Como usar o SNMP
para monitorar seus servidores

 


  • O PRTG usa SNMP para monitorar servidores

  • Três sensores PRTG para servidores

  • Alarme automatizado incluído

  • Dicas para configurar o servidor SNMP

  • Dicas para instalar o servidor SNMP

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

 

 

 

3 sensores SNMP para começar
  

 

Sensor de Tráfego SNMP

O SNMP Traffic Sensor mostra a quantidade de dados que são executados na sua rede ou em um dispositivo de rede específico. Portanto, você poderá ver imediatamente se um servidor está sobrecarregado ou sobretensionado.

 

 

Sensor Status do Hardware SNMP

Esse sensor é útil para determinar se algum dos componentes de hardware do seu servidor está em execução ou não. Você também pode criar sensores especiais que monitoram componentes como CPU, memória ou discos rígidos separadamente.



 

Sensor Personalizado SNMP

O sensor personalizado SNMP é customizado. Em busca de uma maneira de monitorar seus servidores virtuais, servidores de e-mail ou servidores de arquivos? O PRTG vem com sensores pré-configurados para cada um.

 

iO que é um sensor?

Em PRTG "Sensores" são os elementos básicos de monitoramento. Um sensor normalmente monitora um valor medido em sua rede, por exemplo, o tráfego de uma porta de comutação, a carga da CPU de um servidor, o espaço livre de uma unidade de disco. Em média, você precisa de cerca de 5-10 sensores por dispositivo ou um sensor por porta de comutação.

Veja o vídeo (3:26 min., inglês)

 

 

Por que servidores compatíveis com SNMP
são uma boa ideia para sua infraestrutura de TI

O padrão

O SNMP (Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede) é o protocolo padrão para gerenciamento de rede há muitos anos. Confiável e robusto, esse protocolo pode ser usado para gerenciar e monitorar dispositivos de rede, como servidores, computadores, roteadores e switches. Praticamente todos os dispositivos – incluindo os dos maiores fabricantes – suportam SNMP. Para mais informações, visite nossa página em SNMP. O PRTG vem com sensores de monitoramento pré-configurados para os servidores de todos os maiores fabricantes.

 

Uniformidade

Os administradores de sistema geralmente são responsáveis pelo gerenciamento de redes extremamente complexas compostas por dispositivos de diversos fabricantes. Essas redes também usam vários servidores diferentes, incluindo servidores de correio, servidores de base de dados e muito mais. Ao monitorar, faz sentido concentrar-se em um protocolo central. Com o PRTG, você também pode usar outros protocolos para seu monitoramento, como WMI para servidores Windows, NetFlow e sniffing de pacotes.

 

Monitoramento

O PRTG é uma ferramenta de monitoramento Windows centralizada. Ele vem com um painel interno que permite manter um olho constante no status de seus servidores e de toda a sua rede. Se algo der errado, você receberá automaticamente um alerta – antes que o problema saia do controle e seus colegas de trabalho ou clientes notem. O PRTG permite que você tome várias medidas ao mesmo tempo. Você também pode experimentar ou usar nosso software gratuitamente. A versão gratuita do PRTG vem com 100 sensores e todos os recursos do software. Se isso é tudo o que você precisa, você pode aproveitar o monitoramento de rede sem precisar gastar um centavo.

 

Monitore seus servidores via SNMP
– mesmo quando estiver ausente

PRTG pode ser iniciado em poucos minutos e é compatível com diferentes dispositivos.

 

PRTG comes with all the features you need, plus more your IT infrastructure won't want to live without.

 

PRTG monitora esses e tantos outros fabricantes e aplicativos para você!

 

 

Configurando o SNMP nos seus
servidores Windows: Como isso funciona

Dois servidores ou sistemas Windows não são operados da mesma maneira. No entanto,
gostaríamos de lhe apresentar algumas instruções simples para configurar o SNMP. Para
instruções mais detalhadas (incluindo capturas de tela), consulte o nosso artigo do blog,
no qual analisamos as várias versões do Windows e SNMP.

 

Passo 1:

Determine se seu
servidor é compatível com SNMP

Em geral, os servidores Windows são compatíveis com o SNMP. Para outros servidores ou dispositivos, consulte seus manuais para descobrir se você pode monitorá-los usando SNMP. As folhas de dados do produto e os sites dos fabricantes também são uma boa maneira para encontrar informações se um servidor é compatível com SNMP – e como configurá-lo.

Passo 2:

Habilite o SNMP
nas suas configurações

Abra “Programas e Recursos” nas configurações do Windows. Aqui você encontrará a função SNMP. Clique na caixa para ativar o SNMP. Para alguns servidores Windows, o serviço SNMP deve ser instalado novamente.

Passo 3:

Verifique as
outras configurações

Na categoria “Agente”, verifique se todos os serviços SNMP estão disponíveis. Em “Segurança”, verifique a senha, criptografia e números de porta. Você pode criar um sensor no PRTG.

 

Confiado por mais de 200.000 usuários e
reconhecido como líder por analistas do setor

 

“Solução fantástica de monitoramento de rede e infraestrutura, fácil de implementar e ainda mais fácil de usar. Simplesmente a melhor solução melhor disponível.”


Leia mais avaliações

“O software é absolutamente perfeito, o Suporte ao Cliente é superior. Atende a todas as necessidades e requisitos. Esta é uma solução obrigatória se você estiver precisando de alguma forma de monitoramento.”

Leia mais avaliações

“A ferramenta destaca-se no seu foco principal de ser um serviço unificado de gerenciamento de infraestrutura e monitoramento de rede.”


Leia mais avaliações

 

 


DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

O PRTG facilita a sua vida!

Deixe o nosso software de monitoramento rígido trabalhar por você.
Assim, você pode se concentrar no seu trabalho do dia-a-dia com paz de espírito total.

 

O PRTG economiza tempo

O PRTG é uma solução centralizada para toda a sua rede. Switches, roteadores, servidores, estações de trabalho, dispositivos... Desfrute de uma rápida visão geral em todos os momentos através do nosso painel e aplicativo.

O PRTG poupa nervos

Personalizar PRTG é muito fácil. Começar ou mudar de outra ferramenta de monitoramento de rede para o PRTG é fácil graças à detecção automática e aos modelos de dispositivos pré-configurados.

O PRTG poupa custos

80% dos nossos clientes relatam uma economia significativa na gestão da LAN. A experiência mostra que os custos das licenças se pagam por si só em questão de semanas.

 

 

 

 

Software para monitoramento de servidor SNMP: 6 vantagens do PRTG

 

Quick troubleshooting

Monitoramento centralizado

Muitas empresas se contentam com qualquer monitoramento que possam reunir. Eles usam uma variedade de ferramentas pequenas – geralmente ferramentas gratuitas ou software de código aberto – que podem levar muito tempo e esforço para instalar e configurar. Com o PRTG, você obtém uma ferramenta centralizada que monitora seus dispositivos de rede, pacotes de dados, aplicativos e muito mais.

Identify shortages

Painéis de fácil leitura

Com o PRTG, todos os seus dados de monitoramento são exibidos em um painel central. Basta uma olhadinha rápida para descobrir se tudo está bem. Você também pode consultar o painel do seu smartphone ou tablet. Como resultado, você desfrutará de tranquilidade e poderá executar suas outras tarefas com confiança. O PRTG é executado continuamente em segundo plano, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Promptly diagnose capacity

Alarme automático

O PRTG vem com um sistema de notificação automático. Este alarme é incluído gratuitamente! Ele o notifica imediatamente no caso de um sensor detectar um erro de servidor através do SNMP. Você escolhe os servidores e dispositivos que acionam alertas, bem como os meios pelos quais esses alertas são enviados (e-mail, SMS, notificação push, etc.).

Reduce costs

Segurança de TI aprimorada

O PRTG monitora seus servidores, firewalls, roteadores e portas em tempo real para eliminar atividades incomuns. Portanto, ele é uma parte vital da sua estrutura de segurança. As portas abertas, em particular, podem servir como brechas para vírus e ataques.

Increase morale

Comece gratuitamente

Em busca de algum freeware para ter uma ideia geral do monitoramento com SNMP? Teste a versão completa do PRTG por 30 dias gratuitamente. Após o período de teste, você pode continuar usando 100 sensores, além de todos os principais recursos do software, incluindo a função de relatório e o sistema de notificação. Por isso, você pode optar por menos sensores SNMP e continuar usando o PRTG gratuitamente.

Increase morale

Licenças personalizadas

Na Paessler AG, trabalhamos duro para fornecer a você exatamente o software certo para suas necessidades. Oferecemos várias licenças personalizadas com pacotes de sensores que atendem aos requisitos de redes de todos os tamanhos. Dica: você precisará de cerca de 10 sensores para cada dispositivo que deseja monitorar. Descubra nossa seleção de licenças aqui. Você precisa de mais sensores no futuro? Sem problemas: você pode atualizar a versão sempre que desejar.

 

 

 

3 recursos para problemas relacionados ao SNMP

Manuais sobre SNMP

Você encontrará as respostas para inúmeras perguntas em nossa base de conhecimento – incluindo muitas sobre SNMP. Aqui estão três destaques: Solução de problemas de SNMP, como instalar o serviço SNMP no Windows e o monitoramento personalizado de dispositivos via SNMP. Não encontrou sua pergunta? Envie-nos uma mensagem, teremos o maior prazer em responder!

 

Testador SNMP

Está com problemas para consultar dados ou se comunicar entre o PRTG e um dispositivo específico? Use nosso Testador SNMP gratuito para chegar rapidamente à raiz do problema. Ele envia consultas SNMP simples no nível do protocolo e, portanto, ajuda no debugging.

 

Vídeos SNMP

Deseja saber como configurar o monitoramento SNMP profissional? Nossos vídeos fornecem instruções passo a passo sobre como proceder. Simplesmente escolha “SNMP” no menu e selecione o tópico de sua escolha.

 

PRTG: O canivete suíço para Administradores de Sistema

Adapte o PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades contando com
uma API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores Personalizados: Crie seus próprios sensores para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações para enviar alarmes para sistemas externos
  • Novo sensor REST API: Monitore quase tudo o que fornece XML ou JSON

 

Mais de 95% dos nossos clientes recomendam o PRTG

 

A Paessler AG apresentou um extenso levantamento de mais de 600 departamentos de TI em
todo o mundo que usam PRTG. O objetivo deste estudo foi otimizar e aperfeiçoar nosso
Network Monitoring Software para melhor atender às necessidades dos administradores.
Um resultado da pesquisa: mais de 95% dos participantes recomendaria o PRTG - ou já o fizeram.

Recommend PRTG

 

Paessler AG - Engenharia de Qualidade Alemã

DOWNLOAD GRATUITO
  • Versão ilimitada do PRTG por 30 dias
  • Após 30 dias, se torna a versão gratuita
  • Ou, você pode adquirir uma licença comercial

 

Administradores devem comparar ferramentas de monitoramento ou procurar por uma gratuita. Existem vários fornecedores no mercado.

O PRTG oferece uma série de vantagens:

1. Teste gratuito: O PRTG lhe oferece um teste gratuito. Assim você conhece e aprecia a nossa ferramenta de monitoramento de rede sem nenhum compromisso.

2. Mais de 200 000 administradores: seja em grandes ou pequenas empresas, autoridades, faculdades ou administrações - em todo o mundo, mais de 200 000 administradores colocam a sua confiança em nossa ferramenta de monitoramento de rede e, portanto, também podem monitorar a sua largura de banda de forma eficiente. Leia nossos estudos de caso aqui.

3. Suporte: você tem uma pergunta? Nós respondemos em um instante! Você já pode acessar uma grande quantidade de informações online, consultando o nosso FAQs, manuais, vídeos, webcasts, ou base de conhecimento. E você pode, é claro, também nos enviar uma mensagem. Nós faremos o nosso melhor para lhe enviar um retorno dentro de 24 horas em dias úteis.

PRTG – sua ferramenta de monitoramento de rede

O PRTG é ferramenta de monitoramento de rede tudo-em-um da Paessler AG. Nosso software é utilizado por mais de 200 000 administradores em todo o mundo, quer seja para monitorar seu hardware e desempenho do servidor, seus ambientes virtuais, ou a acessibilidade dos seus websites. Ao escolher o monitoramento de banco de dados com o PRTG você, por exemplo, também será capaz de monitorar seu servidor SQL. O PRTG é uma solução de análise de rede abrangente para o Windows.

Nosso software de monitoramento de rede, criado em 1997, foi a ideia de Dirk Paessler. A empresa de software está localizada em Nuremberg, Alemanha.

Economize tempo, nervos e custos. O PRTG é configurado em poucos minutos. A versão de teste é inteiramente gratuita para você. Um upgrade é possível a qualquer momento.

 

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 20.1.57.1745 (March 24th, 2020)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais

 

Outros tópicos relacionados ao SNMP

Monitoramento de servidor

Quais são as melhores maneiras de monitorar seus servidores? Já abordamos alguns dos conceitos básicos aqui. Na nossa página de monitoramento de servidores, você descobrirá quais sensores podem ser usados para monitorar servidores individuais.

Leia mais

Largura de banda

 

A sobrecarga de largura de banda pode rapidamente fazer com que toda a rede pare. O PRTG permite que você monitore sua largura de banda. Ele exibe suas cargas atuais de LAN e WLAN em tempo real.

 

Leia mais

Monitoramento Ping

 

O PRTG usa consultas de Ping para verificar a disponibilidade de todos os dispositivos na sua rede. No caso de interrupções ou falhas, você será notificado imediatamente. Saiba mais sobre nossos sensores Ping aqui.

 

Leia mais

Arquivos MIB

 

O PRTG lê e analisa arquivos MIB. Um arquivo MIB (“Management Information Base”) contém informações que possibilitam monitorar e gerenciar um dispositivo de rede.

 

Leia mais