PRTG Network Monitor é a melhor escolha para rede de serviço de crédito cooperado no Brasil




Além da usabilidade e do custo-benefício, iniciativa de monitorar a rede corporativa com o software da Paessler reduziu pela metade o tempo de abertura de chamados, gerou transparência e engajamento entre os usuários do sistema

Administradores de rede precisam de uma solução eficiente, otimizada e com bom custo-benefício para gerenciar o tráfego de dados e configurar os dispositivos instalados. As melhores ferramentas para redes corporativas de grande porte devem ser capazes de oferecer um alto nível de detalhes ao mesmo tempo em que colocam uma carga pequena sobre os equipamentos de telecomunicação monitorados.

Responsável pela folha de pagamentos de mais de 18 mil funcionários, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), oferece produtos bancários diferenciados aos usuários de serviços financeiros. O crescimento da empresa exigiu dos executivos a necessidade de dar mais robustez às atividades de telecomunicações, contratadas por meio de cinco operadoras diferentes. Baseado nisso, o Sicoob decidiu manter um mapa da sua rede com uma visão real da gestão de serviços. Entretanto, com mais de 2.500 circuitos distribuídos no Brasil, o atendimento contratado com as operadoras de telecomunicações passou a ficar abaixo dos níveis adequados.

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) oferece produtos e serviços financeiros e compartilha os resultados com os associados ao aplicar os recursos captados nas próprias comunidades. As cooperativas de crédito do Sicoob são instituições financeiras sólidas e seguras, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil e integram um sistema forte e solidário. A diferença das cooperativas de crédito para os bancos é que os bancos são sociedades anônimas, que se relacionam com seus clientes e visam resultados para os acionistas. As cooperativas de crédito são sociedades de pessoas, norteadas por princípios associativistas, que visam o bem estar dos seus associados e das comunidades onde atuam.

Faz parte do Sistema a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob que tem a finalidade de defender os interesses das cooperativas representadas, ofertar serviços, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica dos mais de 2.000 pontos de presença física, distribuídos em 25 unidades da federação; o Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob) especializado no atendimento às cooperativas de crédito e cujo controle acionário pertence às cooperativas do Sicoob; a Bancoob DTVM, distribuidora de títulos e valores; o Sicoob Previ, fundação que oferece plano de previdência complementar; a Cabal Brasil, bandeira e processadora de cartões e a Ponta Administradora de Consórcios. Conta ainda com o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que confere credibilidade ao sistema e garante a proteção dos recursos de seus mais de 2,5 milhões de associados.

www.sicoob.com.br

www.sicoob.com.br

Critérios na escolha do PRTG Network Monitor

José Eduardo Godoi, líder de equipe da empresa, explicou que, apesar de já ter experimentado um sistema de monitoramento semelhante, optou pelo PRTG Network Monitor da Paessler em função da usabilidade. "Escolhemos o PRTG pela facilidade de uso e personalização dos recursos de forma a atender as nossas necessidades", afirma. O monitoramento da rede do Sicoob é realizado em uma plataforma virtual da VMware sobre um servidor rodando a versão 64 bits do Windows Server 2008 com processador Intel Xeon 2.4Ghz Quadcore e 10GB de memória RAM.

Na medida em que um dos critérios para adoção do PRTG no projeto era a questão da mobilidade do serviço, foi fundamental permitir que os usuários utilizassem a ferramenta de monitoração em qualquer lugar e em todas as plataformas. "Além disso, consideramos a quantidade de circuitos que seriam gerenciados e a possibilidade de extrair informações em tempo real como indisponibilidade e consumo de banda", explica.

O software da Paessler é utilizado para monitorar mais de 8 mil sensores distribuídos em switches e roteadores. A implementação também foi pensada para dar transparência e aumentar o engajamento com o software. "Criamos um mapa para ser utilizado em um painel de monitoração que permitiu uma visão geral de toda rede WAN. Esse painel possibilitou que a equipe de telecom da gerência de produção do Sicoob aprimorasse o controle na gestão de rede de longa distância, o que refletiu em transparência tanto para as áreas de negócio quanto para os usuários do sistema", completa.

sicoob_1.jpg

 

"O PRTG elevou o nível de atuação da nossa equipe de telecom na gestão da rede, na identificação de falhas antes mesmos das operadoras de telecomunicações e na monitoração em tempo real de circuitos críticos para o negócio", completa.

José Eduardo Godoi, líder de equipe, Sicoob

sicoob_3.png

Escolhas inteligentes geram benefícios e economia

A relação custo-benefício e a qualidade no tratamento de incidentes são fundamentais para a gestão de uma rede corporativa. O software da Paessler conquistou o Sicoob não apenas pela capacidade de facilitar a complexidade das camadas, mas também por lidar bem com lacunas que os concorrentes não conseguem preencher. "Os principais motivos que influenciaram nossa decisão pelo PRTG Network Monitor foram a capacidade de resolver nossos problemas, principalmente porque permitiu uma melhor gestão da rede WAN, dando uma visão da rede que as operadoras de telecomunicações não conseguiam entregar", conclui Godoi.

Além disso, um dos grandes desafios para administradores de redes é o tempo médio de resposta da operadora diante de um imprevisto em função de uma oscilação temporária. A utilização do PRTG permite que o tempo de abertura de chamado com as operadoras caia pela metade, promovendo impactos na racionalização de recursos. O Sicoob estima que, com os resultados da implementação do PRTG, a cooperativa tenha uma economia de até R$ 1,5 milhão por ano nos contratos com as operadoras de telecomunicações, já que o software de monitoramento de rede da Paessler AG possibilita que o Sicoob não inclua os serviços de proatividade nos novos contratos.

Outras vantagens obtidas com o PRTG incluem a integração com dispositivos móveis, o controle automatizado de switches e a geração de relatórios de disponibilidade e utilização dos links. Para Godoi, os benefícios que o software proporcionou superaram as expectativas ao ir além do aspecto técnico.

"O PRTG elevou o nível de atuação da nossa equipe de telecom na gestão da rede, na identificação de falhas antes mesmos das operadoras de telecomunicações e na monitoração em tempo real de circuitos críticos para o negócio", completa.

sicoob_2.jpg

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.