“Tem que haver uma maneira mais fácil!”
Tudo começou como a busca por uma solução de monitoramento de rede mais fácil e mais eficiente.
Hoje, a Paessler é uma “campeã escondida” no campo de monitoramento de infraestrutura de TI
para empresas de pequeno a médio porte.
2017 - Presente
Missão de Inovação
Aventurar-se em novos territórios e olhar para frente - com a consciência de 20 anos de história da empresa.
2017 foi um ano especial para a Paessler. A empresa comemorou seu aniversário de 20 anos e reforçou sua posição como líder global no campo de monitoramento de rede. Esse marco foi uma prova de seu fundador, Dirk Paessler, que, com seu pensamento visionário e seu desejo por alta tecnologia, desempenhou um papel fundamental no sucesso de Paessler.
Em janeiro de 2018, Dirk deixou o cargo de CEO para abrir caminho para um novo CEO, Christian Twardawa, que liderou a empresa ao lado de Dirk como COO por quase 15 anos. E, embora todos tenham sentido falta da presença diária de Dirk, ele permaneceu conectado à empresa como Presidente do Conselho de Supervisão.
Outra mudança em 2018 foi a nomeação de Steven Feurer como o novo CTO. Steven tem uma forte história de empreendedorismo e inovação. A nova equipe de gestão iniciou um período de crescimento e investimento em novos segmentos de mercado, quando a Paessler entrou no setor de monitoramento no setor de saúde e se posicionou fortemente para fornecer soluções inovadoras no segmento da Internet das Coisas. A Paessler também lançou um programa de aliança de parceiros bem-sucedido, que promove a cooperação com fornecedores de TI líderes do setor em soluções complementares e integradas que criam benefícios adicionais para nossos clientes.
Em 2019, o PRTG foi reconhecido como a escolha preferida dos clientes pela Gartner peer insights para o quesito de Ferramentas de Monitoramento de Infraestrutura de TI assim como para Monitoramento e Diagnóstico do Desempenho de Rede. A Paessler percebeu que o PRTG não era mais apenas uma ferramenta de monitoramento para pequenas e médias empresas, mas que até mesmo as equipes de TI no espaço corporativo também poderiam se beneficiar de uma solução de monitoramento acessível e fácil de usar. Paessler tirou a conclusão óbvia e introduziu o Paessler PRTG Enterprise Monitor (anteriormente conhecido como PRTG PLUS) – uma oferta baseada em assinatura para dimensionar o PRTG horizontalmente em ambientes grandes.
E, para mostrar que realmente sabemos escalar, a Paessler atingiu a marca de 250 funcionários no início de 2019!
Em outubro de 2019, Christian Twardawa, que havia gerenciado a Paessler durante a “Grande Mudança” após a saída de Dirk como CEO, deixou seu cargo. Ele concordou com Dirk que a Paessler agora precisaria de alguém de fora, um líder comprovado com experiência em como liderar empresas estabelecidas de TI para novos horizontes. Eles encontraram essa pessoa em Helmut Binder, que anteriormente era CEO da Materna, um fornecedor global de serviços de TI na Alemanha com mais de 2.000 funcionários. Helmut assumiu o cargo de CEO de Christian, que deixou Paessler depois de mais de 16 anos. Sentiremos falta de Christian e desejamos a ele tudo de bom para seus futuros projetos. E estamos ansiosos pelo próximo passo na evolução da Paessler...
2011-2016
Indo internacional
2 mudanças, 130 novos funcionários em 7 países, e mais de 300.000 clientes em 5 anos. A Paessler está finalmente se tornando um player global.
A próxima mudança foi em 2011: uma mudança a poucos quarteirões de distância para um generoso loft industrial, completamente renovado. Assim como no passado, a Paessler continua sua filosofia de fazer tudo o que possa servir ao cliente e impulsionar seus negócios para frente – desenvolvimento, suporte, marketing e distribuição – por si mesma, em vez de passar essas tarefas para terceiros. Mas isso também significa que a empresa está “forçada” a crescer rápido devido ao constante aumento da demanda. É o “Espírito Paessler” que Dirk vive, que o fascina e o motiva, passando essa motivação para os funcionários, o que faz com que seja possível integrar novos colegas na empresa de modo praticamente perfeito.
O PRTG Network Monitor está se tornando uma marca global, e a empresa Paessler está se tornando um verdadeiro “player global”, graças à sua constante e contínua presença em convenções internacionais e feiras da indústria. Este é o lugar onde o público-alvo torna-se claramente definido. O PRTG Network Monitor oferece monitoramento profissional de TI para pequenas e médias redes. As principais prioridades são operacionalidade, flexibilidade e diversão no software. O usuário deverá gostar de trabalhar com o PRTG.
Em 2014, a Paessler ultrapassou a marca de 100 funcionários. Mas o novo escritório não está mais parecendo tão grande assim e, com isso, foi iniciada a busca por um novo edifício. Em 2015, um novo escritório adequado foi encontrado. Um edifício de quatro andares de escritórios em um parque industrial no nordeste de Nuremberg, com espaço para até 400 funcionários. Em abril de 2016, o número de funcionários que se desloca para a unidade de Nuremberg é de agora quase 170. E continuamos a todo vapor...
2007-2011
Consolidação de software
O PRTG Traffic Grapher e o IPCheck Server Monitor são convertidos em uma única solução – Assim nasceu o PRTG Network Monitor!
Em 2007, o escritório novamente ficou pequeno demais. A Paessler muda de Fürth para Nuremberg, a uma curta distância de Castelo de Nuremberg. O espaço de escritórios triplica. Os primeiros representantes de vendas norte-americanos são contratados.
Em 2008, o PRTG Traffic Grapher 6 e o IPCheck Server Monitor são convertidos em uma única solução, e assim nasceu o PRTG Network Monitor 7 – uma solução moderna e abrangente de monitoramento que supervisiona tato a disponibilidade como o desempenho. O “novo” PRTG Network Monitor 7 é escolhido diretamente pela Network Computing da Alemanha como uma referência para software de monitoramento. “Para quem procura um produto de monitoramento fortemente equipado, fácil de usar, mas com boa relação custo-benefício e ainda deseja apoiar a indústria local, o PRTG Network Monitor da Paessler é fortemente recomendado.” Enquanto isso, a Paessler continua crescendo mais e mais.
Em 2011, há 35 funcionários e o escritório que ainda se sente novo já está ficando apertado novamente.
2003-2007
O nome empresarial
Um grupo visionário de especialistas em rede e desenvolvedores formam a Paessler AG.
A Paessler cresce, e o escritório comunitário está ficando um pouco apertado. Finalmente chegou a hora de chamar o escritório de “nosso escritório”, localizado no coração de Fürth. Em outubro de 2003, Christian Twardawa entra para a Paessler. Ele responde inicialmente pelas atividades de marketing, de vendas e de finanças – juntamente com Dirk, Christian terá uma influência decisiva no desenvolvimento futuro da empresa. No decorrer dos próximos anos, a empresa aumenta para 10 funcionários, financiada por receitas cada vez maiores, e produz o Webserver Stress Tool, IPCheck Server Monitor assim como o PRTG Traffic Grapher.
Dirk não quer criar uma empresa “normal”, ele quer uma comunidade de especialistas altamente qualificados e empenhados, todos trabalhando para um mesmo objetivo – criar um software excelente, e uma empresa que é mais do que apenas um local de trabalho para seu pessoal. Em 2005, Dirk transforma a Paessler GmbH em Paessler AG, para tornar mais fácil para os seus funcionários a participar do negócio.
2001-2003
A fase de fundação
A Paessler precisa de um software de monitoramento de desempenho – o nascimento do PRTG!
Em 22 de agosto de 2001, Dirk funda a Paessler GmbH, a predecessora da Paessler AG. A empresa opera da sala de estar de Dirk em um escritório comunitário. Com a entrada de Roland Grau, também desenvolvedor, o grupo Paessler torna-se três.
A crescente infra-estrutura de TI da empresa continua a causar mais problemas. O software de monitoramento de desempenho é indispensável para encontrar as causas dos problemas. Dirk baixa a então popular ferramenta open source MRTG (Multi Router Traffic Grapher).
No entanto, a introdução do MRTG fracassa antes mesmo que ela possa sequer começar. Dirk se recusa a instalar um pedaço de software, cujo guia de instalação é de 7 páginas.
“Tem que haver uma maneira mais fácil!!”
Essa se tornou a “hora do nascimento” do PRTG. Dirk programa a terceira peça de software da Paessler, o PRTG Traffic Grapher. Apesar do PRTG apelar para um grupo-alvo completamente diferente hoje, ainda somos assediados com perguntas sobre o MRTG e se o PRTG é um subproduto do MRTG. A resposta é um não bem alto. O código fonte do PRTG não tem nada a ver com o MRTG; para nós ele só inspirou na escolha do nome.
1997-2001
A fase de garagem
Um estudante, uma visão, uma “garagem” – os ingredientes para um startup clássico dos anos 90.
Como estudante, Dirk Paessler já está desenvolvendo software – parte de uma ordem da Fireball, que na época era a ferramenta de busca número um na Alemanha.
Após a sua aplicação de software Fireball ter caído algumas vezes, Dirk desenvolve seu primeiro “produto”, o Webserver Stress Tool. Em seguida, alguns anos mais tarde, com a ajuda de Jens Rupp – hoje o desenvolvedor de software sênior da Paessler – ele criou o IPCheck Server Monitor, um antecessor do PRTG Network Monitor. IPCheck posteriormente torna-se uma peça de sucesso de shareware, e as vendas para o ano chegam a 100.000 €.