de carga ou de forma rápida e sem esforço explicar aos gestores porque os investimentos adicionais de hardware são necessários.

Obtenha uma imagem completa

Obtenha uma imagem completa

O PRTG é uma solução tudo-em-um para toda a sua rede. Junto com CPUs, você também pode monitorar a memória, placas de rede, espaço em disco, e muito mais. Portanto, você desfrutará de uma visão completa de toda a rede.

Upgrades customizáveis

Upgrades customizáveis

Com o PRTG, você obtém 100 sensores gratuitos que nunca expiram. Com estes sensores, você pode experimentar o monitoramento da CPU, sem amarras. Várias opções de licenças estão disponíveis, permitindo que você atualize seu monitoramento, tal como melhor se adapte às suas necessidades, como quando sua empresa cresce ou você simplesmente deseja reforçar o monitoramento.

 

“O apoio que recebemos da Paessler AG foi extremamente reconfortante. Seu tempo de reação, know-how e soluções foram excelentes em todos os departamentos.”

Andreas Reimann, Arquiteto Sênior da Rede de Comunicação no Aeroporto de Zurique. O Aeroporto de Zurique usa mais de 4.500 sensores para a sua monitorização

 

O PRTG facilita a sua vida!

Deixe o nosso software de monitoramento rígido trabalhar por você.
Assim, você pode se concentrar no seu trabalho do dia-a-dia com paz de espírito total.

 

O PRTG economiza tempo

O PRTG é uma solução centralizada para toda a sua rede. Switches, roteadores, servidores, estações de trabalho, dispositivos... Desfrute de uma rápida visão geral em todos os momentos através do nosso painel e aplicativo.

O PRTG poupa nervos

Personalizar PRTG é muito fácil. Começar ou mudar de outra ferramenta de monitoramento de rede para o PRTG é fácil graças à detecção automática e aos modelos de dispositivos pré-configurados.

O PRTG poupa custos

80% dos nossos clientes relatam uma economia significativa na gestão da LAN. A experiência mostra que os custos das licenças se pagam por si só em questão de semanas.

 

 

Contexto:
CPU, servidores, monitoramento

 

CPU

CPU

O processador ou unidade de processamento central (CPU) é uma parte central da placa-mãe. Ele processa comandos de entrada de um programa de computador. Um chip de processador geralmente contém vários "núcleos", ou unidades de processamento independentes. Um processador quad-core, por exemplo, tem quatro núcleos de CPU. Um tal processador proporciona estabilidade e desempenho maiores. No entanto, considerando que a utilização da CPU pode atingir seu pico (causando uma variedade de efeitos colaterais), faz sentido monitorar o processador separadamente. Os maiores fabricantes de CPU para computadores são Intel e AMD.

Servidores

Servidores

Seja Windows, Linux ou Mac: O monitoramento PRTG funciona com uma variedade de sistemas operativos. O monitoramento ocorre via SNMP ou WMI (para servidores Windows). Para sistemas Linux e Mac, o monitoramento também pode ocorrer através do protocolo SSH. O PRTG vem com sensores pré-configurados para cada um desses sistemas para que você possa começar com o seu monitoramento o mais rápido possível.

Monitoramento

Monitoramento

Há uma CPU em cada peça de hardware. O hardware é um pilar central para a estabilidade e desempenho de um dispositivo. Por isso, é especialmente importante monitorar os processadores desses componentes vitais de rede. Em geral, o monitoramento da CPU deve abranger servidores, roteadores e switches de uma empresa. Mas o monitoramento de processador também é valioso para outros componentes. Monitoramento adequado depende de interfaces para os fabricantes de hardware como a Cisco, IBM,  Dell, NetApp ou HP. Como um monitor de processador, o PRTG também fornece sensores pré-configurados para estes fornecedores.

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

Com monitoramento PRTG,
tudo já vem pronto


O PRTG deixa você monitorar toda a sua rede. Os links a seguir contêm mais informações sobre sensores, vantagens e a história do PRTG:

Monitoramento
de Servidor

O PRTG monitora uma variedade de diferentes servidores. Seja um email, web ou servidor de banco de dados - o PRTG permite que você fique de olho em tudo.

L’ARTICOLO COMPLETO

Monitoramento
VMware

A PAESSLER AG tem sido uma parceira certificada da VMware Technology Alliance há muitos anos. Isto significa que você irá desfrutar de uma solução de monitoramento feita sob medida para você.

L’ARTICOLO COMPLETO

Monitoramento da
Largura de Banda

O PRTG permite detectar prontamente sobrecargas de largura de banda. Você também pode usar o PRTG para chegar até as causas do problema.

L’ARTICOLO COMPLETO
 

Temperatura da CPU:
Como lidar com superaquecimento
 

Temperatura do processador

Temperatura
do processador

Quando a carga aumenta, o núcleo do processador fica mais quente. O superaquecimento pode ocorrer quando certas cargas são atingidas ou quando um ventilador não funciona ou fica inoperante. Os administradores de sistemas experientes gostam de fazer o chamado overclock na CPU para aumentar o desempenho. Mas o overclock pode levar a sobrecargas e calor excessivo. A maioria das CPUs vem com proteção contra superaquecimento. Se ficarem quentes demais, elas desligam automaticamente.

Verificando a temperatura da CPU

Verificando a
temperatura da CPU

A temperatura máxima recomendada do processador é geralmente fornecida pelo fabricante. Os Sensores de Integridade do Sistema PRTG verificam a temperatura das CPUs de diversos fabricantes. Os administradores de sistema também podem usar o sensor SNMP customizado para verificar a temperatura dos dispositivos (desde que sejam compatíveis com o SNMP) e definir as temperaturas que, quando excedidas, dispararão um alarme. Em outras palavras, eles definem valores de limite para si mesmos. Os limites são uma boa ideia quando se trata de monitorar infraestruturas críticas.

Parando a falha da CPU em suas trilhas

Parando a falha
da CPU em suas trilhas

Se um valor crítico for atingido, os gerentes de TI imediatamente receberão uma notificação. Isso permite que eles tomem ações rapidamente, antes que a CPU falhe completamente. O monitoramento da CPU aumenta a estabilidade de toda a rede. A rede falha muito raramente – o que economiza tempo e dinheiro para a empresa.

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

Perguntas Frequentes:
Monitoramento de CPU
 

Temperatura da CPU: A qual temperatura a CPU está quente demais?

Regra de ouro: A temperatura do recinto é a melhor temperatura para a CPU. Limites ou faixas dependem do fabricante e modelo.

O que acontece se a CPU se superaquecer?

A maioria das CPUs se desligam automaticamente. Isso sempre leva a uma falha. A CPU também pode ficar permanentemente danificada. Nesse caso, você precisará substituir seu processador.

Como posso verificar a temperatura da CPU?

Quando você instala o PRTG, os sensores são criados automaticamente para todos os dispositivos encontrados dentro do intervalo de endereços IP especificado. Estes incluem a CPU e os Sensores de Saúde do Sistema, ambos descritos acima. O PRTG verifica automaticamente a temperatura da CPU de acordo com o fabricante e o dispositivo alvo.

Quais ferramentas de monitoramento verificam a temperatura da CPU?

De um modo geral, existem dois tipos de ferramentas: ferramentas especializadas para monitorar apenas CPUs e software universal para monitorar toda a rede. Usuários particulares podem achar que ferramentas menores e gratuitas são suficientes. Já as empresas, por outro lado, vão querer dar uma olhada em soluções mais profissionais como o PRTG.

 

Mais de 95% dos nossos clientes recomendam o PRTG

 

A Paessler AG apresentou um extenso levantamento de mais de 600 departamentos de TI em
todo o mundo que usam PRTG. O objetivo deste estudo foi otimizar e aperfeiçoar nosso
Network Monitoring Software para melhor atender às necessidades dos administradores.
Um resultado da pesquisa: mais de 95% dos participantes recomendaria o PRTG - ou já o fizeram.

Recommend PRTG

 

PRTG: O canivete suíço para administradores de sistema

Adapte o PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades contando com
uma API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores Personalizados: Crie seus próprios sensores para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações para enviar alarmes para sistemas externos
  • Novo sensor REST API: Monitore quase tudo o que fornece XML ou JSON

 

Paessler AG - Engenharia de Qualidade Alemã

DOWNLOAD GRATUITO
  • Versão ilimitada do PRTG por 30 dias
  • Após 30 dias, se torna a versão gratuita
  • Ou, você pode adquirir uma licença comercial

 

Muitos administradores estão à procura de uma ferramenta que possa ser experimentada gratuitamente antes de fazer um investimento.


O PRTG traz uma série de vantagens:

1. Versão de Teste gratuito: Teste calmamente se o PRTG se adapta às suas necessidades e atende às suas expectativas. Em seguida, com o PRTG já configurado, ele poderá ser facilmente ampliado. Assim você minimiza o risco de uma má compra.

2. Uma ferramenta para uma visão geral: Muitos administradores têm várias soluções de monitoramento para a sua rede ou componentes da sua infra-estrutura. Volta e meia ter que manter uma visão geral custa tempo e nervos. Com o PRTG você tem uma solução “tudo em um”. Através de nosso painel e nosso aplicativo , você sempre terá visão geral rápida sobre seus dispositivos.

3. Suporte rápido: Mais perguntas? Você não consegue resolver um determinado problema? Por trás do PRTG há uma equipe de desenvolvimento e suporte dedicado. Nós sempre tentamos responder a cada pergunta, em dias de semana dentro de 24 horas. Aqui todas as fontes de apoio podem ser pesquisadas.

Configure seu PRTG agora. A versão de teste é gratuita. Poupe tempo, nervos e custos com a nossa ferramenta de monitoramento para a sua rede e toda a sua infra-estrutura!

 

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 20.4.63.1427 (October 29th, 2020)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais

This third party content uses Performance cookies. Change your Cookie Settings or

load anyways

*This will leave your Cookie Settings unchanged.