Perda de pacote:
Identificar a Causa
com o PRTG

  • O PRTG monitora o tráfego
  • O PRTG monitora pacotes de dados
  • O PRTG monitora o hardware
  • O PRTG usa sniffing de pacotes, SNMP, NetFlow e WMI
  • O PRTG efetua análises curtas e de longo prazo

DOWNLOAD GRATUITO
  • Versão ilimitada do PRTG por 30 dias
  • Após 30 dias, se torna a versão gratuita
  • Ou, você pode adquirir uma licença comercial


As cinco questões mais comuns sobre perda de pacotes

Como ocorre a perda de pacotes?

Como ocorre a perda de pacotes?

Hoje em dia, as redes de médias e grandes empresas são construídas de forma complexa. Os dados são transportados através de protocolos específicos e de uma variedade de hubs diferentes. Durante a transmissão, os dados são constantemente propensos a distúrbios da rede e, como resultado, há perdas de pacotes.

Quais são as consequências da perda de pacotes?

Quais são as consequências da perda de pacotes?

A perda de pacotes é rapidamente perceptível no funcionamento do dia-a-dia de qualquer empresa. Se a videoconferência ou o VoIP caírem frequentemente, então não demorará muito até que os funcionários comecem a se queixar. E essas queixas devem ser resolvidas pela TI.

Como posso medir minha perda de pacotes?

Como posso medir minha perda de pacotes?

NO PRTG, uma série de sensores exibe a taxa de perda de pacotes de dados. No caso de um valor crítico ser excedido, você receberá automaticamente um alerta. Por conseguinte, você será notificado se a perda de pacotes atingir um certo nível – idealmente, antes de seus colegas começarem a se queixar.

Como posso reduzir a perda de pacotes?

Como posso reduzir a perda de pacotes?

Como administrador, seu trabalho é descobrir o que está causando a perda de pacotes e eliminar as fontes de erros. Para fazer isso, você deve ser capaz de medir, testar e eliminar a perda de pacotes. Algumas das coisas que você pode fazer é aumentar a largura de banda ou reduzir a tensão colocada no hardware.

Quais são algumas coisas concretas que posso fazer imediatamente?

Quais são algumas coisas concretas que posso fazer imediatamente?

Você pode começar, por exemplo, tratando os pacotes UDP com prioridade para manter as conexões de vídeo e VoIP tão desobstruídas quanto possível. Por outro lado, pequenos atrasos em downloads (por exemplo, via FTP) ou e-mails (SMTP, POP3, IMAP) são menos visíveis para os funcionários e, portanto, não são tão cruciais para garantir operações de trabalho adequadas.

Medição da perda de pacotes com o PRTG:
Três sensores para começar

 

  • Use o Sensor Ping do PRTG para medir a disponibilidade de seus dispositivos e calcular a perda de pacotes como porcentagem.
  • O Sensor de Qualidade de Serviço permite que você monitore os caminhos de rede e, assim, meça e reduza a perda de pacotes. Este sensor também está incluído.
  • Use o Sensor Cisco IP SLA para medir a taxa de perda de pacotes em seus dispositivos Cisco.

Perda de pacotes:
Quais são as causas?
E o que pode ser feito para detê-la?

 

 

iO que é um sensor?

Em PRTG "Sensores" são os elementos básicos de monitoramento. Um sensor normalmente monitora um valor medido em sua rede, por exemplo, o tráfego de uma porta de comutação, a carga da CPU de um servidor, o espaço livre de uma unidade de disco. Em média, você precisa de cerca de 5-10 sensores por dispositivo ou um sensor por porta de comutação.

Veja o vídeo (3:26 min., inglês)

Sobrecarga de rede

Causa 1: Sobrecarga de rede

À medida que as empresas crescem, o mesmo acontece com o tráfego da rede. Mais e mais fluxos de tráfego através dos servidores, roteadores e switches. As sobrecargas levam a erros de transmissão, o que, por sua vez, resultam em perda de pacotes.

Solução: O PRTG monitora todo o tráfego na sua rede. Ele permite que você detecte picos de carga de curto alcance, bem como aumentos graduais no tráfego. Dica de sensor: Use sensores de largura de banda como SNMP Traffic, NetFlow, IPFIX e outros.

Desempenho do dispositivo

Causa 2: Desempenho do dispositivo

Em geral, sua rede é extremamente estável. Mas as CPUs de dispositivos individuais estão sobrecarregadas e incapazes de processar os dados por completo. Como resultado, ocorre a perda de pacotes. O congestionamento tem um efeito negativo em toda a sua rede.

Solução: Use o PRTG para monitorar todo o hardware em sua rede. Ao fazê-lo, você descobrirá rapidamente os estrangulamentos. Dica de sensor: Implante o sensor de carga da CPU SNMP e o sensor de carga da CPU do Windows para o monitoramento da CPU.

Erros de hardware

Causa 3: Erros de hardware

Dispositivos ou peças do dispositivo também podem quebrar ou ter um erro. O problema pode estar na RAM ou em uma placa de rede. Tal como acontece com as sobrecargas, estas falhas podem ter um impacto negativo em toda a sua rede.

Solução: Com o PRTG, você manterá uma vigilância constante sobre seu hardware. Erros em dispositivos são frequentemente fáceis de detectar, pois as leituras do dispositivo mudam repentinamente. Dica de sensor: Sensores de saúde do sistema, tais como o Buffalo TeraStation ou o NetApp e o Sensor SNMP Hardware Status .

Erros de software em dispositivos de rede

Causa 4: Erros de software em dispositivos de rede

Os erros de software também ocorrem frequentemente em dispositivos de rede. E essas falhas podem levar à perda de pacotes.

Solução: O PRTG permite detectar erros de software assim que eles surgirem. Exemplo: Criando um sensor log de eventos ou usando a API do PRTG para criar um sensor personalizado e, portanto, ler individualmente os logs de software e outras mensagens.

Várias ferramentas em uso, mas nenhuma visão geral central

Causa 5: Várias ferramentas em uso, mas nenhuma visão geral central

Muitos administradores usam várias ferramentas diferentes. Mas essas ferramentas muitas vezes têm funções limitadas e são usadas apenas para coisas específicas, tais como testes. Como resultado, os administradores encontram-se sem uma solução de monitoramento constante e abrangente..

Solução: Com o PRTG, você obtém uma ferramenta de monitoramento de rede que monitorará todos os seus dispositivos, tráfego e aplicativos em todos os momentos, e isso pode ser configurado para alertá-lo no caso de problemas do jeito que você desejar.

Uma amostra da medição de perda de pacotes com o PRTG

 


Seu objetivo: 0% de perda de pacotes!

O objetivo de cada administrador deve ser a perda de pacotes de 0%. Ao fazê-lo, você permitirá que os pacotes de dados viajem pela sua rede na íntegra, sem erros e com o desempenho máximo.

As vantagens do PRTG

Análise rápida

Ao instalar o PRTG, o recurso da Descoberta Automática começa a funcionar imediatamente. O PRTG procura automaticamente todos os dispositivos em sua rede e cria sensores apropriados para eles. O resultado: você obterá uma análise rápida simplesmente abrindo o PRTG pela primeira vez!

Análise de longo prazo

Os dados históricos permitem que você veja como sua rede evolui a longo prazo. Exemplo: com o PRTG, você pode identificar e documentar um aumento no tráfego durante um longo período de tempo.

Sensores incluídos

Todos os sensores acima mencionados estão incluídos na versão gratuita (100 sensores). Experimente os sensores sem risco e decida por si mesmo se o PRTG é a ferramenta certa para você.

Recurso de alarme incluído

O PRTG dispõe de um sistema de notificação personalizável. Se um sensor soar o alarme, você automaticamente receberá uma notificação. Todos os valores da função de alarme podem ser personalizados conforme você desejar.

Suporte incluído

O PRTG também vem com suporte rápido e abrangente. Confira nossa base de conhecimento para vários artigos, vídeos e manuais de instruções. Nossa equipe de suporte normalmente responde a perguntas dentro de 24 horas em dias úteis.

Mais de 95% dos nossos clientes recomendam o PRTG

 

A Paessler AG apresentou um extenso levantamento de mais de 600 departamentos de TI em
todo o mundo que usam PRTG. O objetivo deste estudo foi otimizar e aperfeiçoar nosso
Network Monitoring Software para melhor atender às necessidades dos administradores.
Um resultado da pesquisa: mais de 95% dos participantes recomendaria o PRTG - ou já o fizeram.

Recommend PRTG

Sua rede num piscar de olhos
– mesmo para viagem

PRTG pode ser iniciado em poucos minutos e é compatível com diferentes dispositivos.

 

PRTG comes with all the features you need, plus more your IT infrastructure won't want to live without.

 

PRTG monitora esses e tantos outros fabricantes e aplicativos para você!

 

200.000 administradores em todo o mundo
confiam em nosso software.

Aqui nós compilamos algumas revisões para você.

 

  • Versão ilimitada do PRTG por 30 dias
  • Após 30 dias, se torna a versão gratuita
  • Ou, você pode adquirir uma licença comercial

Solução Premiada

Nós trabalhamos duro para tornar nosso software tão poderoso e
fácil de usar quanto possível para os nossos clientes a cada dia.
Claro que nos deixa orgulhosos, se ainda conseguimos receber prêmios por isso.

 

premiada PRTG


Dica prática: “Oi Konstantin, qual é o melhor caminho a seguir para medir a perda de pacotes?”

“O Sensor QoS (Quality of Service) Round Trip é perfeito para medir a qualidade da conexão, o que significa que também pode ser usado para medir a perda de pacotes entre dois pontos na sua rede. Este sensor envia pacotes UDP da extremidade de uma conexão (geralmente um computador Windows com uma sonda PRTG) para outra e de volta novamente. Por conseguinte, você precisará de dois pontos finais para o monitoramento de QoS. Para tornar este processo tão simples quanto possível, criamos o sensor PRTG QoS Reflector. Este sensor é basicamente um script Python que envia pacotes UDP de um ponto final de volta ao PRTG. Como resultado, você não precisará configurar outro computador Windows em sua rede para completar a ida e volta, o que geralmente é o caso com sensores QoS. O PRTG QoS Reflector é rápido de implementar e executar em todos os sistemas baseados em Linux, mesmo em um pequeno Raspberry Pi, que você pode manter no final da conexão para ser medido.

Para obter mais informações e um link de download para esta ferramenta de código aberto, vá à nossa base de conhecimento: Monitoramento QoS Round Trip sem sondas remotas.” 

Konstantin Wolff, Desenvolvedor de Software na Paessler AG

O PRTG vale a pena: Você otimizará toda a sua TI!

E os custos de uma licença anual do PRTG se pagam por si só em questão de semanas.

O PRTG reforça a confiabilidade
de sua rede

O PRTG reforça a confiabilidade de sua rede

O PRTG economiza custos de
gestão de rede

O PRTG economiza custos de gestão de rede

O PRTG economiza tempo gasto com
gestão de rede

O PRTG economiza tempo gasto com gestão de rede

Uma comparação do monitoramento de tráfego:
WMI, SNMP, packet sniffing, NetFlow

Como você gostaria de configurar seu monitoramento de largura de banda? O PRTG vem com uma variedade de opções,
incluindo WMI, monitoramento SNMP, packet sniffing e monitoramento NetFlow. Cada uma dessas ferramentas tem suas
próprias vantagens e desvantagens. Um resumo: 

 

 

WMI

SNMP

Sniffer de Pacotes

xFlow (IPFIX, NetFlow, sFlow, jFlow)

Configuração

Média

Fácil

Fácil a complexa (dependendo de regras de filtro usadas)

Pode ser complexo (por exemplo, o interruptor deve ser configurado)

O tráfego pode ser filtrado

NO

NO

YES

YES

Diferenciar o uso da banda por protocolo ou IPs

NO

NO

YES

YES

O PRTG pode mostrar Toplists (com principais falantes, principais conexões e principais protocolos e opções personalizadas)

NO

NO

YES

YES

Uso de largura de banda de filtro por IP

NO

NO

YES

YES

Uso de largura de banda de filtro por endereço MAC

NO

NO

YES

NO

Uso de largura de banda de filtro por porta de rede física

YES

YES

NO

NO

Monitore os parâmetros da rede adicionalmente ao uso de largura de banda

YES

YES

NO

NO

Carga da CPU na máquina que executa o PRTG

Baixo

Baixo

Elevada, depende da quantidade de tráfego

Elevada, depende da quantidade de tráfego

Uso de largura de banda excessivo do monitoramento

Pequeno

Pequeno

Nenhum (exceto quando portas de switch são usadas no monitoramento)

Depende do tráfego

O PRTG facilita a sua vida!

Deixe o nosso software de monitoramento rígido trabalhar por você.
Assim, você pode se concentrar no seu trabalho do dia-a-dia com paz de espírito total.

 

O PRTG economiza tempo

O PRTG é uma solução centralizada para toda a sua rede. Switches, roteadores, servidores, estações de trabalho, dispositivos... Desfrute de uma rápida visão geral em todos os momentos através do nosso painel e aplicativo.

O PRTG poupa nervos

Personalizar PRTG é muito fácil. Começar ou mudar de outra ferramenta de monitoramento de rede para o PRTG é fácil graças à detecção automática e aos modelos de dispositivos pré-configurados.

O PRTG poupa custos

80% dos nossos clientes relatam uma economia significativa na gestão da LAN. A experiência mostra que os custos das licenças se pagam por si só em questão de semanas.

 

PRTG: O canivete suíço para Administradores de Sistema

Adapte o PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades contando com
uma API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores Personalizados: Crie seus próprios sensores para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações para enviar alarmes para sistemas externos
  • Novo sensor REST API: Monitore quase tudo o que fornece XML ou JSON

box.png

Dicas de leitores de nossa base de conhecimento

Paessler AG - Engenharia de Qualidade Alemã

DOWNLOAD GRATUITO
  • Versão ilimitada do PRTG por 30 dias
  • Após 30 dias, se torna a versão gratuita
  • Ou, você pode adquirir uma licença comercial

 

Made in Germany: A ferramenta PRTG Network Monitor é o fruto de uma equipe dedicada. A empresa foi fundada por Dirk Paessler. A sede da PAESSLER AG está localizada na cidade de Nuremberg, no coração da Alemanha. Combinamos virtudes típicas alemãs, como elevados padrões de qualidade, diligência assim como alinhamento com uma atitude cosmopolita e internacional. Leia mais sobre a nossa empresa aqui. A propósito: Nós estamos regularmente à procura de novos recrutas.

Estudos de Caso: Aeroportos, empresas de serviços públicos, bancos, faculdades, hospitais: O PRTG está presente em todos os setores. Para cada um dos nossos clientes, negócios e processos organizacionais dependem do bom funcionamento da infra-estrutura de rede. a satisfação do cliente de PRTG é de quase 100%. Leia em nossos estudos de caso como os nossos clientes usam o PRTG.

Testes de produtos: Está mais que claro dizer que estamos convencidos da qualidade do PRTG. Mas como pensam os outros? O PRTG sempre se deu muito bem nos testes. O usuário PRTG “LanLine” resumiu da melhor forma: “O PRTG já era bom há alguns anos, e desde então ficou ainda melhor de versão para versão.” Este tem sido o nosso objetivo firme e sincero. Leia mais sobre como monitorar testes de produtos de software e comparações aqui.

Suporte: Nossa equipe de suporte trabalha duro todos os dias para ajudar os clientes a resolver seus problemas de monitoramento. Nosso objetivo é responder todas as perguntas dentro de 24 horas (em dias úteis). Temos elaborado um manual abrangente e construímos uma extensa base de conhecimento com vídeos, webinars e FAQs. Todo o suporte, é claro, também está incluído!

Entrada flexível: A versão de teste é gratuita, para que você possa avaliar a nossa ferramenta de monitoramento sem riscos. Se você desejar atualizar o PRTG, basta escolher uma licença adequada. Você poderá ampliar sua licença posteriormente de forma flexível.

 

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 19.2.50.2842 (May 15th, 2019)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais

Tópicos Relacionados