Monitoramento de e-mail
com o PRTG

  • O PRTG verifica a disponibilidade de seus servidores de e-mail
  • O PRTG monitora desempenho e entregas
  • O PRTG verifica o conteúdo dos e-mails de backup
  • O PRTG vem com sensores pré-configurados para POP3,
    IMAP e SMTP



Um olhar mais detalhado em...

5 boas razões para escolher o PRTG como sua ferramenta de monitoramento de e-mails

 

 

 

 

 

 

iO que é um sensor?

Em PRTG "Sensores" são os elementos básicos de monitoramento. Um sensor normalmente monitora um valor medido em sua rede, por exemplo, o tráfego de uma porta de comutação, a carga da CPU de um servidor, o espaço livre de uma unidade de disco. Em média, você precisa de cerca de 5-10 sensores por dispositivo ou um sensor por porta de comutação.

Veja o vídeo (4:34 min., Inglês)

All-inclusive

Tudo incluído

Com o PRTG, você pode optar por uma licença e ter acesso a todos os sensores e recursos da ferramenta. Sensores, sistema de notificação, suporte técnico – No PRTG tudo está incluído.

Customizable alarm

Alarme personalizável

O sistema de alarme pode ser personalizado de acordo com suas necessidades. Você só precisa especificar quando – e como – o PRTG deve soar o alarme. Como resultado, você só receberá mensagens quando for absolutamente necessário.

Free trial

Teste Gratuito

Com o PRTG, os primeiros 100 sensores são gratuitos e nunca expiram. A versão de teste gratuita do PRTG é perfeita para você obter uma sensação simples e direta sobre o nosso software de monitoramento. Se o PRTG atender às suas expectativas, você pode escolher uma licença que funcione para você.

Preconfigured sensors

Sensores pré-configurados

O PRTG vem com vários sensores pré-configurados para seu monitoramento de e-mail e servidor de e-mail, incluindo sensores POP3, IMAP e SMTP. Isso torna o processo de configuração rápido e fácil. 

Extensive monitoring

Monitoramento amplo

Além do e-mail, o PRTG monitora todo o seu hardware, ambientes virtuais e aplicações. Por isso, você obterá uma visão geral de toda a sua rede.

Uma introdução ao monitoramento
de e-mails com o PRTG

Monitoramento de e-mails


Monitoramento de e-mail para aplicativos como software de backup

Muitos administradores usam o monitoramento de e-mail para que possam verificar constantemente o status de seus backups. Isso porque é muito difícil manter um olho em todos os status quando muitos softwares de backup diferentes (por ex., para ambientes virtuais, bancos de dados e e-mail) estão sendo usados. A maioria dos serviços de backup envia e-mails para indicar se um backup foi ou não bem-sucedido. Mas outros aplicativos e programas geralmente também enviam mensagens importantes por e-mail. O PRTG verifica automaticamente o conteúdo de todos esses e-mails e, portanto, pode monitorar o status de cada um de seus aplicativos. 


Caixa de entrada do administrador
:

Os administradores recebem mensagens de software de backup em suas caixas de entrada. Mas essas mensagens – muitas das quais chegam durante a noite – podem se acumular rapidamente. Se surgirem sérios problemas ou falhas, os administradores precisam ser alertados imediatamente e de uma só vez – não apenas quando eles começam a trabalhar pela manhã e verificam seus e-mails. O PRTG torna isso possível enviando uma notificação push ou um SMS.

Um sensor para monitorar seu e-mail


Sensor IMAP
: O sensor IMAP do PRTG vem com filtros especiais e atribui status com base em certas palavras ou frases encontradas nos e-mails. Por exemplo, o PRTG pode verificar o assunto ou o corpo de um e-mail quanto a palavras-chave definidas por você mesmo antes da respectiva pesquisa.  

 

Por que o monitoramento de e-mail com PRTG faz sentido

Zeit sparen

Poupe tempo

Diga adeus a ter que verificar constantemente sua caixa de entrada.

Schneller reagieren

Reaja mais rápido

No caso de uma falha, você será notificado imediatamente.

Mehr Ruhe

Fique mais tranquilo

Se o PRTG estiver quieto, então tudo está OK.

Seu monitoramento de e-mail num piscar de olhos
– mesmo quando você estiver ausente

PRTG pode ser iniciado em poucos minutos e é compatível com diferentes dispositivos.

 

PRTG comes with all the features you need, plus more your IT infrastructure won't want to live without.

 

PRTG monitora esses e tantos outros fabricantes e aplicativos para você!

 

Como usar o monitoramento de e-mail para monitorar aplicativos e backups

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Schritt 1

Passo 1

No PRTG, adicione o Sensor IMAP ao dispositivo que representa seu servidor de e-mail e verifique se o aplicativo a ser monitorado pode enviar mensagens de status para o seu endereço de e-mail correspondente.

Schritt 2

Passo 2

Especifique as condições para as quais você gostaria de receber um alarme. Dois exemplos: Se você não recebeu um e-mail por 24 horas do seu software de backup, ou se certas palavras, como "falha", aparecem em um e-mail.

Schritt 3

Passo 3

Teste sua configuração enviando a si mesmo um e-mail com as palavras que você especificou nas suas regras de filtro. Instruções mais detalhadas podem ser encontradas aqui.

 

Monitoramento de servidor de e-mail


Verificando seu servidor de e-mail:
Todos os administradores devem monitorar a funcionalidade de seus servidores de e-mail. Isso significa monitorar a disponibilidade, o desempenho e a entrega sem erros de e-mails.

 

Sensores para monitorar seu servidor de e-mail

 


Sensor de Trajeto Ida e Volta SMTP & IMAP
: Este sensor usa SMTP e IMAP para monitorar a entrega de ponta a ponta do seu e-mail.

 

Sensor de Trajeto Ida e Volta SMTP & POP3: Este sensor usa SMTP e POP3 para monitorar a entrega de ponta a ponta do seu e-mail.


O PRTG vem com vários outros sensores que usam o SNMP e outros protocolos para monitorar seus servidores, fornecendo dados importantes de hardware e desempenho, para que você possa eliminar o tempo de inatividade.

Vantagens do monitoramento do servidor de e-mail com o PRTG

 

Höhere Zufriedenheit

Aumento da satisfação dos funcionários

Seus colegas de trabalho notarão as melhorias simultaneamente.

 

Weniger Beschwerden

Menos reclamações

Nós tornarmos a vida dos especialistas da assistência de TI mais fácil.

 

Weniger Noteinsätze

Menos operações de emergência

Deixe seus colegas se concentrarem em outras tarefas importantes.

 

Usando o PRTG para garantir que os e-mails sejam entregues

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Höhere Zufriedenheit

Passo 1

O PRTG entrega um e-mail para o servidor de e-mails (ou um cliente de e-mail) via SMTP.

Weniger Beschwerden

Passo 2

O servidor SMTP transporta o e-mail para um servidor POP3 (que pode ser localizado em um local remoto, na LAN, ou no mesmo servidor).

Weniger Noteinsätze

Passo 3

O PRTG verifica os e-mails do servidor POP3 a cada segundo até chegar o e-mail do teste.

 

Dica prática: “Oi Gerald, o que você diria a administradores que desejam monitorar seus backups?”

“Em alguns casos, é necessário um pequeno procedimento de ‘teste e erro’ antes que o sensor IMAP seja melhor configurado para sua própria situação particular. Por uma questão de simplicidade, recomendamos configurar uma conta de e-mail separada para cada uma das suas soluções ou aplicativos de backup. Você também deve usar caixas de e-mail separadas para seu monitoramento, que não podem ser acessadas por meio de um cliente ou de alguma outra interface. Ao fazê-lo, você pode excluir automaticamente as fontes de muitos erros, incluindo a leitura errada da idade de uma mensagem.
Se o sensor IMAP ainda não estiver funcionando de acordo com o plano, verifique primeiramente se os dados de acesso que você inseriu estão corretos, garantindo assim que o PRTG possa entrar na caixa de correio desejada e que os e-mails realmente estejam chegando lá. Verifique também os limites do sensor IMAP, pois estes determinam quando um erro ou um status de aviso devem ser exibidos.
O filtro de texto que você usa para classificar os e-mails recebidos também pode ser uma fonte de erro. Se você usar expressões regulares, em especial, certifique-se de verificar se a sua sintaxe permite que o texto desejado seja capturado pelos seus filtros. Para tal, você pode usar uma ferramenta Regex gratuita, como Regex101 ou Regex Pal.”

Gerald Schoch trabalha como Editor Técnico na Paessler AG.

O PRTG facilita a sua vida!

Deixe o nosso software de monitoramento rígido trabalhar por você.
Assim, você pode se concentrar no seu trabalho do dia-a-dia com paz de espírito total.

 

O PRTG economiza tempo

O PRTG é uma solução centralizada para toda a sua rede. Switches, roteadores, servidores, estações de trabalho, dispositivos... Desfrute de uma rápida visão geral em todos os momentos através do nosso painel e aplicativo.

O PRTG poupa nervos

Personalizar PRTG é muito fácil. Começar ou mudar de outra ferramenta de monitoramento de rede para o PRTG é fácil graças à detecção automática e aos modelos de dispositivos pré-configurados.

O PRTG poupa custos

80% dos nossos clientes relatam uma economia significativa na gestão da LAN. A experiência mostra que os custos das licenças se pagam por si só em questão de semanas.

 

Solução Premiada

Nós trabalhamos duro para tornar nosso software tão poderoso e
fácil de usar quanto possível para os nossos clientes a cada dia.
Claro que nos deixa orgulhosos, se ainda conseguimos receber prêmios por isso.

 

premiada PRTG

John-Krull

“Nossos administradores de rede adoram o PRTG por sua flexibilidade e adaptabilidade.”

John Krull, CTO Distrito Escolar Unificado de Oakland, EUA

 

Dica: três artigos de nossa base de conhecimento (KB) para um suporte adicional


Artigo da KB sobre backups
: Como posso monitorar o software de backup com o PRTG, para ter certeza de que meus backups foram realizados com sucesso?

Artigo da KB sobre e-mails de várias partes: Posso monitorar e-mails de várias partes com o sensor IMAP?  

Artigo da KB sobre alertas via SMS: Como eu serei notificado se o meu servidor de e-mail estiver desativado? 

PRTG: O canivete suíço para Administradores de Sistema

Adapte o PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades contando com
uma API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores Personalizados: Crie seus próprios sensores para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações para enviar alarmes para sistemas externos
  • Novo sensor REST API: Monitore quase tudo o que fornece XML ou JSON

Mais de 95% dos nossos clientes recomendam o PRTG

 

A Paessler AG apresentou um extenso levantamento de mais de 600 departamentos de TI em
todo o mundo que usam PRTG. O objetivo deste estudo foi otimizar e aperfeiçoar nosso
Network Monitoring Software para melhor atender às necessidades dos administradores.
Um resultado da pesquisa: mais de 95% dos participantes recomendaria o PRTG - ou já o fizeram.

Recommend PRTG

box.png

Deseja ler mais? Por favor faça isso!


Monitoramento do Exchange
: O PRTG monitora a disponibilidade e o desempenho do servidor Exchange. Descubra em 3 etapas fáceis como configurar seu monitoramento do Exchange, incluindo os sensores que você precisará para começar. 

Monitoramento do servidor de e-mail: O PRTG monitora a disponibilidade e o tempo de resposta dos seus servidores de e-mail. Para fazer isso, ele usa IMAP, POP3 e SMTP. 

Disponibilidade do monitor: O PRTG monitora a disponibilidade do seu site, rede e servidores (incluindo o servidor de correio). Ele oferece uma visão abrangente disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que você possa alcançar seu objetivo de 100% de tempo de atividade.

PAESSLER AG –
Engenharia de Qualidade Alemã

 

 


Made in Germany: A ferramenta do PRTG Network Monitoring é o fruto de uma equipe internacional e dedicada. A empresa foi fundada por Dirk Paessler. A sede da PAESSLER AG está localizada na cidade de Nuremberg, no coração da Alemanha.

Uma visão geral rápida: O PRTG fornece uma visão geral rápida, quer na área de trabalho de seu computador ou como um aplicativo no seu smartphone. Um painel configurável individualmente dispõe de todas as estatísticas-chave na forma de um gráfico fácil de entender, assim você sempre pode fazer com que a sua rede fique funcionando perfeitamente.

Configuração fácil: Nossa configuração inteligente garante uma instalação rápida e fácil. Durante a instalação, o PRTG fará o ping de sua rede e criará sensores apropriados, poupando-lhe muito tempo precioso. Além disso, a mudança de outros softwares como o Nagios é relativamente rápida e fácil.

Suporte espetacular: Nossa equipe de suporte responderá todas as perguntas dentro de 24 horas (em dias úteis). Descubra uma grande variedade de vídeos, webinars e instruções em nossa base de conhecimento. Nosso manual é também um excelente recurso.

Entrada flexível: A versão de teste é gratuita, para que você possa avaliar a nossa ferramenta de monitoramento sem riscos. Se você desejar atualizar o PRTG, basta escolher uma licença adequada. Você poderá ampliar sua licença posteriormente de forma flexível.

 

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 18.3.44.2059 (September 26th, 2018)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais...

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais >>