Monitorando DHCP com o PRTG

  • Verifique se o serviço do servidor DHCP está sendo executado
  • Verifique se o DHCP está alocando endereços
  • Verifique o tempo de resposta dos seus servidores DHCP
  • Seja notificado quando os pools de endereços estiverem com pouca carga

 

DOWNLOAD GRATUITO
  • Versão ilimitada do PRTG por 30 dias
  • Após 30 dias, se torna a versão gratuita
  • Ou, você pode adquirir uma licença comercial


O que é DHCP?


O Dynamic Host Configuration Protocol, ou DHCP, é um componente vital na maioria das infraestruturas de rede. Sua finalidade é atribuir automaticamente endereços IP a dispositivos clientes conectados à rede. Sem o DHCP, os administradores teriam que atribuir manualmente os IPs a todos os dispositivos da rede – uma tarefa demorada e propensa a erros.

Por que o monitoramento DHCP é importante?

 

Como o servidor DHCP é responsável pela atribuição de endereços IP em sua rede, uma falha nessa esfera pode causar sérios problemas. Quando há um problema de DHCP, os dispositivos recém-conectados recebem um endereço IP de Classe B padrão. Nessa configuração de fallback, eles não podem se comunicar com outros dispositivos ou serem acessados pela rede. Um ponto a ser observado é que problemas semelhantes podem ocorrer quando o espaço de endereçamento atribuído ao servidor DHCP está esgotado.

Com o monitoramento do DHCP, você sempre pode ver se o seu servidor DHCP está funcionando como deveria. E em caso de problemas, você será prontamente notificado pelo PRTG para que você possa intervir de maneira oportuna. Na maioria dos casos, isso permitirá que você corrija o problema antes que ele se torne perceptível na rede pelos funcionários.

3 aspectos importantes do DHCP

 

iO que é um sensor?

Em PRTG "Sensores" são os elementos básicos de monitoramento. Um sensor normalmente monitora um valor medido em sua rede, por exemplo, o tráfego de uma porta de comutação, a carga da CPU de um servidor, o espaço livre de uma unidade de disco. Em média, você precisa de cerca de 5-10 sensores por dispositivo ou um sensor por porta de comutação.

Veja o vídeo (3:26 min., inglês)

 

Existem três aspectos importantes do DHCP que os administradores devem monitorar, e o PRTG pode ajudar com todos eles.


primeiro

 

Em primeiro lugar, os administradores precisam se certificar de que o serviço DHCP está realmente em execução. Na maioria dos ambientes AD, os controladores de domínio geralmente executam o serviço DHCP. Assim, aplicando um Sensor de Serviço WMI simples e configurando-o para assistir ao “Serviço do Servidor DHCP”, o administrador sempre saberá o estado do serviço. Se o serviço parar, o PRTG pode ser configurado para tentar reiniciar automaticamente o serviço e informar ao administrador se a tentativa foi bem-sucedida:

 

 DHCP Sensor


segundo

 

O segundo teste importante é verificar se o servidor está realmente alocando o endereço. É aqui que o sensor PRTG DHCP dedicado entra em ação. Ele enviará uma mensagem de difusão para a rede, solicitando um endereço IP e aguardando a resposta de um DHCP. Em seguida, o sensor informa sobre quanto tempo leva para o servidor responder, o IP do servidor de resposta, o endereço IP alocado e sua duração de concessão.

 

 DHCP Sensor


três

 

A última métrica importante para os servidores DHCP é quantos endereços estão disponíveis para alocação aos clientes. Os servidores DHCP são configurados com “conjuntos” de endereços IP, a partir dos quais o servidor escolhe e aloca aleatoriamente para um cliente quando ele se conecta à rede. Esses endereços têm um “tempo de concessão” ou tempo de vida configurável, e os administradores devem ter o cuidado de equilibrar a duração dessas atribuições, com o tamanho do pool disponível e o número de clientes previstos.

 

É aqui que o PRTG pode ajudar. Usando um Sensor SNMP Customizado e o arquivo DHCP-MIB disponível gratuitamente, os administradores podem acompanhar com facilidade quantos endereços estão em seus pools e quantos foram alocados. Eles também podem aplicar limites a esses valores e ser notificados quando os pools estiverem com pouca carga.

Uma olhada no monitoramento com o PRTG

 

O PRTG facilita a sua vida!

Deixe o nosso software de monitoramento rígido trabalhar por você.
Assim, você pode se concentrar no seu trabalho do dia-a-dia com paz de espírito total.

 

O PRTG economiza tempo

O PRTG é uma solução centralizada para toda a sua rede. Switches, roteadores, servidores, estações de trabalho, dispositivos... Desfrute de uma rápida visão geral em todos os momentos através do nosso painel e aplicativo.

O PRTG poupa nervos

Personalizar PRTG é muito fácil. Começar ou mudar de outra ferramenta de monitoramento de rede para o PRTG é fácil graças à detecção automática e aos modelos de dispositivos pré-configurados.

O PRTG poupa custos

80% dos nossos clientes relatam uma economia significativa na gestão da LAN. A experiência mostra que os custos das licenças se pagam por si só em questão de semanas.

 

  • Versão ilimitada do PRTG por 30 dias
  • Após 30 dias, se torna a versão gratuita
  • Ou, você pode adquirir uma licença comercial

Mantenha uma vigilância constante na sua rede
– mesmo quando estiver de viagem

PRTG pode ser iniciado em poucos minutos e é compatível com diferentes dispositivos.

 

PRTG comes with all the features you need, plus more your IT infrastructure won't want to live without.

 

PRTG monitora esses e tantos outros fabricantes e aplicativos para você!

 

Markus-Puke

 
“Todos nós podemos trabalhar com maior paz de espírito, sabendo que os nossos sistemas estão sendo constantemente monitorados.”

Markus, Administrador de Rede na Clínica Schüchtermann.

Solução Premiada

Nós trabalhamos duro para tornar nosso software tão poderoso e
fácil de usar quanto possível para os nossos clientes a cada dia.
Claro que nos deixa orgulhosos, se ainda conseguimos receber prêmios por isso.

 

premiada PRTG

 

Mais de 95% dos nossos clientes recomendam o PRTG

 

A Paessler AG apresentou um extenso levantamento de mais de 600 departamentos de TI em
todo o mundo que usam PRTG. O objetivo deste estudo foi otimizar e aperfeiçoar nosso
Network Monitoring Software para melhor atender às necessidades dos administradores.
Um resultado da pesquisa: mais de 95% dos participantes recomendaria o PRTG - ou já o fizeram.

Recommend PRTG

PRTG: O canivete suíço para Administradores de Sistema

Adapte o PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades contando com
uma API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores Personalizados: Crie seus próprios sensores para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações para enviar alarmes para sistemas externos
  • Novo sensor REST API: Monitore quase tudo o que fornece XML ou JSON

PAESSLER AG –
Engenharia de Qualidade Alemã

 

 

 

DOWNLOAD GRATUITO
  • Versão ilimitada do PRTG por 30 dias
  • Após 30 dias, se torna a versão gratuita
  • Ou, você pode adquirir uma licença comercial

 

Administradores devem comparar ferramentas de monitoramento ou procurar por uma gratuita. Existem vários fornecedores no mercado.

O PRTG oferece uma série de vantagens:

1. Teste gratuito: O PRTG lhe oferece um teste gratuito. Assim você conhece e aprecia a nossa ferramenta de monitoramento de rede sem nenhum compromisso.

2. Mais de 200 000 administradores: seja em grandes ou pequenas empresas, autoridades, faculdades ou administrações - em todo o mundo, mais de 200 000 administradores colocam a sua confiança em nossa ferramenta de monitoramento de rede e, portanto, também podem monitorar a sua largura de banda de forma eficiente. Leia nossos estudos de caso aqui.

3. Suporte: você tem uma pergunta? Nós respondemos em um instante! Você já pode acessar uma grande quantidade de informações online, consultando o nosso FAQs, manuais, vídeos, webcasts, ou base de conhecimento. E você pode, é claro, também nos enviar uma mensagem. Nós faremos o nosso melhor para lhe enviar um retorno dentro de 24 horas em dias úteis.

PRTG – sua ferramenta de monitoramento de rede

O PRTG é ferramenta de monitoramento de rede tudo-em-um da PAESLLER AG. Nosso software é utilizado por mais de 200 000 administradores em todo o mundo, quer seja para monitorar seu hardware e desempenho do servidor, seus ambientes virtuais, ou a acessibilidade dos seus websites. Ao escolher o monitoramento de banco de dados com o PRTG você, por exemplo, também será capaz de monitorar seu servidor SQL. O PRTG é uma solução de análise de rede abrangente para o Windows.

Nosso software de monitoramento de rede, criado em 1997, foi a ideia de Dirk Paessler. A empresa de software está localizada em Nuremberg, Alemanha.

Economize tempo, nervos e custos. O PRTG é configurado em poucos minutos. A versão de teste é inteiramente gratuita para você. Um upgrade é possível a qualquer momento.

 

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 19.1.48.2876 (February 14th, 2019)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais...

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais >>