Jitter de rede?
Livre-se dos atrasos para sempre

 


  • Monitore o jitter da rede

  • Execute testes de jitter

  • Fique atento ao VoIP e QoS

  • Receba alertas sobre o jitter
 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

 

 

 

Jitter e VoIP: congestionamento na linha

Muitas empresas utilizam o VoIP (Voice over Internet Protocol). Mas se ocorrer um problema durante
a transmissão dos pacotes de dados, o protocolo corre o risco de sofrer um mau funcionamento. Um único
pacote de dados com atraso pode levar a erros de transmissão e atrasos que são notados por todos.

O jitter pode fazer com que o sinal de áudio diminua ou encha a linha com estática. Com o PRTG, você manterá
um olho atento e constante sobre seus valores de jitter. Se ocorrerem flutuações, você poderá intervir
rapidamente para eliminá-las. Jitter e VoIP andam de mãos dadas. Juntamente com o jitter, você também pode
monitorar outros parâmetros que afetam a qualidade do seu VoIP.

 

Alguns sensores para ajudá-lo a começar com o monitoramento de jitter

 

 

 

iO que é um sensor?

Em PRTG "Sensores" são os elementos básicos de monitoramento. Um sensor normalmente monitora um valor medido em sua rede, por exemplo, o tráfego de uma porta de comutação, a carga da CPU de um servidor, o espaço livre de uma unidade de disco. Em média, você precisa de cerca de 5-10 sensores por dispositivo ou um sensor por porta de comutação.

Veja o vídeo (3:26 min., inglês)

Sensor QoS Round Trip

O Sensor QoS Round Trip do PRTG monitora a qualidade de sua conexão de rede. Este sensor mede (ou calcula) e exibe jitter, latência, perda de pacotes e a chamada MOS (pontuação média de opinião). O valor de jitter apresenta os desvios mínimos, máximos e médios em milissegundos.

Sensor QoS One Way

O Sensor QoS One Way monitora a qualidade da conexão de rede entre duas sondas PRTG. O valor de jitter (mínimo, máximo, médio) também é exibido por este sensor.

Sensor Cisco IP SLA

Os dispositivos Cisco (por ex., roteadores e switches) fazem com que o jitter aumente. O Sensor Cisco IP SLA usa SNMP para monitorar o Cisco IP Service Level Agreement (SLA). Este sensor é perfeito para ler e exibir o valor de jitter. O monitoramento Cisco IP SLA está incluído no PRTG sem custo extra! 

Sensor Ping Jitter

O Sensor Ping Jitter calcula o jitter para uma série de sinais de ping. Com o monitoramento de ping, você pode verificar a disponibilidade de todos os seus dispositivos de rede.

 

Uma olhada no monitoramento de VoIP com o PRTG
 

 

Testes de jitter: o porquê e o como

Executando um teste de jitter

Crie os sensores mencionados acima (por exemplo, o sensor de ida e volta de QoS). Esses sensores já estão pré-configurados. Não há testes de avaliação a serem executados e você pode ler o valor de jitter diretamente da sua rede. Ele vem com 100 sensores gratuitos que nunca expiram. Ou seja, você pode testar sua rede quanto ao jitter gratuitamente.

 

Os resultados

Os testes individuais de jitter não lhe dirão muito. O motivo: Eles verificam o jitter apenas para um momento específico. Ao testar o jitter, você deve determinar o que está causando a instabilidade dos valores indicados. Isso só pode ser feito através de um monitoramento de jitter contínuo e automatizado.

 

Medição de jitter

O chamado jitter (instabilidade de rede) é o desvio do valor médio da latência ou a quantidade de tempo que um pacote de dados precisa para atingir seu destino. Ele é medido em milissegundos (ms) e exibido diretamente no sensor. Vários métodos são usados para medir o jitter, incluindo a variação média do atraso do pacote e a variação média do atraso absoluto do pacote. O PRTG está em conformidade com os padrões do RTCP para medir o jitter (RFC 1889). Saiba mais sobre como o PRTG calcula o jitter aqui.

 

As vantagens de usar o PRTG para medir o jitter de rede

VoIP estável

Nas empresas que utilizam o VoIP, os funcionários não conseguem trabalhar, a menos que a rede seja estável. Forneça uma ótima estabilidade da rede, monitorando seu VoIP com o PRTG. Ao fazê-lo, você irá garantir que seus colegas de trabalho possam trabalhar de forma eficiente e sem interrupções.

Sem custos extras

No PRTG tudo já está incluído! Escolha uma licença e obtenha acesso a todos os sensores PRTG, bem como ao alarme, painel e recursos de suporte. O sensor Cisco IP SLA acima mencionado também está incluído sem custo extra. Comece com a versão de avaliação gratuita para ter uma ideia de como o PRTG funciona sem restrições.

Alarme de ação rápida

O PRTG destaca-se de outras ferramentas de monitoramento considerando que todos seus valores são personalizáveis. Ele imediatamente o notifica no caso de um problema, para que você possa reagir rapidamente – antes de ocorrerem interrupções ou falhas significativas. Graças ao PRTG, você tirará um peso enorme dos ombros da sua equipe de suporte, pois cada vez menos colegas de trabalho terão incidentes para denunciar.

 

Seu monitoramento num piscar de olhos
- mesmo para viagem

PRTG pode ser iniciado em poucos minutos e é compatível com diferentes dispositivos.

 

PRTG comes with all the features you need, plus more your IT infrastructure won't want to live without.

 

PRTG monitora esses e tantos outros fabricantes e aplicativos para você!

 

 

Dica prática: “Olá Stephan, você tem alguma dica para monitoramento VoIP?”

“Para simular um telefone que usa a mesma rede que o telefone IP real, basta configurar o nosso QoS Refletor Script em um Raspberry Pi e conectar este ao ponto desejado na rede. Ao fazer isso, você pode garantir que você está medindo o caminho de rede correto com nosso sensor QoS Round Trip . Isto é importante porque o tráfego VoIP é geralmente tratado com prioridade.”

Stephan Linke, departamento de suporte técnico da Paessler AG

 

O PRTG facilita a sua vida!

Deixe o nosso software de monitoramento rígido trabalhar por você.
Assim, você pode se concentrar no seu trabalho do dia-a-dia com paz de espírito total.

 

O PRTG economiza tempo

O PRTG é uma solução centralizada para toda a sua rede. Switches, roteadores, servidores, estações de trabalho, dispositivos... Desfrute de uma rápida visão geral em todos os momentos através do nosso painel e aplicativo.

O PRTG poupa nervos

Personalizar PRTG é muito fácil. Começar ou mudar de outra ferramenta de monitoramento de rede para o PRTG é fácil graças à detecção automática e aos modelos de dispositivos pré-configurados.

O PRTG poupa custos

80% dos nossos clientes relatam uma economia significativa na gestão da LAN. A experiência mostra que os custos das licenças se pagam por si só em questão de semanas.

 

 

 

 

200.000 administradores em todo o mundo
confiam em nosso software.

Aqui nós compilamos algumas revisões para você.

 

 

 

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

Jitter e latência:
como aprimorar sua qualidade de serviço

Latenzzeit überwachen

Monitore a latência

Quanto tempo um pacote de dados precisa para a sua “viagem” do remetente para o receptor? Esse tempo é referido como latência. De acordo com a ITU-T, a agência responsável pelas normas de telecomunicações, latências de até 125 milissegundos são aceitáveis. As recomendações do PRTG: Defina o limite para 100 milissegundos. Você imediatamente receberá um alerta se esse valor for excedido, permitindo que você atue rapidamente antes de surgirem interrupções ou falhas significativas.

Jitter überwachen

Monitorar o jitter

O jitter mede a variação em um valor médio de latência. Recomendamos que esse desvio seja menor que 20 a 25 milissegundos, mesmo que esse valor seja um pouco menor do que aquilo que geralmente é considerado aceitável. O importante é que você se conscientize do jitter o mais rápido possível, para que você possa agir imediatamente. Isso também depende de suas expectativas: para alguns, jitter e atrasos de qualquer tipo são inaceitáveis.

Paketverlust monitoren

Monitorar pacotes

Pacotes individuais são frequentemente responsáveis por problemas com o VoIP. Os pacotes podem se perder, chegar como duplicados ou na ordem errada. O PRTG permite identificar cada um desses cenários. Recomendamos configurar seu limite de taxa de perda em 0%, pois basta um pacote perdido para gerar uma mensagem de erro ou levar a um mau funcionamento.

Mean Opinion Score (MOS) ermitteln

Calcule a pontuação média de opinião (MOS)

A MOS é usada para expressar a qualidade de uma chamada. A pontuação é baseada em jitter, latência e outros parâmetros. Como uma compilação de valores, a MOS oferece uma visão geral rápida do status do seu VoIP.

 

A essência do assunto:
Tudo o que você precisa saber sobre Jitter

 

O que é o jitter?


Os pacotes de dados são transmitidos a uma certa velocidade. Um remetente envia pacotes para um receptor em intervalos de milissegundos. O jitter ocorre quando este intervalo fica descontrolado, levando a desvios ou irregularidades no tempo de execução. O termo “jitter” significa flutuação, oscilação ou variação de frequência.

O que acontece se o jitter for muito alto?


Se os pacotes de dados chegarem a um receptor em intervalos irregulares, aparecem lacunas. Como resultado, os dados não podem mais ser divulgados de forma contínua. Embora isso não seja um grande problema para aplicações web ou de e-mail, isso pode causar interrupções nas chamadas por telefone ou vídeo para empresas que usam VoIP. Também é provável que você encontre falhas em casa ao executar aplicações em tempo real, como vídeos ou jogos de computador.

O que causa o jitter?


Um exemplo de como o jitter pode aumentar é quando uma linha de dados está fortemente sobrecarregada, fazendo com que gargalos apareçam em dispositivos intermediários. Nesses casos, a sua largura de banda disponível geralmente não é suficiente. O alto jitter também pode ser causado pelo congestionamento de dados em switches e roteadores. O PRTG alerta-o prontamente se o seu hardware estiver sobrecarregado, para que você possa intervir rapidamente – antes que o sistema funcione mal.

Como faço para eliminar o jitter?


Se o jitter for alto, você pode querer aumentar sua largura de banda. Normalmente, no entanto, isso ocorre após uma cobrança adicional. Como alternativa, você pode dar maior prioridade ao VoIP do que a outros pacotes de dados, como por ex. e-mails.

Como o jitter é calculado?


O jitter é calculado matematicamente e de forma padronizada. O IETF delineou seu método de cálculo do jitter no RFC 3550. O PRTG usa este protocolo para calcular o jitter.

 

“A maior vantagem do PRTG? Com ele você pode ficar tranquilo.“

Steffen Ille, Universidade Bauhaus Weimar, Alemanha

 

PRTG: O canivete suíço para Administradores de Sistema

Adapte o PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades contando com
uma API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores Personalizados: Crie seus próprios sensores para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações para enviar alarmes para sistemas externos
  • Novo sensor REST API: Monitore quase tudo o que fornece XML ou JSON

 

Paessler AG - Engenharia de Qualidade Alemã

DOWNLOAD GRATUITO
  • Versão ilimitada do PRTG por 30 dias
  • Após 30 dias, se torna a versão gratuita
  • Ou, você pode adquirir uma licença comercial

 

Administradores devem comparar ferramentas de monitoramento ou procurar por uma gratuita. Existem vários fornecedores no mercado.

O PRTG oferece uma série de vantagens:

1. Teste gratuito: O PRTG lhe oferece um teste gratuito. Assim você conhece e aprecia a nossa ferramenta de monitoramento de rede sem nenhum compromisso.

2. Mais de 200 000 administradores: seja em grandes ou pequenas empresas, autoridades, faculdades ou administrações - em todo o mundo, mais de 200 000 administradores colocam a sua confiança em nossa ferramenta de monitoramento de rede e, portanto, também podem monitorar a sua largura de banda de forma eficiente. Leia nossos estudos de caso aqui.

3. Suporte: você tem uma pergunta? Nós respondemos em um instante! Você já pode acessar uma grande quantidade de informações online, consultando o nosso FAQs, manuais, vídeos, webcasts, ou base de conhecimento. E você pode, é claro, também nos enviar uma mensagem. Nós faremos o nosso melhor para lhe enviar um retorno dentro de 24 horas em dias úteis.

PRTG – sua ferramenta de monitoramento de rede

O PRTG é ferramenta de monitoramento de rede tudo-em-um da Paessler AG. Nosso software é utilizado por mais de 200 000 administradores em todo o mundo, quer seja para monitorar seu hardware e desempenho do servidor, seus ambientes virtuais, ou a acessibilidade dos seus websites. Ao escolher o monitoramento de banco de dados com o PRTG você, por exemplo, também será capaz de monitorar seu servidor SQL. O PRTG é uma solução de análise de rede abrangente para o Windows.

Nosso software de monitoramento de rede, criado em 1997, foi a ideia de Dirk Paessler. A empresa de software está localizada em Nuremberg, Alemanha.

Economize tempo, nervos e custos. O PRTG é configurado em poucos minutos. A versão de teste é inteiramente gratuita para você. Um upgrade é possível a qualquer momento.

 

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 19.4.53.1912 (October 29th, 2019)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais

 

Outros tópicos relacionados ao jitter

Monitoramento de VoiP

Saiba mais

Monitoramento de largura de banda

Saiba mais

Monitoramento de QoS

Saiba mais

Captura de pacotes

Saiba mais