Monitoramento de CPU
com o PRTG

  • Software de monitoramento de CPU para servidores, roteadores e switches da sua empresa
  • O PRTG informa sobre gargalos de CPU e de servidores em um estágio inicial
  • Monitore sistemas Windows, Linux e Mac com o PRTG

 

Teste Gratuito
Sem limitações por 30 dias
Download do Freeware
100 Sensores - Funcionalidade Total


Contexto:
CPU, servidores, monitoramento

 

CPU

O processador ou unidade de processamento central (CPU) é uma parte central da placa-mãe. Ele processa comandos de entrada de um programa de computador. Um chip de processador geralmente contém vários "núcleos", ou unidades de processamento independentes. Um processador quad-core, por exemplo, tem quatro núcleos de CPU. Um tal processador proporciona estabilidade e desempenho maiores. No entanto, considerando que a utilização da CPU pode atingir seu pico (causando uma variedade de efeitos colaterais), faz sentido monitorar o processador separadamente. Os maiores fabricantes de CPU para computadores são Intel e AMD.

Servidores

Seja Windows, Linux ou Mac: O monitoramento PRTG funciona com uma variedade de sistemas operativos. O monitoramento ocorre via SNMP ou WMI (para servidores Windows). Para sistemas Linux e Mac, o monitoramento também pode ocorrer através do protocolo SSH. O PRTG vem com sensores pré-configurados para cada um desses sistemas para que você possa começar com o seu monitoramento o mais rápido possível.

 

MONITORAMENTO

Há uma CPU em cada peça de hardware. O hardware é um pilar central para a estabilidade e desempenho de um dispositivo. Por isso, é especialmente importante monitorar os processadores desses componentes vitais de rede. Em geral, o monitoramento da CPU deve abranger servidores, roteadores e switches de uma empresa. Mas o monitoramento de processador também é valioso para outros componentes. Monitoramento adequado depende de interfaces para os fabricantes de hardware como a Cisco, IBM,  Dell, NetApp ou HP. Como um monitor de processador, o PRTG também fornece sensores pré-configurados para estes fornecedores.

Assuma o controle de utilização da CPU com o PRTG; chegue à raiz dos problemas

Estime a carga

Utilização da CPU e servidor é medida coletivamente e listada como uma porcentagem. Você pode obter uma visão constante da carga atual e sua evolução a longo prazo. Se a carga do processador começar a subir, você pode responder rapidamente atualizando seu hardware.

 

Identifique os problemas

O aumento da utilização da CPU pode ser causado por uma série de fatores. Com o PRTG, você pode examinar a utilização por um período de tempo específico ou um processo individual. Por exemplo, você pode determinar se a utilização é extremamente elevada em determinados dias da semana ou se uma nova aplicação é responsável pela maior utilização do processador.

 

Crie relatórios

Com o PRTG, você facilmente pode criar relatórios personalizados. Estes relatórios apresentam tabelas e gráficos que são fáceis de ler. Isto significa que você pode manter outros departamentos informados dos problemas de carga ou de forma rápida e sem esforço explicar aos gestores porque os investimentos adicionais de hardware são necessários.

 

Obtenha uma imagem completa

O PRTG é uma solução tudo-em-um para toda a sua rede. Junto com CPUs, você também pode monitorar a memória, placas de rede, espaço em disco, e muito mais. Portanto, você desfrutará de uma visão completa de toda a rede.

 

Upgrades customizáveis

Com o PRTG, você obtém 100 sensores gratuitos que nunca expiram. Com estes sensores, você pode experimentar o monitoramento da CPU, sem amarras. Várias opções de licenças estão disponíveis, permitindo que você atualize seu monitoramento, tal como melhor se adapte às suas necessidades, como quando sua empresa cresce ou você simplesmente deseja reforçar o monitoramento.

Screenshots
  vista de monitoramento de CPU com o PRTG

Windows CPU Load SensorSensor de Carga de CPU Windows

Clique aqui para ampliar: http://media.paessler.com/prtg-screenshots/windows_cpu_load.png

SNMP CPU Load Sensor

Sensor de carga da CPU SNMP; clique aqui para ampliar: https://media.paessler.com/prtg-screenshots/snmp_cpu_load.png

Monitoramento de CPU:
PRTG como salvamento

 

 

 

Mais de 200.000 administradores usam o PRTG. Opiniões diárias de nossos clientes nos permitem reconhecer problemas recorrentes. Quando se trata de monitoramento de CPU, as duas ocorrências seguintes são as mais comuns:

Exemplo 1: Os processos de trabalho estão ficando cada vez mais lentos...

O novo software de contabilidade provoca um pico de utilização da CPU no servidor de aplicações. Funcionários notam que seus programas estão sendo executados mais lentamente. Mas porque a irregularidade ainda é pequena, ninguém notifica a TI. Até mesmo a TI não é capaz de detectar o aumento da utilização. O resultado: Gradualmente, todos os processos de trabalho da empresa se tornam mais lento. Só depois de alguns meses o problema pode ser identificado e corrigido.

PRTG como salvamento: O software PRTG de monitoramento de CPU permite que os administradores possam diagnosticar rapidamente a utilização da CPU de seu servidor. Você verá o efeito que cada novo software terá sobre CPUs, logo que ele estiver sendo instalado. Isto significa que você pode agir prontamente.

Exemplo 2: A loja online está fora do ar...

A empresa lança uma campanha web. Seu tráfego de site aumenta dramaticamente. Consequentemente, a utilização da CPU no servidor web sobe. Dentro de algumas horas, a loja online está funcionando na velocidade de um caracol. Apenas poucos pedidos chegam à fase final do checkout. O efeito positivo da campanha é comprimido, já que os clientes tornam-se frustrados com o site lento, ou acham que eles não podem mais usar o serviço, pois o tempo para conclusão do pedido se esgotou.

PRTG como salvamento: Aqui também, os administradores são informados rapidamente sobre o uso aumentado da CPU. O PRTG vem com um sistema de notificação integrado que você mesmo pode configurar. Escolha se quer ser notificado por email, ou em situações de emergência por SMS. Uma vez notificado, você pode rapidamente começar a trabalhar para encontrar uma solução.

Sua CPU num piscar de olhos – mesmo para viagem

O PRTG pode ser instalado dentro de poucos minutos e é compatível com muitos dispositivos.

interfaces.png

Spotlight: 9 sensores PRTG para monitorar sua CPU

 

O PRTG apresenta mais de 200 sensores pré-configurados. Durante a instalação, o PRTG fará a varredura de sua rede e criará sensores apropriados, poupando-lhe muito tempo durante a instalação. Vários sensores também estão disponíveis para monitoramento de carga da CPU. Para mais informações, consulte o nosso manual PRTG.  

Compatível com servidores

Sensor SNMP de carga de CPU

Este sensor é um dos sensores mais comumente utilizados. SNMP requer muito pouca largura de banda e carga de CPU. Mais informações sobre o sensor aqui.

Sensor de carga de CPU Windows

Este sensor monitora a carga da CPU em servidores Windows usando contadores de desempenho do Windows e Windows Management Instrumentation (WMI). Confira o sensor aqui.

Sensor de processo Windows

Com este sensor, é possível monitorar processos ou aplicações individuais e, portanto, descobrir as causas de uma alta carga de CPU. Mais informações sobre o sensor aqui.

Sensor SNMP Linux de carga média

Este sensor pré-configurado é projetado para o monitoramento de sistemas Linux/Unix. Saiba mais sobre este sensor aqui.

Sensor de carga SSH média

Você também pode usar este sensor para monitorar os sistemas Linux/Unix. Em vez de SNMP, você usará o Secure Shell (SSH). Saiba mais sobre este sensor aqui.

 

Compatível com o fabricante

Sensor de saúde de sistema SNMP CISCO

Este sensor monitora a saúde do sistema de dispositivos Cisco, tais como roteadores ou servidores. Além da carga do processador, outros dados de saúde são monitorados, incluindo a temperatura da CPU. Mais informações

Sensor de saúde de sistema ibm SNMP System X

Utilize este sensor para monitorar hardware IBM com SNMP. Aqui também, um conjunto de dados (incluindo temperatura da CPU) é consultado e monitorado. Mais informações sobre o sensor.

Sensor de saúde de sistema HP proliant SNMP

Utilize este sensor para monitorar um sensor HP ProLiant. Ao lado da carga da CPU, dados como temperatura e ventilação são coletados. Mais informações

Sensor de saúde de sistema NETAPP SNMP

Este sensor monitora o status de um sistema de armazenamento NetApp. Saiba mais no nosso manual.

Andreas Reimann

“O apoio que recebemos da Paessler AG foi extremamente reconfortante. Seu tempo de reação, know-how e soluções foram excelentes em todos os departamentos”.

Andreas Reimann, Arquiteto Sênior da Rede de Comunicação no Aeroporto de Zurique. O Aeroporto de Zurique usa mais de 4.500 sensores para a sua monitorização.

O PRTG simplifica seu dia

Nosso software de monitoramento funciona por você e prontamente o notifica sobre problemas potenciais.
Ele permite que você possa se concentrar nas suas tarefas do dia-a-dia com paz de espírito total.

 

O PRTG poupa seu tempo

PRTG o notifica assim que as complicações começam a crescer - e não quando as CPUs do seu servidor já falharam. Isto significa que pode detectar problemas mais cedo e corrigi-los mais rapidamente. Falhas são exibidas rapidamente, poupando muito tempo precioso.

O PRTG poupa dores de cabeça

Com o PRTG, insatisfação dos funcionários irá diminuir, pois os suas CPUs, servidores e toda a rede simplesmente funcionarão melhor. Instalar o monitoramento é rápido e fácil. E existem sensores pré-configurados apenas para o monitoramento da CPU.

O PRTG poupa dinheiro

O PRTG vale a pena. 80% dos nossos clientes relatam uma economia significativa na gestão da rede. Os custos para licenças são amortizados, em média, depois de apenas 3 meses e meio.

Quote Stefan Linke

Dica prática: “Olá Stephan, o que você diria a administradores que desejam instalar o monitoramento de CPU com o PRTG?”

“O sensor SNMP de carga da CPU é uma ótima maneira de obter uma visão geral útil da carga em todos os núcleos da CPU do anfitrião com apenas um sensor. Claro que este sensor também exibe a carga da CPU total, o que significa que você sempre pode averiguar imediatamente se um dos processadores do seu servidor está prestes a atingir o seu limite de carga!”

Stephan Linke trabalha no Departamento de Suporte Técnico da PAESSLER AG.

Com monitoramento PRTG, tudo já vem pronto

 

O PRTG deixa você monitorar toda a sua rede. Os links a seguir contêm mais informações sobre sensores, vantagens e a história do PRTG:

Monitoramento de Servidor: O PRTG monitora uma variedade de diferentes servidores. Seja um email, web ou servidor de banco de dados - o PRTG permite que você fique de olho em tudo.

Monitoramento VMware: A PAESSLER AG tem sido uma parceira certificada da VMware Technology Alliance há muitos anos. Isto significa que você irá desfrutar de uma solução de monitoramento feita sob medida para você.

Monitoramento da Largura de Banda: O PRTG permite detectar prontamente sobrecargas de largura de banda. Você também pode usar o PRTG para chegar até as causas do problema.

PRTG:
O canivete suíço para Administradores de Sistema

 

Adapte o PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades contando com uma API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores Personalizados: Crie seus próprios sensores para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações para enviar alarmes para sistemas externos

Mais de 95% dos nossos clientes recomendam o PRTG

A Paessler AG apresentou um extenso levantamento de mais de 600 departamentos de TI em todo o mundo que usam PRTG. O objetivo deste estudo foi otimizar e aperfeiçoar nosso Network Monitoring Software para melhor atender às necessidades dos administradores. Um resultado da pesquisa: mais de 95% dos participantes recomendaria o PRTG - ou já o fizeram.

 

 

Made in Germany: A ferramenta do PRTG Network Monitoring é o fruto de uma equipe internacional e dedicada. A empresa foi fundada por Dirk Paessler que lidera a empresa ainda hoje. A sede da PAESSLER AG está localizada na cidade de Nuremberg, no coração da Alemanha.

Uma visão geral rápida: O PRTG fornece uma visão geral rápida, quer na área de trabalho de seu computador ou como um aplicativo no seu smartphone. Um painel configurável individualmente dispõe de todas as estatísticas-chave na forma de um gráfico fácil de entender, assim você sempre pode fazer com que a sua rede fique funcionando perfeitamente.

Instalação fácil: Nossa configuração inteligente garante uma instalação rápida e fácil. Durante a instalação, o PRTG fará o ping de sua rede e criará sensores apropriados, poupando-lhe muito tempo precioso. Além disso, a mudança de outros softwares como o Nagios é relativamente rápida e fácil.

Atualização flexível: Com o PRTG, você obtém 100 sensores gratuitos que nunca expiram. Estes sensores irão ajudá-lo a obter uma boa experiência com o PRTG gratuitamente. Após 30 dias, você pode decidir qual licença é ideal para você. Você pode até mesmo atualizar sua licença um pouco de cada vez.

Suporte espetacular: Nossa equipe de suporte responderá todas as perguntas dentro de 24 horas (em dias úteis). Descubra uma grande variedade de vídeos, webinars e instruções em nossa base de conhecimento. Nosso manual é também um excelente recurso.

 

Download

Software de Monitoramento de redes para Windows - Versão 17.3.33.2686 (August 23rd, 2017)

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Tcheco, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preço

Gratuito até 100 sensores (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais...

Aplicações e Fornecedores Suportados

                    Veja mais >>

TÓPICOS RELACIONADOS

Copyright © 1998 - 2017 Paessler AG