Netflow monitoring PRTG software tudo em um de análise & monitoramento

  • O NetFlow Analyzer PRTG monitora sua largura de banda e tráfego
  • O PRTG suporta todas as diferentes versões do NetFlow
  • O PRTG monitora todos protocolos de fluxo importantes
  • O coletor PRTG NetFlow salva e processa fluxos

 


É assim que funciona o netflow monitoring com o PRTG

 

 

 

 

 

 

O protocolo NetFlow é suportado principalmente pelos roteadores e switches da Cisco.

NetFlow permite analisar e monitorar sua banda e determinar, por exemplo, a quantidade de tráfego causada por determinados endereços IP, protocolos ou programas. A fim de realizar uma análise desse tipo, você deverá configurar seus roteadores de tal forma, que os pacotes de fluxo sejam enviados a um computador instalado com uma sonda PRTG. Tecnologia de fluxo coloca pouca pressão sobre a sua CPU e é adaptada especialmente para redes com tráfego de dados pesado.

Procurando por uma ferramenta de monitoramento NetFlow, sem quaisquer custos adicionais? Então o PRTG é para você!!

no need for upgrades

Não há upgrade obrigatório

O PRTG é um pacote Tudo-em-Um! Nossa ferramenta de monitoramento de rede não requer atualização ou ferramenta adicional para analisar a sua largura de banda usando NetFlow. Basta uma instalação padrão do PRTG e você já estará no seu caminho para o monitoramento do tráfego que passa através de seus roteadores e switches Cisco.

all in one

Uma ferramenta para tudo

Com o PRTG, você obtém uma solução de software central para todo o seu monitoramento - e uma visão completa em toda a rede. A necessidade de uma combinação de diferentes tipos de ferramentas é uma coisa do passado. O PRTG permite monitorizar os serviços de utilização da largura de banda, servidor, CPU, site, nuvem, e muito mais.

Auto Discovery

Instalação rápida

O PRTG usa detecção automática para configurar automaticamente o monitoramento abrangente, e criar todos os sensores que você precisa. Portanto, uma mudança de outro software de monitoramento para o PRTG não tomará o seu tempo.

Toplists

Top Listas

Por padrão, as chamadas Top Listas no PRTG sempre dividem o tráfego dentro do sensor entre Principais Transmissores (uso de largura de banda de acordo com o endereço de IP), Principais Conexões (uso de acordo com a conexão), e Principais Protocolos (uso de acordo com o protocolo). Com as Top Listas, você desfrutará de uma visão categorizada que torna a análise de tráfego de dados muito fácil.

Sensores PRTG para Monitoramento NetFlow

 

Sensores NETFLOW V5

A versão 5 do NetFlow está em uso bem popular. Com o PRTG, você tem um Sensor NetFlow V5 compatível, bem como um Sensor Personalizado NetFlow V5.

 

Sensores NETFLOW V9

O NetFlow versão 9 é uma forma mais avançada da tecnologia NetFlow. PPRTG fornece sensores apropriados para a sua utilização: o Sensor NetFlow V9 e o Sensor Personalizado NetFlow V9.

 

Sensores IPFIX

Internet Protocol Flow Information Export (IPFIX) é uma forma avançada do sistema NetFlow da Cisco. O PRTG oferece dois sensores para a sua utilização: O Sensor IPFIX e o Sensor Personalizado IPFX, que você pode personalizar para atender às suas próprias necessidades específicas.

Screenshots
Aqui você vê como o monitoramento NetFlow aparece no PRTG

Análise de NetFlow com PRTG - 3 aplicações úteis 

O PRTG permite reconhecer se seus switches não estão equipados para lidar com a quantidade de dados da sua solução de backup - antes deles tornarem-se completamente sobrecarregado. Caso essas opções estejam sobrecarregadas durante um backup de qualquer maneira, o PRTG irá permitir que você encontre rapidamente o autor do problema. 

  

Identificar nós na largura de banda

Fontes individuais frequentemente consomem desproporcionalmente grandes quantidades de largura de banda. Estas fontes podem ser usuários individuais, mas também programas ou dados específicos. Com o monitoramento NetFlow, você poderá avaliar os endereços IP e o tráfego. 

Descubra os picos de carga a tempo

Muitas empresas t~em que lidar com flutuações no acesso a vários sites ou aplicativos internamente usados. Defina seus próprios limites para que possa ser informado mais cedo: idealmente, antes do desempenho do seu sistema levar um golpe de surpresa.

  

Evitar sobrecargas de backup

Certos backups intensos podem causar problemas em toda a rede. Tais problemas são frequentemente o resultado de roteadores individuais ou interruptores, que se sobrecarregam durante o backup e ameaçam toda a rede. Use o monitoramento NetFlow para encontrar as causas e, assim, otimizar sua rede.

quote-puke.png

“Todos nós podemos trabalhar com maior paz de espírito, sabendo que os nossos sistemas estão sendo constantemente monitorados.”

Markus Puke, Administrador de Rede na Clínica Schüchtermann. Estudo de caso.

 

O PRTG facilita a sua vida!

Deixe o nosso Monitor de NetFlow trabalhar por você, para que você possa se concentrar em suas tarefas do dia-a-dia com tranquilidade total.

O PRTG poupa tempo

Com o PRTG, você obtém uma única ferramenta de monitoramento central com a qual você pode monitorar sua largura de banda e rede através de NetFlow, SNMP, ou packet sniffing. Desfrute de uma visão geral rápida e fácil, graças aos nossos painéis e mapas.

O PRTG poupa dores de cabeça

Personalizar o PRTG é fichinha. Quando se trata de análise de NetFlow, você obterá todos os sensores corretos em suas muitas formas diferentes. E isso lhe poupará muito tempo, pois você receberá seu monitoramento instalado e funcionando.

O PRTG economiza dinheiro

O PRTG vale a pena. 79% dos nossos clientes relatam economias de custos na área de gestão de rede. A experiência mostra que os custos das licenças se pagam por si só em questão de semanas.

Dica prática: “Hey Gerald, o que você diria a administradores que desejam usar o PRTG para monitorar seu NetFlow?”

“A Cisco tem desenvolvido continuamente a tecnologia NetFlow. Administradores devem, portanto, saber de antemão qual versão NetFlow é suportada por seus roteadores e switches. Com os sensores de PRTG corretos, a criação de monitoramento NetFlow é rápida e fácil.”

Gerald Schoch trabalha como Editor Técnico na Paessler AG.

Monitoramento NetFlow com o PRTG: instalação em 3 passos simples!

 

 

Configurar o protocolo NetFlow do roteador para que ele envie pacotes NetFlow para o computador que executa o PRTG Network Monitor:

Passo 1

Instale o PRTG

Sensores de fluxo ainda estão disponíveis na versão de avaliação gratuita do PRTG. Escolha uma licença adequada para desfrutar de um controle global com mais de 100 sensores. Mas você também pode fazer isso mais tarde.

Passo 2

Configure seu roteador ou switch Cisco para que ele exporte e envie dados NetFlow a um computador com uma sonda PRTG. Na próxima etapa, você criará o sensor NetFlow neste computador. Preste atenção especial na versão do fluxo (flow) que é exportado, para isso um sensor compatível deve ser usado no PRTG.

Passo 3

Crie sensores NetFlow que sejam apropriados para a versão do fluxo exportado e endereço destino e configure a porta UDP e um endereço de IP nas definições do sensor, no qual você gostaria que os fluxos sejam recebidos. Outra opção é indicar o endereço IP de um dispositivo Cisco específico, se você quiser que os fluxos sejam recebidos por um determinado dispositivo, e ativar o modo de amostragem se você tiver definido este modo no dispositivo de destino. Introduza um valor para o timeout (tempo de esgotamento) de fluxo ativo, que seja, pelo menos, um minuto mais longo do que o timeout do dispositivo. E, finalmente, escolha qual das categorias de tráfego de dados do sensor deve ser exibida em vários canais, e defina um filtro opcional para os dados desejados.

Alternativa: Se você não exigir análises de longo prazo para cada PC e só gostaria de monitorar o tráfego que ocorre atualmente e recentemente (com base em IP ou protocolo), então criar um sensor de NetFlow e, correspondentemente, analisar o tráfego de dados nas Top Listas baseados em IP ou protocolo já é suficiente. Mais informações sobre configuração: leia as respostas às perguntas de usuários na nossa Base de Conhecimento. Neste artigo, você encontrará dicas adicionais sobre a configuração de roteadores Cisco. 

Monitoramento Netflow para VMware

 

 

VMware e NetFlow: VMware usa a tecnologia NetFlow na linha de produtos dos chamados "vSphere Distributed Switches (vDS)". Em princípio, estes interruptores virtuais conectam as placas de rede virtuais de máquinas virtuais (VMs) à rede por meio das placas de rede físicas de hosts. O VMware incorporou NetFlow para estes switches virtuais. 

Monitorando com o PRTG: Os monitoramentos descritos assim como o monitoramento NetFlow de dispositivos físicos (Cisco) já estão operacionais aqui. Instalar o NetFlow no VMware vCenter e configurá-lo de tal forma que esses fluxos sejam enviados para o PRTG, onde um sensor de fluxo correspondente exibe e monitora os dados. Enquanto a versão correta NetFlow é usada, não faz nenhuma diferença para o PRTG de onde os fluxos vêm. 

Mais informações:

Mais de 95% dos nossos clientes recomendam o PRTG

A Paessler AG apresentou um extenso levantamento de mais de 600 departamentos de TI em todo o mundo que usam PRTG. O objetivo deste estudo foi otimizar e aperfeiçoar nosso Network Monitoring Software para melhor atender às necessidades dos administradores. Um resultado da pesquisa: mais de 95% dos participantes recomendaria o PRTG – ou já o fizeram.

Outros sensores de fluxo

 

O PRTG fornece outros sensores de fluxo que permitem que você monitore seus protocolos de chat, Citrix, FTP, e-mail e outros tipos de tráfego.

sFlow: Com um sensor de sFlow, apenas cada enésimo pacote - especificado previamente - será transmitido: isto resulta em ainda menos carga sobre o sistema. Find our more about the PRTG sFlow sensor here.

jFlow: jFlow permite monitorar hardware da Juniper Networks, entre outros. Aqui também é possível configurar dispositivos especialmente para o PRTG. Ele apresenta um alto grau de semelhança com o NetFlow5. Find out more about our jFlow sensor.  

Solução Premiada

Nós trabalhamos duro para tornar nosso software tão poderoso e
fácil de usar quanto possível para os nossos clientes a cada dia.
Claro que nos deixa orgulhosos, se ainda conseguimos receber prêmios por isso.

 

premiada PRTG

Comparação: Netflow, SNMP e packet sniffing

 

SNMP: SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo extremamente popular e uma maneira fácil de ler dados do dispositivo. Ele lhe oferece uma olhada inicial importante, por exemplo, sobre o uso de largura de banda, CPU, ou a temperatura do seu hardware. Leia mais sobre o monitoramento SNMP com o PRTG


Packet Sniffing: Para obter informações mais detalhadas sobre o seu uso de largura de banda, use packet sniffing (ou farejamento de pacotes) ou NetFlow. Assim você será capaz de dar uma olhada mais de perto nos pacotes que passam através de roteadores ou switches individuais. Mais sobre Packet Sniffing com o PRTG.


Análise NetFlow: NetFlow é um protocolo suportado em particular pelo hardware Cisco. Portanto, é necessária uma solução de monitoramento que é compatível com NetFlow. Com tal solução (packet sniffing, por exemplo) você poderá analisar pacotes mais em detalhe. O PRTG já vem com um conjunto de sensores NetFlow - sem nenhum custo adicional.

Coletor NetFlow contra Analisador NetFlow

Quais são as melhores ferramentas do NetFlow?

 Muitas ferramentas podem coletar e analisar dados de fluxo. Ao escolher uma ferramenta, você deve considerar suas necessidades e a medida em que você gostaria de analisar seus dados. Também pode fazer sentido usar várias ferramentas diferentes simultaneamente. Descobrimos, por exemplo, que muitos administradores utilizam o Wireshark, adicionalmente ao PRTG. Graças ao seu monitoramento de fluxo, o PRTG poderá lhe fornecer uma visão geral, permitindo que você descarte possíveis causas de problemas de rede. O Wireshark, por outro lado, oferece uma visão detalhada dos pacotes de dados individuais.

 

O que é um coletor NetFlow? 

 Um coletor NetFlow captura, salva e processa dados do NetFlow. Algumas dessas ferramentas são mais eficazes do que outras em matéria de fornecer análise detalhada de dados. Muitos administradores, no entanto, usam uma única ferramenta para executar as funções de coletores NetFlow e analisadores NetFlow.

 

O que é um analisador NetFlow?

 O PRTG é um coletor NetFlow e um analisador NetFlow. Ele captura e processa dados do NetFlow e apresenta esses dados em um painel de controle. O PRTG utiliza configurações personalizáveis e as chamadas top listas acima descritas para exibir os principais interlocutores, as principais conexões assim como os principais protocolos na rede. Você pode definir seus próprios valores limite. Se esses valores forem excedidos, o PRTG lhe enviará automaticamente uma mensagem.

 

Quais coletores e analisadores NetFlow estão disponíveis para o Windows?

 O PRTG é um coletor e analisador NetFlow que é executado no Windows. Como nosso foco sempre esteve em sistemas Windows, adquirimos um pouco de experiência na área de monitoramento do NetFlow com o Windows. O PRTG é a sua solução de monitoramento Windows Tudo-em-Um. Ele vem com inúmeros sensores WMI, bem como monitoramento do log de eventos do Windows e monitoramento de segurança do Windows. Ele também usa tecnologias que lhe permitirão monitorar sistemas operacionais que não sejam Windows.

 

Baixar o analisador NetFlow: Gratuito ou profissional?

 Muitos administradores perguntam se existe uma ferramenta de análise NetFlow gratuita, ou se eles deveriam considerar usar uma ferramenta profissional. Com o PRTG, você obtém 100 sensores gratuitos que nunca expiram. E se você decidir expandir seu monitoramento no futuro, uma licença profissional pode ser comprada a qualquer momento. As licenças PRTG permitem que você aproveite todos os recursos do software: alarme, relatórios, suporte e toda a gama de sensores

dirk-paessler.png

“Nossa prioridade de continuar a desenvolver o PRTG é uma estratégia constante, prática e pró-ativa. Nossa esperança é que os administradores sempre estejam prontos para quaisquer novos padrões que apareçam no mercado.”

Dirk Paessler, Fundador e Diretor da Paessler AG em Nuremberg.

 

Made in Germany: A ferramenta do PRTG Network Monitoring é o fruto de uma equipe internacional e dedicada. A empresa foi fundada por Dirk Paessler que lidera a empresa ainda hoje. A sede da PAESSLER AG está localizada na cidade de Nuremberg, no coração da Alemanha.

Uma visão geral rápida: O PRTG fornece uma visão geral rápida, quer na área de trabalho de seu computador ou como um aplicativo no seu smartphone. Um painel configurável individualmente dispõe de todas as estatísticas-chave na forma de um gráfico fácil de entender, assim você sempre pode fazer com que a sua rede fique funcionando perfeitamente.

Configuração fácil: Nossa configuração inteligente garante uma instalação rápida e fácil. Durante a instalação, o PRTG fará o ping de sua rede e criará sensores apropriados, poupando-lhe muito tempo precioso. Além disso, a mudança de outros softwares como o Nagios é relativamente rápida e fácil.

Suporte espetacular: Nossa equipe de suporte responderá todas as perguntas dentro de 24 horas (em dias úteis). Descubra uma grande variedade de vídeos, webinars e instruções em nossa base de conhecimento. Nosso manual é também um excelente recurso.

 

Entrada flexível: A versão de teste é gratuita, para que você possa avaliar a nossa ferramenta de monitoramento sem riscos. Se você desejar atualizar o PRTG, basta escolher uma licença adequada. Você poderá ampliar sua licença posteriormente de forma flexível.

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 17.4.35.3441 (November 27th, 2017)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão PRTG em nuvem (PRTG in the cloud)

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais...

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais >>

Copyright © 1998 - 2017 Paessler AG