A Netbr, especializada em soluções de gerenciamento de infraestrutura, virtualização e governança de TI, buscava uma solução que pudesse ajudar a empresa a controlar SLA (Service Level Agreement) de seus servidores. Um acordo de nível de serviço fornece a base para gerenciar o relacionamento entre o prestador de serviços de TI e seus clientes e garante o alinhamento da TI com o negócio. Como uma empresa de consultoria e integradora de soluções, esse monitoramento era fundamental.

Para a empresa, monitoramento é assunto crítico já que as aplicações, servidores, dispositivos e todos os componentes de TI precisam estar sempre com bom desempenho e disponíveis. "Não existe outro meio de garantir o SLA destes componentes sem a utilização de uma ferramenta adequada", afirma Andre Facciolli, Diretor da Netbr.

A consultoria já havia testado dois outros softwares de monitoramento, mas foi com o PRTG Network Monitor, da Paessler AG, que encontrou as funcionalidades que precisava. Para Facciolli, o software da Paessler oferecia muitas vantagens em relação aos concorrentes, principalmente em custo-benefício, na facilidade de implementação e na manutenção. "O PRTG é a solução perfeita porque fornece tudo aquilo que é necessário para manter o ambiente sob controle e no orçamento adequado, sem qualquer custo 'escondido'. Permite tanto no aspecto técnico como no aspecto comercial a previsibilidade dos custos, do ambiente, da rede e das aplicações", explica.

Ainda de acordo com Facciolli, o software fornece todos os recursos necessários para acompanhar SLA em ambiente monitorado, identificando pontos de gargalo e retenção. Além disso, a empresa teve um ganho significativo em agilidade, conseguindo economizar cerca de 50% em tempo na identificação de problemas na rede.

Com o PRTG Network Monitor, a empresa utiliza sensores como WMI Vital System Data, Netflow e SNMP, configurados com 1.000 sensores, e monitora servidores e roteadores, além do tráfego de dados. A Netbr também utiliza o HTTP Full Page sensor para monitorar seu website e quase todas as interfaces de usuário como Web-interface, Mobile Interface, iPhone App e Enterprise Console. "A Interface Web é um grande diferencial do PRTG. É moderna e não existe nada igual no mercado, pois é fácil, intuitiva e nos possibilita desenvolver todas as atividades, ações, acompanhamento, monitoramento, escalonamento etc. Já a Interface Mobile possibilita a mobilidade da monitoração e, a partir dela, entrarmos em operação total remotamente a partir da interface web", comenta Raphael Saraiva, Engenheiro de Sistemas da Netbr.

A empresa vem utilizando o PRTG tanto para monitoração da própria rede como também de seus clientes. A Netbr faz a instalação de toda infraestrutura necessária no cliente e também o acompanhamento remoto da monitoração com o PRTG. Para Saraiva, isso traz mais segurança e confiabilidade para as informações. "Utilizamos o PRTG com nossos clientes devido a sua facilidade de instalação e pelo fato de tudo estar incluso em uma única licença: banco, cluster, infra, entre outros. Não temos custos adicionais ou dores de cabeça", diz. Ele ainda destaca um exemplo de um cliente que conseguiu identificar que a sua provedora de serviços de dados e internet não estava entregando o SLA conforme previsto em contrato. Neste caso, o PRTG trouxe uma economia considerável ao custo fixo da provedora.

netbr

www.netbr.com.br

Em outro caso, um cliente do ramo de telecomunicações tem SLAs muito apertados para reestabelecimento de links e, por isso, precisa de uma solução específica para identificar de forma rápida a causa dos problemas. Com o uso de uma das funcionalidades do PRTG foi possível criar mapas visuais que indicam ao cliente exatamente onde a falha ocorre, possibilitando a identificação do problema com excelente nível de detalhamento, como por exemplo, visualizar entre mais de 2.000 dispositivos de rede uma única interface desconectada. Tudo isso sem sobrecarregar a console com alarmes decorrentes da desconexão de algum dispositivo de rede no caminho até outros sensores.

Por esse motivo, Saraiva destaca o histórico de dados e relatórios gerados pelo PRTG como importantes recursos do software. Eles também têm ajudado a Netbr a organizar planejamentos de longo prazo e ações de otimização, principalmente em relação à SLA de provedoras de serviço de internet.

Sobre a Netbr

A Netbr, fundada em 2003, é uma empresa especializada em soluções de gerenciamento de infraestrutura, virtualização e governança de TI. Sua maior credencial é a entrega de projetos críticos de infraestrutura em grandes empresas nacionais do setor financeiro, de telecomunicações, de serviços e da indústria com sucesso e satisfação. Atualmente possui quase metade dos principais bancos brasileiros como clientes no gerenciamento de infraestrutura.

A empresa é Microsoft Gold Partner e tem em seu portfólio cerca de 500.000 usuários migrados no Brasil envolvendo projeto de migração Notes, Netware, Windows e Exchange. E mais de 12.000 servidores implementados com soluções de gerenciamento de disponibilidade, desempenho e segurança no país.

Sobre o PRTG Network Monitor

É uma avançada solução de monitoramento de rede 'fácil de usar'. Recursos incluem: acompanhamento ativo/inativo, tráfego e monitoramento de uso, alertas instantâneos, análise e relatórios e 'failover clustering'. Usuários podem monitorar suas redes usando mais de 130 tipos de sensores (ex.: SNMP, WMI, packet sniffing, NetFlow, PING, HTTP, FTP, VMware, SSH, VoIP, etc.).  

Para a primeira instalação, o software conta com o recurso "Configuration Guru" que faz perguntas-chave sobre o ambiente de rede correspondente e nesta base seleciona os melhores ajustes - incluindo a opção e configuração do primeiro conjunto de sensores.

Para redes distribuídas (globalmente), há também remote probes, assim como o recurso "geomapas". Mapas geográficos de diferentes provedores podem ser integrados, incluindo o MapQuest com dados do Open Street Map, Nokia Maps, CloudMade e Google Mapas. Com este recurso, o administrador consegue visualizar como está o funcionamento de suas redes em um único mapa codificado por cores.

O PRTG Network Monitor está disponível tanto para Freeware como para versões comerciais. Sem precisar de add-ons ou extras. O software possui versões para atender desde pequenas empresas até grandes corporações, com opções variadas de sensores e preços. Para mais informações, acesse o site https://www.br.paessler.com/prtg.

Sobre Paessler AG

Paessler AG é líder na indústria por oferecer as soluções de monitoramento e teste de redes mais poderosos, acessíveis e fáceis de usar. O conjunto de software da empresa com os produtos certos oferece tranquilidade, confiança e conveniência para negócios de todos os tamanhos - de pequenos escritórios e home-offices a grandes corporações, incluindo mais de 70% das empresas que figuram na Fortune 100. Baseada em Nuremberg, Alemanha, o alcance global da Paessler inclui mais de 150 mil instalações ativas de produtos. Fundada em 1997, a Paessler AG continua sendo uma empresa privada e é reconhecida tanto como parceira de desenvolvimento da Cisco Developer Network quanto da VMware Technology Alliance Partner. Para mais informações, acesse https://www.br.paessler.com/.