Como: Monitoramento de rede gratuito?

Como utilizar cem sensores para manter um olho nos pontos críticos de TI, sem custo algum?


Kostenloses Monitoring mit PRTG Network Monitor

PRTG Network Monitor da empresa Paessler AG com sede em Nuremberg é uma solução profissional para monitorar ambientes de TI por completo. Do hardware e ambientes virtualizados até o tráfego de dados e aplicações: o PRTG monitora toda a disponibilidade e o desempenho. O preço da solução é baseado no número de ''sensores" utilizados - isso é o que a Paessler chama de pontos de medição individuais. Cada licença, até mesmo o PRTG 100 gratuito, oferece a gama completa de funções.

 

Implementado como uma solução de monitoramento abrangente, esta versão com 100 sensores é suficiente para uma pequena rede empresarial ou rede doméstica grande. No entanto, ela também pode ser uma opção interessante para monitorar pontos críticos de uma rede maior.

Exemplos de Uso para o PRTG 100

Syslog/Trap Manager

Neste primeiro exemplo, o PRTG 100 é usado como Syslog e receptor SNMP Trap. Syslogs e traps SNMP fornecem um monte de informações para dispositivos sob a forma de mensagens de texto, que são então encaminhados a um receptor correspondente.

Um único sensor Syslog ou receptor Trap pode, teoricamente, ser usado para monitorar uma rede inteira: Em condições de laboratório (um único sensor sem filtros), o PRTG pôde lidar com 10 mil mensagens por segundo (Syslog ou Trap) em um computador desktop de núcleo quádruplo, comprovando que o software oferece muito mais reservas de força.

As mensagens são coletadas e podem ser filtradas e classificadas, em seguida, para então servir de base para alertas, notificações e relatórios. Você é deixado com 99 sensores que podem ser usados como Syslog e receptores SNMP Trap para dispositivos importantes individuais ou completamente para outros fins.

Monitoramento de Sites

Um site é um cartão de visita da empresa, sua vitrine e ponto de venda. No entanto, se apenas para entrar em uma loja leva muito tempo, a maioria dos clientes não irá nem mesmo entrar nela. Monitoramento abrangente e constante é necessário para garantir tempos de resposta rápidos e disponibilidade geral de um site.

Com 100 sensores, a versão gratuita oferece opções suficientes para um controle geral de um ou mais sites. Por exemplo, o HTTP Sensor pode ser usado para monitorar a disponibilidade geral, enquanto o Full Web Page HTTP Sensor mede o tempo necessário para carregar uma página inteira. É possível monitorar o conteúdo do site específico para mudanças, ou usar o sensor de Transação HTTP para monitorar processos como logins ou preenchimento e envio de formulários.

Devido ao fato de que o PRTG 100 também inclui sondas remotas, estas podem ser distribuídas em todo o mundo para monitorar a disponibilidade e tempo de reação de sites de outros países. Operadores de sites podem assim garantir que seus sites estão disponíveis para clientes internacionais. Além disso, alguns sensores podem ser utilizados para monitorar, por exemplo, os processos do servidor web ou de cópia de segurança.

Tráfego de Email Seguro 

Email ainda é o principal meio de comunicação na maioria das empresas. Quaisquer perturbações no tráfego de email podem ter consequências graves. Monitoramento consistente envia alertas antes de possíveis interrupções ou falhas ocorrerem e causarem danos graves.

O PRTG oferece inúmeros sensores predefinidos para proteger o tráfego de email, incluindo os sensores Email Round Trip, que monitoram todo o ciclo de envio e recebimento de um email. Adicionalmente, sensores avançados para Exchange, IMAP, POP ou SMTP também podem ser usados para monitorar os principais componentes individuais de forma eficiente e completa.

Monitoramento de Banco de Dados

Bancos de dados são um outro ponto crítico em muitas empresas. Sejam sistemas internos ou sites, o desempenho de muitos processos é diretamente dependente do desempenho do banco de dados subjacente.

O PRTG 100 oferece sensores de SQL predefinidos (MySQL, Microsoft SQL, ADO SQL e Oracle SQL) para o monitoramento mais profundo de banco de dados SQL. Para este fim, um sensor monitora vários parâmetros padrão, enquanto ainda permite consultas SQL personalizadas, de modo que o monitoramento pode ser facilmente ajustado para se adaptar às necessidades individuais.

Monitoramento de Impressora

As impressoras geralmente não são parte integrante de uma empresa como bancos de dados, email ou sites, mas impressoras quebradas, toners vazios ou congestionamentos de impressão muitas vezes irritam os usuários. Até 50 impressoras podem ser monitoradas com o PRTG 100, se forem utilizados dois sensores por impressora:

  • Um sensor que monitora o nível de toner, filas, papel, etc.
  • Um segundo sensor que monitora os valores estatísticos, como páginas impressas etc.

Com o recurso PRTG Maps - que envolve a criação fácil de páginas HTML - as impressoras podem ser exibidas em um modelo de escritório, de modo que o administrador sabe imediatamente onde a impressora com necessidade de manutenção está localizada. O sistema de tickets interno pode ser usado para criar tickets e atribuí-los diretamente para o colega responsável.

Além disso, o PRTG 100 gratuito pode ser usado como uma alternativa grátis e poderosa para alguns cenários que, à primeira vista, parecem requerer soluções especiais caras.

 

 

Monitor de Fluxo

Funções que são geralmente disponíveis para compras como add-ons para outras soluções de monitoramento padrão estão incluídas no PRTG.

O PRTG 100 pode ser utilizado numa pequena extensão para acompanhar roteadores e interruptores utilizando o protocolo de fluxo. Um sensor de fluxo (o PRTG suporta NetFlow, sFlow, jFlow e IPFIX) processa um fluxo a partir de um roteador ou switch. Desta forma, a versão gratuita do PRTG pode monitorar até 100 dispositivos com capacidade de fluxo sem custo nenhum e ainda analisa o tráfego que é executado nesses dispositivos.

O PRTG não visa substituir soluções de fluxo altamente especializadas, com seus sensores de fluxo, mas ajuda os administradores a manter uma visão geral dos principais talkers, protocolos e conexões de pico no trabalho do dia-a-dia.

Monitoramento VMware Host

Como no monitoramento de fluxo, o monitoramento de ambientes VMware geralmente requer add-ons ou soluções especiais caras. E, como nos sensores de fluxo, os sensores VMware também estão incluídos na gama de funções do PRTG.

O PRTG 100 pode ser usado para aumentar o monitoramento integrado de VMware com um alarme e ferramenta de relatórios.

Através de sensores VMware host avançados, o PRTG pode ler e processar os dados de desempenho abrangentes. Além disso, o PRTG também pode monitorar o hardware no qual o VMware host opera.

E muito mais...

O PRTG oferece mais de 200 tipos de sensores pré-definidos, que abrem todo um leque de novos cenários de uso para o PRTG 100.

Estes podem ser usados para monitorar firewalls, soluções de armazenamento, Active Directory ou scanners de vírus e muito mais. O sensor FritzBox é uma opção particularmente interessante para usuários domésticos ou pequenas empresas.