Receber e analisar
traps SNMP com PRTG!

O PRTG permite que você envie, receba e analise
traps SNMP!

  • O PRTG recebe milhares de traps SNMP por segundo.
  • O PRTG filtra os traps SNMP automaticamente
  • O PRTG o notifica imediatamente em caso de situações críticas



Use o seguinte sensor PRTG para começar a receber e analisar traps SNMP

 

 

iO que é um sensor?

Em PRTG "Sensores" são os elementos básicos de monitoramento. Um sensor normalmente monitora um valor medido em sua rede, por exemplo, o tráfego de uma porta de comutação, a carga da CPU de um servidor, o espaço livre de uma unidade de disco. Em média, você precisa de cerca de 5-10 sensores por dispositivo ou um sensor por porta de comutação.

Veja o vídeo (4:34 min., Inglês)

 

 

Como o sensor funciona: O Sensor Receptor Trap SNMP do PRTG é um sensor passivo. Ele não consulta dados a intervalos fixos, mas, em vez disso, espera por mensagens enviadas. O servidor PRTG usa este sensor para receber dados e – dependendo da regra do filtro – para soar o alarme. 

 

O que o sensor exibe: O Sensor Receptor Trap SNMP mostra o número total de traps recebidos por segundo, bem como o número de mensagens classificadas como avisos ou erros. Ele também indica quantos pacotes trap são perdidos por segundo. Ao usar este sensor, você pode definir suas próprias regras de filtro.

 

 

O PRTG salva as mensagens trap recebidas como arquivos de sistema regulares e exibe-as cuidadosamente no sensor. O Sensor Receptor Trap permite que você analise traps e filtre-os de acordo com data, fonte, agentes, ligações e muito mais. Certifique-se de copiar o arquivo MIB do dispositivo de origem e salvá-lo no seu caminho do programa PRTG. O PRTG usará este MIB para tornar suas mensagens trap legíveis.

 

Como o PRTG irá ajudá-lo a analisar traps SNMP

Monitoramento crítico do sistema

Acima de tudo, o monitoramento de traps SNMP foi projetado para os sistemas críticos que são fundamentais para sua empresa. Se um desses sistemas funcionar mal, o tempo é essencial.

Notificações imediatas

Se ocorrer uma situação crítica, você será notificado pelo PRTG de uma só vez – e não apenas quando o próximo intervalo de verificação estiver agendado para consultar seus dados. O PRTG recebe os traps, classifica-os como erros ou avisos, e soa o alarme.

Solução rápida de problemas

Se um dispositivo falhar, muitas vezes ele continua enviando mensagens de log com informações sobre o acidente, incluindo o que pode ter causado. Ao usar o PRTG como seu receptor trap, você verá o que aconteceu antes do mau funcionamento e, portanto, pode chegar rapidamente à raiz do problema.

Segurança aumentada

Nenhum administrador gosta de gastar todo seu tempo monitorando componentes de rede para intrusões indesejadas. O monitoramento de traps SNMP usa mensagens trap para mantê-lo informado – como quando alguém entra no seu sistema durante a noite, mesmo que ninguém esteja no escritório.

Configuração fácil

Graças ao sensor preconfigurado do PRTG, o monitoramento de traps SNMP estará funcionando em um piscar de olhos. As instruções passo a passo facilitam o processo de configuração.

Mantenha uma vigilância constante na sua rede
– mesmo quando estiver de viagem

PRTG pode ser iniciado em poucos minutos e é compatível com diferentes dispositivos.

 

PRTG comes with all the features you need, plus more your IT infrastructure won't want to live without.

 

PRTG monitora esses e tantos outros fabricantes e aplicativos para você!

 

Tutorial: 5 etapas fáceis para configurar o monitoramento de traps SNMP

 

Passo 1:
Configure o dispositivo alvo

Configure seu dispositivo alvo para que ele possa enviar traps SNMP. Esta configuração varia de acordo com o dispositivo e seu fabricante (Cisco, HP, Dell, etc.). Em geral, o endereço IP e a porta do receptor dos traps serão solicitados.

Passo 2:
Adicione o Sensor Receptor Trap SNMP

In this step, you’ll incorporate the SNMP Trap Receiver Sensor into your PRTG monitoring. Use the “Sensor/Add Sensor” menu option to search for and add the sensor. Be sure to add the sensor to your probe device. By doing so, you’ll receive traps from all the devices that are connected to the probe. If you add the sensor to a specific device, then only the traps of that device will be received.

Passo 3:
Configure o sensor

Configure as regras de filtro nas configurações do sensor. Por padrão, cada trap será recebido. O filtro “Excluir” permite excluir certos tipos de mensagens trap, por exemplo, traps de um endereço de IP específico que não precisa ser considerado. Use os filtros de aviso e erro para definir os traps específicos que levará o PRTG a tocar o alarme.

Passo 4:
Configurar o sistema de notificação

Em “Notificações”, escolha se deseja ser avisado por e-mail, SMS, notificação push ou alguma outra ação. Você também pode optar por ser notificado quando as mensagens trap são recebidas e ter essas mensagens salvas para que você possa analisar os incidentes mais tarde.

Passo 5:
Sente-se e relaxe

Seu monitoramento SNMP trap está configurado e pronto para operar. Agora você pode voltar às suas outras tarefas de trabalho.

 

 

Como funciona o monitoramento trap SNMP com o PRTG

 

 

A essência do assunto:
Tudo o que você precisa saber sobre traps SNMP

 

O que é um trap SNMP?


O protocolo de rede SNMP (Simple Network Management Protocol) fornece informações sobre os status de sistemas e dispositivos individuais. Um trap (ou armadilha) SNMP é uma mensagem semelhante ao log que é enviada de um dispositivo para um “receptor”.   

O que contém um trap SNMP?


Os pacotes SNMP consistem em um cabeçalho de pacote, um cabeçalho de PDU e um corpo de PDU. Para mensagens trap, as informações enviadas no cabeçalho de PDU podem variar. O cabeçalho de PDU de um pacote trap SNMP contém os tipos de pacotes, o OID do dispositivo, o endereço IP do remetente, as IDs gerais e específicas da empresa assim como a hora na qual o evento de trap ocorreu. Os valores reais são enviados no corpo da PDU.

Como posso receber traps SNMP?


Um receptor trap SNMP recolhe mensagens SNMP que são enviadas de dispositivos de rede para a estação de gestão de rede. Os dispositivos monitorados enviam traps SNMP em caso de necessidade para relatar sobre incidentes no sistema de gerenciamento. O PRTG pode receber milhares de traps SNMP por segundo.

Preciso de um servidor trap?


O termo “servidor trap” às vezes é usado de forma sinônima com o “receptor trap”. Este servidor recebe e processa mensagens. O sensor receptor trap SNMP permite que você configure qualquer dispositivo de teste PRTG como um servidor SNMP trap. O PRTG suporta traps SNMP v1 conforme definido no RFC 1157 e traps SNMP v2c conforme descrito no RFC 3416.

O PRTG pode analisar e exibir traps SNMP?


O PRTG recebe os traps, que incluem o número de mensagens recebidas por segundo, avisos, erros e pacotes de dados perdidos. O PRTG apresenta conteúdo e mensagens de trap em uma tabela fácil de ler. Os dados podem ser filtrados, como você desejar.

Como os traps SNMP são analisados?


Com o PRTG, você terá uma visão geral dos traps e seus conteúdos, e será notificado imediatamente em caso de problema. Se você precisar de uma análise mais completa, várias ferramentas especializadas permitirão examinar as armadilhas em detalhes.

Qual porta é usada para a transmissão de mensagens SNMP?


Por padrão, traps SNMP são enviados através da porta UDP 162. Esta porta deve ser configurada como a porta de destino em seus dispositivos de origem.

 

 

Qual a diferença entre Get, GetNext, Set, e Trap?


O SNMP funciona sob o pressuposto de que um sistema de gerenciamento de rede envia uma consulta e um dispositivo gerenciado retorna uma resposta. Existem quatro possibilidades para esta troca: Get, GetNext, Set e Trap. Com Trap, as armadilhas SNMP são automaticamente enviadas de um dispositivo para um receptor compatível – sem que o receptor as solicite. Este não é o caso com Get e GetNext. Com esses comandos, as consultas são realizadas manualmente. Set não é uma função de monitoramento tradicional.

O monitoramento de trap SNMP funciona com o Windows?


O PRTG sempre foi desenvolvido para sistemas Windows, o que significa que você também pode configurar seu monitoramento de traps no Windows.

Mais de 95% dos nossos clientes recomendam o PRTG

 

A Paessler AG apresentou um extenso levantamento de mais de 600 departamentos de TI em
todo o mundo que usam PRTG. O objetivo deste estudo foi otimizar e aperfeiçoar nosso
Network Monitoring Software para melhor atender às necessidades dos administradores.
Um resultado da pesquisa: mais de 95% dos participantes recomendaria o PRTG - ou já o fizeram.

Recommend PRTG

Markus-Puke

 
“Todos nós podemos trabalhar com maior paz de espírito, sabendo que os nossos sistemas estão sendo constantemente monitorados.”

Markus, Administrador de Rede na Clínica Schüchtermann.

O PRTG facilita a sua vida!

Deixe o nosso software de monitoramento rígido trabalhar por você.
Assim, você pode se concentrar no seu trabalho do dia-a-dia com paz de espírito total.

 

O PRTG economiza tempo

O PRTG é uma solução centralizada para toda a sua rede. Switches, roteadores, servidores, estações de trabalho, dispositivos... Desfrute de uma rápida visão geral em todos os momentos através do nosso painel e aplicativo.

O PRTG poupa nervos

Personalizar PRTG é muito fácil. Começar ou mudar de outra ferramenta de monitoramento de rede para o PRTG é fácil graças à detecção automática e aos modelos de dispositivos pré-configurados.

O PRTG poupa custos

80% dos nossos clientes relatam uma economia significativa na gestão da LAN. A experiência mostra que os custos das licenças se pagam por si só em questão de semanas.

 

Solução Premiada

Nós trabalhamos duro para tornar nosso software tão poderoso e
fácil de usar quanto possível para os nossos clientes a cada dia.
Claro que nos deixa orgulhosos, se ainda conseguimos receber prêmios por isso.

 

premiada PRTG

Três dicas de leitura da nossa base de conhecimento

 

Veja nossa base de conhecimento para milhares de artigos úteis sobre o PRTG. Quando se trata de SNMP e traps SNMP, recomendamos o seguinte:

 

 

 

curso de e-mail gratuito SNMP

 

DICA: Você ainda é novo no monitoramento SNMP e
precisa de uma ajudinha?

A Paessler oferece um curso de e-mail gratuito de 4 partes sobre como usar o SNMP para monitoramento de rede, que o ajudará a melhorar suas operações de rede.

Inscreva-se aqui para o nosso treinamento de e-mail gratuito e aprenda a usar o SNMP da melhor maneira possível.

PRTG: O canivete suíço para Administradores de Sistema

Adapte o PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades contando com
uma API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores Personalizados: Crie seus próprios sensores para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações para enviar alarmes para sistemas externos
  • Novo sensor REST API: Monitore quase tudo o que fornece XML ou JSON

box.png

Deseja saber mais sobre o PRTG?
Por favor faça isso!

Monitoramento SNMP

O PRTG vem com vários sensores SNMP pré-configurados, alguns dos quais foram projetados especialmente para fabricantes de dispositivos como Cisco, Dell e HP. Saiba quais aplicativos e servidores estão colocando a maior pressão sobre a largura de banda da sua rede.

Monitoramento Syslog Windows

O PRTG fornece gerenciamento de mensagens Syslog eficiente e centralizado. Ele coleta mensagens Syslog de acordo com a origem e gravidade, bem como tempo e endereço IP. Com o PRTG, você pode procurar pontos fracos e agir de uma só vez. 

Monitoramento de Rede

O PRTG é um software de monitoramento abrangente. Ele permite que você monitore sistemas, dispositivos e aplicações trabalhando com uma variedade de tecnologias diferentes, incluindo SNMP, NetFlow, sniffing de pacotes e WMI.

PAESSLER AG –
Engenharia de Qualidade Alemã

 

 



Made in Germany: A ferramenta PRTG Network Monitor é o fruto de uma equipe dedicada. A empresa foi fundada por Dirk Paessler. A sede da PAESSLER AG está localizada na cidade de Nuremberg, no coração da Alemanha. Combinamos virtudes típicas alemãs, como elevados padrões de qualidade, diligência assim como alinhamento com uma atitude cosmopolita e internacional. Leia mais sobre a nossa empresa aqui. A propósito: Nós estamos regularmente à procura de novos recrutas.

Estudos de Caso: Aeroportos, empresas de serviços públicos, bancos, faculdades, hospitais: O PRTG está presente em todos os setores. Para cada um dos nossos clientes, negócios e processos organizacionais dependem do bom funcionamento da infra-estrutura de rede. a satisfação do cliente de PRTG é de quase 100%. Leia em nossos estudos de caso como os nossos clientes usam o PRTG.

Testes de produtos: Está mais que claro dizer que estamos convencidos da qualidade do PRTG. Mas como pensam os outros? O PRTG sempre se deu muito bem nos testes. O usuário PRTG “LanLine” resumiu da melhor forma: “O PRTG já era bom há alguns anos, e desde então ficou ainda melhor de versão para versão.” Este tem sido o nosso objetivo firme e sincero. Leia mais sobre como monitorar testes de produtos de software e comparações aqui.

Suporte: Nossa equipe de suporte trabalha duro todos os dias para ajudar os clientes a resolver seus problemas de monitoramento. Nosso objetivo é responder todas as perguntas dentro de 24 horas (em dias úteis). Temos elaborado um manual abrangente e construímos uma extensa base de conhecimento com vídeos, webinars e FAQs. Todo o suporte, é claro, também está incluído!

Entrada flexível: A versão de teste é gratuita, para que você possa avaliar a nossa ferramenta de monitoramento sem riscos. Se você desejar atualizar o PRTG, basta escolher uma licença adequada. Você poderá ampliar sua licença posteriormente de forma flexível.

 

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 18.4.45.1889 (October 17th, 2018)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais...

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais >>