Monitoramento de Uso

Identificar Principais Locutores, Principais Conexões e Principais Protocolos com o PRTG


O monitoramento de uso é importante para identificar causas de gargalos de banda, que não são causados por sistemas defeituosos, mas sim por um uso excessivo de banda por servidores ou usuários individuais.

Software de monitoramento de uso tais como o PRTG Network Monitor analisa o tráfego na sua rede e fornece-lhe informações detalhadas sobre o uso e atividade. Os resultados do monitoramento de uso podem ser a exibição da largura de banda total (por exemplo, o fluxo através da porta de um interruptor ou switch) ou exibição separada por protocolos.

Monitoramento de Atividade e Uso

Você poderá configurar as chamadas Top Listas para saber quais aplicativos ou quais servidores estão esgotando sua largura de banda.

Ao configurar sensores para Monitoramento NetFlow ou Packet Sniffing no PRTG, as três Top Listas seguintes são criadas automaticamente:

  • Principais Locutores
  • Principais Conexões
  • Principais Protocolos

Isso cobre as necessidades mais básicas para o monitoramento de uso, mas você também pode editar as três Top Listas acima ou criar outras adicionais. Mais informações sobre a edição de Top Listas podem ser encontradas aqui.

Ao trabalhar com Top Listas para o monitoramento de uso, você deverá estar ciente de que as questões de privacidade podem vir a tona para algumas configurações desse recurso, pois você estará monitorando endereços IP dos usuários. Usando Top Lists você pode acompanhar todas as conexões individuais de um PC individual para com o mundo exterior e você, como administrador, deve certificar-se de que configurar o PRTG desta maneira está dentro da legalidade.

Como configurar Top Listas para o monitoramento de uso

A fim de discernir o uso excessivo com base em endereços IP, você pode configurar o monitoramento de uso com base em Top Lista da seguinte forma:

  • Configure o(s) dispositivo(s) para enviar uma cópia de todos os pacotes de rede para o IP da máquina executando o PRTG
  • Criar um novo sensor Packet Sniffer / Netflow Collector para cada PC a ser monitorado e aplicar um filtro baseado no endereço MAC ou IP de cada PC que você deseja monitorar
  • Ou: Se você não precisa de dados contábeis de longo prazo para cada PC e só quer saber o tráfego atual e recente por IP, você pode criar apenas um sensor de Packet Sniffer e ativar o recurso Top Lista baseado em IP.

Nota: Se você tem vários interruptores / roteadores, você pode não ver todo o tráfego se monitorar apenas um dispositivo.

Uma vez que os sensores necessários são definidos, você pode reconhecer o uso da banda, quer através da comparação dos dados dos sensores individuais ou através do acompanhamento dos principais itens da lista. Top Listas também incluem um item chamado tendência que permite determinar, em resumo, quais as máquinas / usuários estão usando mais / menos banda do que em exames anteriores. Além disso, Top Listas incluirão a exibição de endereços IP visitados (opcionalmente, resolução DNS (Domain Name System, os servidores DNS resolvem nomes de servidor para endereços IP reais do servidor) pode ser ativada nas da lista), permitindo determinar qual máquina / usuário acessou o web site / servidor.

Nota: A fim de monitorar o tráfego de rede por endereço IP ou protocolo usado por uma conexão de internet compartilhada ou linha alugada, por favor selecione a filtragem para excluir endereços IP da LAN.

Clique nos links abaixo para mais informações sobre filtros e protocolos em matéria de monitoramento de uso.

Monitoramento de Uso Gratuito

Você pode configurar o monitoramento de uso com PRTG Network Monitor gratuitamente ou testar as capacidades de monitoramento de uso com a Edição Teste de 30 dias. A Edição Freeware é totalmente gratuita para uso pessoal e comercial, e pode ser baixada sem custo nenhum.

Necessita de mais sensores para monitorar uma infraestrutura maior de TI? Veja nossas licenças comerciais aqui.

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 19.4.52.3515 (October 10th, 2019)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais

Tópicos Relacionados