Monitore servidores DNS com o PRTG

 


  • O PRTG verifica a disponibilidade e o desempenho de seus servidores DNS


  • O PRTG fornece estatísticas abrangentes sobre servidores DNS

  • O PRTG o notifica imediatamente em caso de falhas e interrupções

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

 

 

 

 

Servidores DNS são uma parte essencial da sua rede

 

Os servidores DNS também são referidos como “servidores de nomes”. Eles atribuem o endereço IP correto a um URL e vice-versa. Na web, eles atribuem o endereço IP correto a um nome de domínio, como www.paessler.com para que você não precise memorizar uma sequência de números. Na rede local, o servidor DNS converte os nomes de computadores e dispositivos de rede em “endereços reais”. Ele garante que você possa acessar todos os seus dispositivos sem ter que digitar seus endereços IP.

O Active Directory também depende de informações fornecidas pelo DNS. E se você quiser usar o serviço de resolução de nomes em sua própria rede, precisará de um servidor DNS.

 

 

3 boas razões para monitorar seu DNS

Evite o tempo de inatividade

Evite o tempo de inatividade na rede da sua empresa

Considerando o papel vital que seu servidor DNS desempenha na rede da empresa, sua infraestrutura de DNS deve ser a mais estável possível. É altamente recomendável que as empresas invistam em uma solução de backup para seu servidor DNS, na qual possam recorrer em caso de emergência. Ao monitorar seus servidores DNS com o PRTG, você será constantemente informado sobre sua disponibilidade e desempenho. No caso de tempo de inatividade ou longos períodos de resposta, você pode intervir rapidamente antes que os erros e engarrafamentos surjam em sua rede local.

Mantenha-se atualizado sobre o desempenho

Mantenha-se atualizado sobre o desempenho

O PRTG mantém você atualizado sobre os acontecimentos nos seus servidores DNS. Se um servidor DNS resolver um nome de domínio incorretamente, você saberá imediatamente. O PRTG também vem com o Sensor DNS que mede o tempo de resposta de um servidor DNS. Se o tempo de resposta for muito longo, toda a rede sofrerá. 

Descubra se sua rede foi comprometida

Descubra se sua rede foi comprometida

Assim como tudo que está atrás do seu firewall, seu servidor DNS também deve estar protegido contra ataques da internet. Ao monitorar os vários componentes da sua LAN, não se esqueça de incluir seu servidor DNS. Quando as colisões surgem ou o tráfego fica alto demais, o tempo é essencial. Com o PRTG, você também pode monitorar seus dispositivos de segurança para garantir que, além de sua LAN, seu servidor DNS – em particular – estejam sãos e salvos.

 

Uma introdução ao monitoramento DNS com o PRTG

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

Seus servidores DNS num piscar de olhos
– mesmo quando você estiver ausente

PRTG pode ser iniciado em poucos minutos e é compatível com diferentes dispositivos.

 

PRTG comes with all the features you need, plus more your IT infrastructure won't want to live without.

 

PRTG monitora esses e tantos outros fabricantes e aplicativos para você!

 



 

Seja notificado imediatamente em caso de problemas

Automatic monitoring

Monitoramento automático

O monitoramento do PRTG DNS é executado automaticamente em segundo plano. Se você deseja verificar o status do sensor DNS, você pode fazê-lo através de uma interface de usuário fácil de ler. O PRTG também vem com um prático sistema de notificação, o que significa que você não precisa mais checar constantemente o servidor DNS por si mesmo.

alerts

Alertas PRTG

Se um servidor DNS demora para reagir (ou não reage mais), o PRTG permite que você saiba imediatamente. Os alertas do PRTG podem ser enviados por notificação push, SMS ou email. Como resultado, você pode agir rapidamente antes que problemas mais sérios possam surgir.

iO que é um sensor?

Em PRTG "Sensores" são os elementos básicos de monitoramento. Um sensor normalmente monitora um valor medido em sua rede, por exemplo, o tráfego de uma porta de comutação, a carga da CPU de um servidor, o espaço livre de uma unidade de disco. Em média, você precisa de cerca de 5-10 sensores por dispositivo ou um sensor por porta de comutação.

Veja o vídeo (3:26 min., inglês)

 

Estatísticas abrangentes

O PRTG não apenas monitora seus servidores DNS em tempo real, mas também registra todos os dados chave de desempenho. Portanto, você obtém informações detalhadas sobre seus servidores DNS sempre que desejar. Quão alta foi a disponibilidade nos últimos seis meses? Quão rápido foi o tempo médio de resposta?

 

Confiado por mais de 300.000 usuários e
reconhecido como líder por analistas do setor

“Solução fantástica de monitoramento de rede e infraestrutura, fácil de implementar e ainda mais fácil de usar. Simplesmente a melhor solução melhor disponível.”


Leia mais avaliações

“O software é absolutamente perfeito, o Suporte ao Cliente é superior. Atende a todas as necessidades e requisitos. Esta é uma solução obrigatória se você estiver precisando de alguma forma de monitoramento.”

Leia mais avaliações

“A ferramenta destaca-se no seu foco principal de ser um serviço unificado de gerenciamento de infraestrutura e monitoramento de rede.”


Leia mais avaliações

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

3 boas razões para escolher o PRTG como
sua ferramenta de monitoramento DNS

solution

Solução tudo em um

O PRTG pode ser personalizado para atender às necessidades de qualquer infraestrutura, seja uma rede pequena ou uma grande paisagem de servidores. E quando chegar a hora de expandir o ambiente do servidor, é fácil atualizar sua licença do PRTG. O PRTG é uma ferramenta inestimável de monitoramento de rede – não apenas para o monitoramento de seus servidores DNS. Ele mantém um olho constante em toda a sua infraestrutura, incluindo computadores, roteadores, switches, sistemas operacionais, desempenho de rede e outros.

Custom dashboards and maps

Painéis e mapas personalizados

O PRTG usa mapas fáceis de ler para ilustrar sua rede. Todos os seus componentes de TI podem ser arrastados e soltos em um mapa de rede e visualizados graficamente. Painéis personalizados mostram o status de seus dispositivos e conexões, permitindo que você veja imediatamente se tudo está OK.

Easy to use

Fácil de usar

O painel do PRTG fornece uma visão geral conveniente do status da criptografia que é suportada pelas portas dos seus dispositivos.

 

Monitore servidores com o PRTG

 

O PRTG não é apenas a ferramenta perfeita para monitorar os servidores DNS, mas também ficará de olho nos outros servidores da sua rede.

Mail

Monitoramento de servidor de e-mail

Sendo o e-mail uma forma indispensável de comunicação, tanto dentro como fora da empresa, os servidores de correio desempenham um papel importante na composição da sua rede. Se o servidor de e-mail estiver desativado, as reclamações começarão a aparecer imediatamente. O PRTG mantém um olho constante em seus servidores de e-mail e prontamente notifica você no caso de um mau funcionamento.

Monitoramento de servidor de e-mail

Servidor web

Monitoramento de servidor web

Para muitas empresas, o desempenho do site é vital – especialmente se os produtos e serviços forem oferecidos pela página web. O PRTG vem com vários sensores projetados especialmente para o monitoramento de servidores da web.

Mais sobre monitoramento de servidor da web

banco de dados

Monitoramento de banco de dados

Os bancos de dados devem funcionar sem problemas se as empresas esperam permanecer produtivas. O PRTG verifica a disponibilidade e o desempenho de seus bancos de dados Ele vem com sensores especiais para MySQL, Microsoft SQL e Oracle SQL, entre outros.

Mais sobre o monitoramento de bancos de dados

 

Monitoramento de DNS:
Dois sensores para começar de uma só vez  

Sensor DNS

O sensor DNS exibe o tempo de resposta de um servidor DNS. Você também pode usar esse sensor para monitorar continuamente a acessibilidade dos servidores DNS. Além disso, ele o notificará sempre que um nome de domínio não tiver sido resolvido. Você decide quando o sensor soa o alarme: de imediatamente após a primeira resposta falhar, até depois do quinto intervalo. Saiba mais sobre o sensor DNS no manual do PRTG.

Sensor DNS v2

O sensor DNS v2 é uma versão atualizada do sensor DNS. Ele também monitora o desempenho dos servidores DNS, ou seja, seus tempos de resposta e se os endereços são resolvidos. O sensor DNS v2 também pode ser usado para monitorar o número de registros DNS. Como resultado, você notará imediatamente se alguém fez uma alteração que inadvertidamente causa interrupções ou talvez tenha acessado o servidor DNS para causar algum dano. Esse sensor também permite filtrar por registros, para garantir que eles ainda existam ou tenham sido resolvidos. Se algo mudar, você será notificado pelo alarme do PRTG. Com o PRTG, você pode verificar se os servidores DNS estão resolvendo o conteúdo dos registros corretamente.

Assista ao nosso vídeo tutorial sobre o sensor DNS v2

 

DOWNLOAD GRATUITO

Versão ilimitada do PRTG por 30 dias. Após 30 dias, se torna a versão gratuita.
Ou, você pode adquirir uma licença comercial.

 

Monitor de tráfego DNS: Aprimore o desempenho do seu DNS



No roteador

O mau funcionamento do servidor DNS geralmente é causado pelo tráfego. Portanto, é uma boa ideia monitorar também os seus roteadores. O PRTG usa SNMP, NetFlow, WMI e sniffing de pacotes para analisar seu tráfego. Ele vem com uma variedade de sensores de tráfego, incluindo sensores pré-configurados para todos os maiores fabricantes de roteadores, como HP, Cisco e Dell. Como resultado, você poderá iniciar o monitoramento imediatamente.

Leia mais sobre o monitoramento de roteador com o PRTG

Sobre o switch

Os chamados switches são fontes comuns de gargalos e também podem causar problemas no tráfego. Sem uma ferramenta de monitoramento, pode levar horas para encontrar o switch responsável por um erro ou mau funcionamento. Ao monitorar seus switches, você pode identificar o culpado de uma só vez. O PRTG usa SNMP, WMI, sensores de fluxo e detecção de pacotes para monitorar seus switches.

Leia mais sobre o monitoramento de switch com o PRTG

 

Monitoramento de DNS e PRTG

Monitoramento de desempenho DNS gratuito
 

O PRTG vem com 100 sensores gratuitos que você pode usar pelo tempo que quiser. Na versão freeware, você também obtém acesso ao alarme, ao recurso de relatórios e a todas as outras funções. Ou seja, se você deseja configurar o monitoramento básico do DNS e não tem interesse em monitorar mais nada, a versão gratuita do PRTG vale a pena como uma solução a longo prazo. 

Licenças personalizadas para monitoramento abrangente

Por outro lado, se você deseja configurar um monitoramento de rede mais abrangente, então poderá optar por uma de nossas licenças. Todas as nossas licenças vêm com toda a gama de recursos do PRTG, mas com quantidades variadas de sensores. Em geral, você precisará de 10 sensores para cada dispositivo que deseja monitorar. 

 

 

Estudo de caso: Como os administradores de rede usam o PRTG

Com apenas 150 sensores de monitoramento, você já obtém uma visão geral altamente sofisticada que facilita a identificação de erros individuais.”

Michael Radomski, Uplink Network GmbH. Leia o estudo de caso

 

Usar o PRTG como uma ferramenta de monitoramento DNS

O PRTG é testado regularmente. Neste vídeo, um especialista mostra os recursos
de nosso software e mostra como começar a monitorar o DNS.
 

 

Perguntas Frequentes: Servidores DNS e servidores de nomes

O que é um DNS?

DNS é a abreviação de “Domain Name System” (sistema de nomes de domínio). Um DNS resolve endereços IP para nomes de computadores e vice-versa. Quando você introduz www.paessler.com na linha de endereço do seu navegador, o mesmo consulta um servidor DNS para descobrir qual endereço IP está associado a esse nome e inicia a resolução. Esta informação pode ser encontrada em milhares de servidores DNS na internet. 

Qual é o papel de um servidor DNS?

Por um lado, os servidores DNS são usados pelos provedores de serviços de internet para garantir que seus serviços funcionem sem problemas. Empresas maiores têm seus próprios servidores DNS. Esses servidores são responsáveis por tráfego como a intranet da empresa, VoIP e e-mails internos.

Por que o monitoramento de DNS é importante?

Se um servidor DNS não funcionar corretamente ou travar, o departamento de TI será imediatamente bombardeado com chamadas, porque e-mail, aplicativos web e internet não funcionam mais. Além disso, os ataques à rede geralmente ocorrem por meio de servidores DNS. O monitoramento do DNS deve, portanto, ser parte integrante da sua estratégia de segurança de TI. 

Como monitorar meu DNS?

O PRTG vem com sensores pré-configurados para seu monitoramento DNS. Esses sensores monitoram os tempos de resposta e o desempenho de seus servidores DNS. Você pode também monitorar o número de registros DNS e usar filtros para monitorar registros individuais assim como verificar se eles ainda estão disponíveis. O PRTG fornece a certeza de que seu servidor DNS está resolvendo corretamente os nomes de domínio. 

O que é um servidor de nomes?

Um servidor de nomes é basicamente a mesma coisa que um servidor DNS. Um servidor de nomes também resolve nomes de domínio para endereços IP e de endereços IP para nomes de domínio. Ao se conectar à internet, você acessa o servidor de nomes do seu provedor de serviços de internet. Você também pode configurar um servidor de nomes para sua própria rede. Mas se você fizer isso, certifique-se de monitorá-lo para detectar rapidamente ataques cibernéticos ou outras invasões indesejadas. 

Por que o servidor DNS não está respondendo?

Se um servidor DNS não responder, o nome do domínio não poderá ser resolvido para um endereço IP ou vice-versa. O problema pode estar no seu próprio servidor DNS ou no servidor DNS do seu provedor. Você também pode ter um roteador ou switch com defeito na sua rede. 

O que devo fazer se o servidor DNS não responder?

Se um servidor DNS não responder, tente primeiro algo bem simples. Reinicie seu roteador. Às vezes, o cache do DNS também está corrompido. Você pode limpar o cache do DNS usando o comando “ipconfig” na linha de comando. Se você possui uma rede maior, faz mais sentido usar uma ferramenta de monitoramento ou rastreamento de DNS para reduzir as respectivas causas subjacentes dos problemas. 

Como posso verificar o DNS?

Entre outras coisas, as verificações de DNS são úteis para descobrir a rapidez com que o site é carregado. As verificações de DNS são testes únicos que medem a velocidade das páginas web. As ferramentas de monitoramento e rastreamento de DNS, por outro lado, monitoram continuamente os servidores DNS. O PRTG vem com sensores que monitoram os tempos de carregamento do seu site, bem como outras funções do servidor DNS, o tempo todo.

 

 

PRTG: O canivete suíço para administradores de sistema

Adapte o PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades contando com
uma API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores Personalizados: Crie seus próprios sensores para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações para enviar alarmes para sistemas externos
  • Novo sensor REST API: Monitore quase tudo o que fornece XML ou JSON

 

Paessler AG - Engenharia de Qualidade Alemã

DOWNLOAD GRATUITO
  • Versão ilimitada do PRTG por 30 dias
  • Após 30 dias, se torna a versão gratuita
  • Ou, você pode adquirir uma licença comercial

 

Muitos administradores estão à procura de uma ferramenta que possa ser experimentada gratuitamente antes de fazer um investimento.


O PRTG traz uma série de vantagens:

1. Versão de Teste gratuito: Teste calmamente se o PRTG se adapta às suas necessidades e atende às suas expectativas. Em seguida, com o PRTG já configurado, ele poderá ser facilmente ampliado. Assim você minimiza o risco de uma má compra.

2. Uma ferramenta para uma visão geral: Muitos administradores têm várias soluções de monitoramento para a sua rede ou componentes da sua infra-estrutura. Volta e meia ter que manter uma visão geral custa tempo e nervos. Com o PRTG você tem uma solução “tudo em um”. Através de nosso painel e nosso aplicativo , você sempre terá visão geral rápida sobre seus dispositivos.

3. Suporte rápido: Mais perguntas? Você não consegue resolver um determinado problema? Por trás do PRTG há uma equipe de desenvolvimento e suporte dedicado. Nós sempre tentamos responder a cada pergunta, em dias de semana dentro de 24 horas. Aqui todas as fontes de apoio podem ser pesquisadas.

Configure seu PRTG agora. A versão de teste é gratuita. Poupe tempo, nervos e custos com a nossa ferramenta de monitoramento para a sua rede e toda a sua infra-estrutura!

 

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 20.4.63.1427 (October 29th, 2020)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais

This third party content uses Performance cookies. Change your Cookie Settings or

load anyways

*This will leave your Cookie Settings unchanged.