Uma das maiores e mais segmentadas empresas do planeta, o Grupo Doosan é também conhecido por suas renomadas marcas nas áreas de construção civil e infraestrutura pesada, como a Bobcat e a Ingersoll-Rand. Também atua nas áreas de publicidade, valores imobiliário, geração de energia, além das indústrias de pecuária e alimentícia.
O Grupo possui mais de 30 unidades de negócio operando separadamente e conta com mais de 38 mil colaboradores no mundo todo.

Esforçando-se para os ‘Cinco Nove’

Inconformado com as típicas interrupções de rede problemáticas e inesperadas, falhas e outros problemas do cotidiano de TI, o gerente do de Data Center da Doosan, Martin Knoll, começou a buscar soluções para o monitoramento de rede, que ajudassem sua equipe assegurar um melhor tempo de atividade, confiabilidade no serviço e  disponibilidade que suas atuais operações de negócio 24/7 exigiam.

“Como gerentes de sistemas, nós temos que alcançar os cinco nove (99,999% de tempo de disponibilidade), mas nós não tínhamos nada que nos tornasse proativos ao invés de reativos de modo a assegurar este alto nível de serviço,” disse Knoll. “Tínhamos o Dell Open Manage para nos alertar se um disco falhasse ou se aparecessem problemas de cartão RAID, mas nada que oferecesse uma visão de prevenção para nos ajudar a parar uma falha. Nós não sabíamos que havia um problema até que as ligações telefônicas começassem a entrar. E não tínhamos nenhuma maneira de estimar a métrica do desempenho sobre o tempo.”

Quando começou a investigar as opções disponíveis, Knoll olhou tanto para o WhatsUp Gold, da Ipswitch, como para os produtos de gerenciamento de rede da SolarWinds. Enquanto ambos pareciam oferecer a solução que ele necessitava, ambos também custavam um valor considerável. “Estávamos preparados para gastar cerca de 50 ou 75 mil dólares que estes produtos teriam nos custado contanto que tivéssemos a visibilidade de rede da qual necessitávamos.” Felizmente, eles não tiveram que gastar isso.

Solução superior a um custo menor

Como recomendação de Ron Leon, consultor de vendas na SHI, um dos maiores fornecedores de solução de TI nos EUA, Martin deu uma olhada no PRTG Network Monitor, da Paessler. O PRTG não apenas ofereceu um espectro mais amplo de ferramentas de monitoramento e uma interface gráfica de utilização mais fácil, mas também um preço muito mais viável do que seus concorrentes.

Doosan

www.doosan.com

“SA fornecedora SHI me disse que o PRTG era melhor e tinha um custo mais baixo. No início estava um pouco cético porque realmente era muito mais barato,” admitiu Knoll. “Nós compramos uma licença ilimitada do PRTG por aproximadamente 25% do preço dos outros dois softwares, o que nos economizou aproximadamente US$ 30.000 que pudemos investir na atualização do VMware também muito necessário para a empresa.”

A instalação inicial do PRTG foi rápida e fácil. Knoll gastou a primeira semana montando o sistema no seu centro de dados doméstico em Bismarck, ND, configurando o PRTG para reunir os dados do Windows, Linux, Solaris e componentes de VMware. Usar a função de auto-descoberta do PRTG, construindo o mapa de monitoramento, foi simplesmente uma questão de selecionar esses elementos para serem incluídos no relatório.

Visibilidade Instantânea sobre os Dados de Toda a Rede, Detalhe Granular

Knoll pesquisou mais adiante no sistema, personalizando seu layout e providenciando seus sensores e imediatamente ficou impressionado pela granularidade da interface de usuário do PRTG e a capacidade de ver uma representação gráfica do mapa de toda a rede, assim como a possibilidade de detalhar informações e relatórios em cada componente.

Enquanto os dados fluíam, Knoll compartilhava as informações com os seus superiores, que também ficaram impressionados com o que estavam vendo. Ele imediatamente começou a mandar o sistema para outros estabelecimentos remotos. Trabalhando com o contato local em cada locação, Knoll configurou cada remote probe, selecionou os componentes de rede necessários e personalizou relatórios e alertas configurados para advertir quando um problema for detectado.

“O PRTG facilita a elaboração de relatórios personalizados para cada uma das administrações locais dos respectivos estabelecimentos. Cada vez que eles fizerem o login, será possível visualizar apenas os dados de seu estabelecimento e não da rede inteira,” disse Knoll. “É muito mais conveniente e menos confuso para eles.” Dados reunidos em cada locação remota são transmitidos para a instalação principal do PRTG em Bismarck e, assim, Knoll tem a visibilidade completa sobre a rede inteira diretamente da sua área de trabalho.

Agora com o sistema completamente atribuído através de toda a rede, o PRTG monitora ativamente todos os três centros de dados importantes na América do Norte, inclusive o respectivo servidor de arquivos, impressão e aplicação próprio de cada centro.

Economia contínua

Para eliminação de falhas e resolução de problemas, Knoll calcula que o PRTG proporcionou a economia de algumas horas por semana para ele e toda equipe de TI oferecendo um alerta de prevenção que os capacita abordar e corrigir assuntos, antes que eles se tornem uma interrupção crítica. A capacidade de acessar o PRTG remotamente de qualquer lugar com uma conexão de internet também ajuda Knoll e a sua equipe a abordar assuntos de rede depois das horas de trabalho ou enquanto eles estiverem longe do escritório de modo a determinar se realmente é necessário fazer uma viagem de emergência ao escritório, por exemplo, às 3 da manhã.

"O PRTG é uma das primeiras coisas que eu verifico de manhã, para assegurar-me de que tudo está funcionando da maneira como deveria funcionar. Se há um problema fermentando, o PRTG me avisa e, com isso, eu tenho a habilidade de resolvê-lo imediatamente,” disse ele. “Se um circuito de rede falha, nós recebemos um alerta imediato e começamos a trabalhar para corrigir o problema antes mesmo que o nosso pessoal note e comece a nos contatar em busca de ajuda.”

Uma vez, o PRTG ajudou Knoll e a sua equipe a evitar uma perda importante em vendas. Quando um IAS falhou em uma máquina de XML que controla a interface de vendas da Doosan, o PRTG imediatamente alertou a equipe sobre o problema. Uma reinicialização rápida no IAS restaurou o serviço em minutos e manteve o canal valioso de comércio eletrônico aberto para seus clientes. “Aproximadamente US$ 1 milhão por dia em vendas passa por essa máquina,” disse Knoll. “A capacidade de abordar e solucionar o problema foi fundamental para nós. Mesmo por poucos minutos, esta máquina parada geraria uma perda significativa para nossos negócios.”

Além de poupar o tempo da equipe e o tempo de quedas, o PRTG também ajuda a Doosan a economizar os custos altos para manutenção e abastecimento de impressoras, registrando contagem de páginas e atividades de monitoramento de impressão. O serviço ajuda a Doosan a assegurar disponibilidade, administrar os tôneres e o uso de papel assim como a rotear a métrica de impressão contra seus contratos perante os provedores de assistência técnica.

Baseado na métrica de desempenho gerada pelo PRTG, a Doosan também pode usar os dados para calcular adequadamente os servidores através do seu programa de arrendamento para evitar pagar demais por excessos, capacidade supérflua ou descobrimento tardio de que eles subestimaram seu hardware. Os dados do PRTG também os ajudam a refrescar provisões no hardware existente quando for necessário aumentar os recursos existentes.

Agora com o auxílio do PRTG para o monitoramento de dados de rede dos Data Centers da Doosan, Knoll diz que é quase impossível acreditar que a empresa não tinha nenhuma solução antes do PRTG.

“Ele nos ajuda a tomar as decisões corretas nos proporcionando uma visão do sistema, que nós não tínhamos antes,” disse ele. “Agora não posso nem imaginar não utilizá-lo e eu me pergunto como estaria minha operação sem ele.”