Monitoramento de rede é diferencial estratégico no modelo de negócio de provedor de links




Para a Vox Telecomunicações, provedora de links empresariais dedicados à Internet, o monitoramento da sua estrutura de rádios, roteadores e outros equipamentos tem direcionado tanto o custo operacional quanto a política de qualidade de serviços da empresa. Para monitorar sua rede externa, a Vox optou pela aquisição do PRTG, software de monitoramento de redes produzido pela empresa alemã Paessler. "Não conseguimos trabalhar sem monitoramento. Sem o PRTG ficamos cegos. Existem falhas que não são comunicadas pelos clientes e que nos gerariam milhares de reais em prejuízos. Sem o PRTG demoraríamos a identificar essas falhas", diz Allan Caldas, sócio-diretor da Vox. "Nós monitoramos os serviços de todos os nossos clientes. O médio provedor tem que ser mais ágil que uma grande operadora. O PRTG gera relatórios e gráficos, conforme os SLAs (acordos de nível de serviço) e nossos clientes estão muito satisfeitos com esta transparência", acrescenta.

A Vox Telecomunicações partiu para a adoção de uma ferramenta avançada de monitoramento unificado de rede pouco depois de começar sua operação no Rio de Janeiro, em 2006. "Sem o monitoramento, a situação ficaria delicada. Só saberia onde há alguma falha quando alguém reportasse o sintoma. Precisamos nos antecipar ao suporte técnico, bem como ter uma resposta rápida a uma falha em nossa rede", enfatiza. "Se um cliente desliga um rádio, recebo um alerta por e-mail ou SMS e ligo para ele antes que perceba o problema", exemplifica.

Vox Telecom

www.voxisp.net

Atualmente, a provedora tem uma base de 370 rádios, sendo dois por enlace, todos monitorados pelo PRTG Network Monitor, da Paessler AG. A Vox Telecomunicações tem produtos a partir de R$ 300 e o ticket médio é de cerca de R$ 700 (5 Mbps dedicados). Allan Caldas destaca que, junto à qualidade do produto, a política de licenciamento da Paessler permitiu escalonar o investimento conforme a expansão da empresa. "Não há modelo melhor, principalmente por permitir que novas empresas, ou pequenas e médias, usem o software de monitoramento", afirma. Ele lembra que no contrato do PRTG Network Monitor, pode-se optar inicialmente por uma versão menor e ir fazendo upgrades à medida que a necessidade surgir, pagando-se apenas a diferença de preços relativos aos equipamentos, protocolos e outros parâmetros a serem monitorados (sem precisar adquirir uma nova licença) e novos componentes podem ser licenciados conforme a necessidade. Além dessa escalabilidade, o valor das diferentes licenças do PRTG é relativamente baixo. "Em resumo, o produto oferece muito mais do que eu pago por ele", avalia.

Embora o PRTG Network Monitor frequentemente surpreenda o gestor com a sua riqueza de funcionalidades, a ideia principal do produto é simplificar. Portanto, a sua implementação é rápida, assim como os resultados. "Desde a sua versão mais antiga, a solução de monitoramento da Paessler vem evoluindo constantemente em termos de funcionalidades e simplicidade de uso", afirma Caldas.

O diretor da Vox conta ainda que utiliza todas as funcionalidades por meio da interface web, que torna o console acessível em qualquer browser. "A possibilidade de monitorar um parâmetro de uma página em XML é algo inesperado em um produto de monitoramento", menciona. Ele ainda espera atualizar seu celular para usar mais a interface móvel. "Já usei em alguns tablets e é excelente", diz.

O executivo observa que o PRTG Network Monitor tem assegurado as melhores práticas tanto na gestão interna quanto na prestação do serviço. "O software fornece excelentes gráficos de consumo. Os relatórios são baseados em SLA, o que é perfeito para o nosso negócio e é exatamente o que os clientes pedem", resume Caldas.

Sobre a Vox Telecomunicações:

 A Vox Telecomunicações do Brasil é um provedor especializado em oferecer conexões dedicadas e estatísticas à Internet, que inclusive são usadas como infraestrutura para telefonia IP. A empresa também atua fortemente na interligação matriz/filial com tecnologias à escolha do cliente, como  EoIP, VPN e MPLS. A Vox Telecomunicações do Brasil preza pela transparência em suas relações de negócios. Todos os clientes são sempre informados sobre o equipamento utilizado e a qual repetidora está conectado. Os clientes podem ainda acessar relatórios de desempenho e gráficos de consumo, disponibilizados pelo sistema de monitoramento PRTG.

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.