Paessler PRTG

Monitoramento simplificado da largura de banda com PRTG

 

  • Analise visualmente a largura de banda usando gráficos e listas ordenadas
  • Personalize alertas de falhas e gargalos na largura de banda
  • Detecte rapidamente causas raízes e impeça sobrecargas
  • Maximize o desempenho de rede e o tempo de atividade
 

Monitore o tráfego de rede diretamente dos seus roteadores: SNMP, WMI, sniffing de pacotes, NetFlow, sFlow, jFlow, IPFIX

 

Nossos usuários dão as melhores notas para o monitoramento com o Paessler PRTG

                                                           

 

Monitoramento da largura de banda com PRTG: uma solução completa

 

 

PRTG facilita o monitoramento da largura de banda

Alertas personalizados e visualização de dados ajudam você a monitorar, identificar e prevenir problemas com a largura de banda.


 

Por que escolher PRTG para o monitoramento da largura de banda?

Encontre "gastadores" de largura de banda mais rapidamente

Paessler PRTG permite a você encontrar mais rapidamente problemas na largura de banda com um abrangente monitor da largura de banda da rede. Você pode escolher entre até 20 sensores preconfigurados para monitoramento da largura de banda, que são configurados com apenas alguns cliques. Desta forma, você pode descobrir mais rapidamente quais dispositivos ou aplicativos estão consumindo demais a sua largura de banda.

Meça todo o tráfego da sua rede

A maioria das soluções de análise da largura de banda só verificam o tráfego em um único dispositivo. PRTG mede todo o tráfego de rede ao monitorar os dados diretamente nos seus roteadores usando protocolos como SNMP, WMI, flow (NetFlow, jFlow, sFlow, IPFIX) ou sniffing de pacotes. Monitore todo o tráfego de entrada e saída e veja quais aplicativos e servidores estão usando mais largura de banda.

Monitore por períodos mais longos

PRTG permite a você ficar de olho na sua largura de banda por mais tempo e reconhece quando há picos de utilização. Isso ajuda você a se planejar para obter mais largura de banda em momentos importantes, como quando o seu website está com alta demanda, quando usuários estão usando bastante os aplicativos ou quando há uma atualização pendente.

Diagnostique a capacidade e planeje de forma mais eficiente

Quando a sua largura de banda estiver lentamente chegando ao limite, o monitor de largura de banda PRTG irá notificá-lo antes mesmo que a capacidade máxima tenha sido alcançada. Isso permite a você planejar os recursos em tempo oportuno.

Reduza custos e aumente a satisfação

Ao remover gastadores de largura de banda, você aumentará a eficiência da sua rede. Essa economia rapidamente compensa o custo do PRTG. Você também aumentará a confiabilidade da sua rede e desfrutar de maior controle da sua infraestrutura de TI. E assim, você melhorará o desempenho dos seus funcionários e aumentar a satisfação dos clientes.

 

 
bandwidth-monitoring-13-one-third.png

O que é o monitoramento da largura de banda?

O monitoramento da largura de banda é o método de medição da largura de banda real disponível em um sistema local (LAN ou WiFi). As ferramentas de monitoramento de largura de banda exibem dados em tempo real, como velocidades de download e upload ajudando a prevenir sobrecargas na rede.

Tanto clientes individuais quanto profissionais usam o monitoramento de largura de banda PRTG para verificar a largura de banda disponível.

 

Como é o monitoramento da largura com PRTG

 

Com PRTG, é fácil acompanhar e verificar o uso da largura de banda na sua rede. A ferramenta de largura de banda lê os dados de tráfego diretamente dos seus roteadores e exibe os resultados, por exemplo, nos chamados gráficos com listas ordenadas. Desta forma, você poderá de maneira rápida e fácil verificar o uso da largura de banda e a quantidade de dados transferidos.

 i O que é um sensor em PRTG?

Em PRTG "Sensores" são os elementos básicos de monitoramento. Um sensor normalmente monitora um valor medido em sua rede, por exemplo, o tráfego de uma porta de comutação, a carga da CPU de um servidor, o espaço livre de uma unidade de disco. Em média, você precisa de cerca de 5-10 sensores por dispositivo ou um sensor por porta de comutação.

Veja o vídeo (3:26 min., inglês)

 

 

Especialistas em TI concordam: O Paessler PRTG é uma ótima solução para o monitoramento de infraestrutura de TI

logo

“Ganha tudo monitor de rede”

logo it brief

“A verdadeira beleza do PRTG são as infinitas possibilidades que oferece”

logo

“Nuvem pendente monitorização”

 

PRTG é compatível com todos os maiores fornecedores e fabricantes

 

vendors applications blue

 

Inicie o monitoramento de largura de banda com PRTG e veja como ele pode fazer sua rede mais confiável e seu trabalho mais fácil.

 

Seu monitoramento de largura de banda em um único lugar – até mesmo em movimento

Configure PRTG em alguns minutos e use em praticamente qualquer dispositivo móvel.

 

alguns-minutos

 

 

PRTG monitora todos esses fabricantes e aplicativos em uma única tela!

 

vendors vm ware

 

 

Obtenha uma visão abrangente do seu uso de largura de banda com PRTG

O monitoramento da largura de banda é essencial para uma melhor administração de redes

 

Encontre a fonte dos gargalos

PRTG lê os dados completos de tráfego diretamente nos seus roteadores e fornece estatísticas detalhadas sobre quais serviços e aplicativos usam sua largura de banda e onde podem estar os gargalos potenciais.

  • Monitore usuários
  • Monitore dispositivos
  • Monitore serviços

Monitore qualquer parâmetro da largura de banda

PRTG exibe o seu uso de largura de banda em gráficos e listas ordenadas e mostra o consumo de largura de banda da rede com base em vários parâmetros, usando, por exemplo, sniffing de pacotes ou sensores de fluxo (NetFlow, sFlow, jFlow ou IPFIX).

Configure alertas personalizados e notificações

Alertas personalizados notificam você sobre reduções na largura de banda disponível. Isso garante a você a possibilidade de reagir no caso de quaisquer problemas de largura de banda e a solucionar problemas antes que eles se tornem sérios demais.

  • Alertas por SMS
  • Notificações por push
  • Alertas por e-mail (e muito mais)
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Monitoramento da largura de banda para profissionais

Em cenários profissionais em empresas, são sérias as consequências quando há pouca largura de banda disponível. Interrupções levam à ociosidade de funcionários e clientes – e, consequentemente, à perda de vendas e faturamento. É por esse motivo que administradores devem poder determinar e eliminar imediatamente gastadores de largura de banda.

PRTG resolve problemas de largura de banda ajudando você a...

  • Detecte facilmente e meça grandes sobrecargas na largura de banda
  • Reconheça rapidamente possíveis falhas
  • Veja claramente qual usuário, serviço ou dispositivo está usando mais largura de banda.

 

 

PRTG facilita o monitoramento da largura de banda

Alertas personalizados e visualização de dados ajudam você a monitorar, identificar e prevenir problemas com a largura de banda.


 

3 casos de uso para o monitoramento de largura de banda PRTG

 

Um único componente de rede sobrecarregado pode fazer sua rede ficar de joelhos. PRTG rapidamente identifica potenciais gargalos de largura de banda e localiza com precisão as causas de falhas em cenários possíveis.

Problemas com transferências de grandes arquivos

Todas as empresas enviam grandes arquivos, o que consome muita largura de banda. PRTG ajuda você a evitar os gargalos escondidos na sua rede que retardam ou interrompem transferências de grandes arquivos e custam muito em termos de tempo e dinheiro.

Aplicativos e serviços lentos

Seus colegas reclamam que os programas internos estão rodando devagar. Seus clientes reclamam que o seu website parece estar atolado. PRTG resolve isso mostrando a você a causa das sobrecargas e mantendo a sua rede sob máxima eficiência.

Falhas e interrupções nos backups

Não há TI sem backups. Mas sincronizações de bancos de dados e backups exigem muita largura de banda – uma sobrecarga ou gargalo pode interromper tudo. PRTG alerta você em caso de escassez de largura de banda para que você possa impedir sobrecargas antes que ocorram.

 

quote outline white

“Todos nós podemos trabalhar com maior paz de espírito, sabendo que os nossos sistemas estão sendo constantemente monitorados.”

Markus Puke, Administrador de Rede na Clínica Schüchtermann

 

Inicie o monitoramento de largura de banda com PRTG e veja como ele pode fazer sua rede mais confiável e seu trabalho mais fácil.

 

 

PRTG facilita o seu trabalho

Nosso software de monitoramento libera você para outras tarefas ao notificá-lo imediatamente quanto a possíveis problemas.

 

time white

Menos esforço

PRTG dá a você uma única ferramenta de monitoramento, para os servidores e toda a rede. Tenha uma visão geral rápida de toda a infraestrutura usando o dashboard e o aplicativo.

brain white

Economize tempo

Começar a usar PRTG é muito fácil. A configuração ou a migração de outra ferramenta de monitoramento é fácil graças ao recurso de descoberta automática e aos modelos preconfigurados de dispositivos.

money white

Economize

80% dos nossos clientes relatam economia substancial no monitoramento de redes. Os custos das licenças provavelmente se pagarão em algumas semanas.

 

 

Exemplo de cliente: O tráfego ferroviário da Áustria opera com PRTG 

 

oebb-logo.png

"Devido aos aplicativos essenciais para a operação, é de fundamental importância que a rede de dados da ÖBB Infrastruktur AG opere sem falhas. Para tornar isso uma realidade, os administradores instalaram o PRTG Network Monitor. PRTG é usado no monitoramento de largura de banda dos roteadores centrais e switches na rede de dados para que administradores possam determinar os parâmetros mais importantes em termos de utilização e disponibilidade. No total, o monitoramento consiste em vários milhares de sensores que sondam os valores relevantes em intervalos regulares."

Leia o estudo de caso (em alemão)

 

O desafio: Como testar a largura de banda

Você gostaria de saber se seu provedor de serviços de Internet está realmente fornecendo a largura de banda prometida? Como muitos administradores, você provavelmente executa muitas verificações de SLAs – mas como testar a largura de banda?

 

Dois desafios principais dos testes de largura de banda

 

1. Paralização da rede

Para testar a taxa de transferência, você deve usar a capacidade máxima da linha. Isto significa que não haverá mais recursos para outros dados durante o teste de rede. Em outras palavras, você vai paralisar a sua rede.

 

2. Isolamento da pista de testes

Para uma medição 100%, você essencialmente precisará de dois computadores localizados nas extremidades da linha cuja largura de banda você quer testar. Do contrário, você estará testando simultaneamente todos os dispositivos de rede encontrados na "pista de testes".

Teste da velocidade de conexão

Por esses motivos, não é possível medir a largura de banda diretamente durante todo o teste, é necessário testar a velocidade da conexão gerando breves picos de carga. Isso é possível, por exemplo, com o download de um arquivo pequeno (alguns KB) em intervalos de poucos minutos e medindo-se o tempo que o download leva para ser concluído.

 

A solução: PRTG facilita o teste de largura de banda

 flexible

Crie três sensores HTTP (avançado) que acessam vários arquivos de cerca de 500 KB cada de vários "servidores rápidos" (por exemplo, os websites estáticos do seu provedor de serviços de Internet).

 flexible

Deixe os sensores rodarem por algumas horas com intervalos de verificação de 5 minutos. Os sensores têm um canal que especifica a largura de banda obtida durante o download do arquivo em Kbps.

 flexible

Se você tem uma linha de dados com largura de banda especificada de 4 Mbps, por exemplo, a duração de um teste de rede do download de um arquivo de 500 KB deve ser de um segundo: 4 megabits por segundo = 0,5 MB por segundo = 500 KB por segundo

 

Se a linha for usada por outros durante o teste de rede, você verá jitter (flutuações indesejadas) na curva porque seu teste nem sempre foi executado com toda a largura de banda disponível. Se não houver outro tráfego na linha, a curva deverá ser bem próxima de uma linha reta.

As verificações de largura de banda com PRTG permitem a você monitorar sua rede de perto e detectar gargalos potenciais antes que eles possam causar danos reais.

  Atenção!

Se você baixar um arquivo de 500 KB a cada 60 segundos, você irá gerar um volume de dados de 720 MB por dia!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tutorial em vídeo: Métodos de monitoramento de largura de banda com PRTG

Assista a uma rápida apresentação dos métodos de monitoramento de largura de banda oferecidos por PRTG e descubra o método mais adequado para a sua infraestrutura de IT.

 

 

Conosco, você será um especialista em monitoramento

Obtenha conhecimentos práticos sobre como monitorar sua infraestrutura com o Paessler PRTG. Nossos treinamentos são planejados e dados pelos engenheiros de sistema da Paessler e são adequados a diferentes níveis de experiência.

 

Reserve uma vaga

 

PRTG a multiferramenta

PRTG: A multiferramenta para administradores de sistema

Adapte PRTG individualmente e dinamicamente às suas necessidades e confie em um API forte:

  • HTTP API: Acesse o monitoramento de dados e manipule objetos de monitoramento usando solicitações HTTP
  • Sensores personalizados: Crie seus próprios sensores PRTG para monitoramento personalizado
  • Notificações feitas sob encomenda: Crie suas próprias notificações e envie gatilhos de ação para sistemas externos
  • Sensor REST (Customizado): Monitorar quase tudo que fornece dados em formato XML ou JSON

 


mathias hengl

Dica prática: “Oi Mathias, o que você diria a administradores que procuram monitorar sua largura de banda?”

“Em vez de tentar medir a largura de banda por meio de uma carga extra e simulada, dê uma olhada nas ações que causam isso de qualquer jeito – para depois monitorá-las. Por exemplo, quando você executa backups (cópias de segurança), você muitas vezes coloca uma grande pressão sobre a largura de banda e pode, assim, facilmente reconhecer escassez ou gargalos.”

Mathias Hengl, desenvolvedor PRTG na Paessler AG

 

Conheça nossos sensores PRTG preconfigurados para monitoramento de largura de banda

Estes são alguns sensores que podem ser usados para monitoramento de largura de banda com PRTG:

 

Packet Sniffer

O sensor Packet Sniffer monitora os cabeçalhos de pacotes de dados que passam por uma rede local usando um farejador de pacotes integrado. O sensor pode exibir estes tipos de tráfego:

  • Chat (IRC, AIM)
  • Citrix
  • FTP/P2P
  • Correio eletrônico, WWW
  • Controle remoto (RDP, SSH, Telnet, VNC)

Observação: O sensor só analisa o tráfego de cabeçalhos.

 

SNMP General

O sensor Tráfego (SNMP) monitora o tráfego em um dispositivo via SNMP.

O sensor RMON (SNMP) monitora o tráfego em um dispositivo usando o padrão RMON via SNMP e pode mostrar, por exemplo:

  • Kbits/s transmitidos
  • Pacotes, erros de CRC, fragmentos, jabbers e colisões por segundo

NetFlow v9

O sensor NetFlow v9 mostra o tráfego de dispositivos compatíveis com NetFlow v9. Os tipos de tráfego incluem:

  • Chat (IRC, AIM)
  • Citrix
  • FTP/P2P
  • Correio eletrônico, WWW
  • Controle remoto (RDP, SSH, Telnet, VNC)

NetFlow v5

O sensor NetFlow v5 mostra o tráfego de dispositivos compatíveis com NetFlow v5. Os tipos de tráfego incluem:

  • Chat (IRC, AIM)
  • Citrix
  • FTP/P2P
  • Correio eletrônico, WWW
  • Controle remoto (RDP, SSH, Telnet, VNC)

IPFIX

O sensor IPFIX mostra o tráfego de dispositivos compatíveis com IPFIX. Os tipos de tráfego incluem:

  • Chat (IRC, AIM)
  • Citrix
  • FTP/P2P
  • Correio eletrônico, WWW
  • Controle remoto (RDP, SSH, Telnet, VNC)

jFlow

O sensor jFlow v5 mostra o tráfego de dispositivos compatíveis com jFlow v5. Os tipos de tráfego incluem:

  • Chat (IRC, AIM)
  • Citrix
  • FTP/P2P
  • Correio eletrônico, WWW
  • Controle remoto (RDP, SSH, Telnet, VNC)

sFlow

O sensor sFlow mostra o tráfego de dispositivos compatíveis com sFlow. Os tipos de tráfego incluem:

  • Chat (IRC, AIM)
  • Citrix
  • FTP/P2P
  • Correio eletrônico, WWW
  • Controle remoto (RDP, SSH, Telnet, VNC)

SNMP Cisco ASA VPN Traffic

O sensor Tráfego VPN Cisco ASA (SNMP) monitora o tráfego de uma conexão VPN IPsec em um ASA Cisco via SNMP. Mostra o tráfego de entrada e saída.

SNMP NetApp Network Interface

O sensor Interface de rede NetApp (SNMP) monitora a placa de rede de um sistema de armazenamento NetApp via SNMP e pode mostrar:

  • Tráfego de entrada e saída
  • Número de erros por segundo (de entrada e saída)

Windows Network Card

O sensor Adaptador de rede Windows monitora a utilização de largura de banda e tráfego em uma interface de rede usando WMI ou Windows Performance Counters e pode mostrar, entre outras coisas:

  • Tráfego total na placa de rede
  • Número de pacotes recebidos e enviados
  • Número de descartes, erros, pacotes unicast e protocolos desconhecidos

E mais...

Saiba mais sobre os nossos sensores de monitoramento de largura de banda preconfigurados PRTG, incluindo sensores personalizados para monitorar a largura de banda do jeito que você precisa, aqui: Lista de tipos de sensores disponíveis

 

curso de email de monitoramento de banda

Curso de email gratuito: Você ainda é um novato no monitoramento e precisa de um pouco de suporte?

A Paessler oferece um curso de email gratuito, multi-parte que cobre os 4 métodos básicos de monitoramento de banda: SNMP, Packet Sniffing, Flow, e WMI. Saiba mais sobre processos individuais e as possibilidades de usá-los para melhorar o uso de largura de banda na sua rede.

Registre-se aqui para o nosso treinador por email gratuito e saiba como você pode empenhar seus recursos para uma melhor utilização.

 

Ainda não está convencido?

 

 

love

Mais de 500.000
administradores adoram PRTG

Paessler PRTG é usado por empresas de todos os tamanhos. Os administradores adoram PRTG porque ele facilita muito o trabalho.

speed

Monitore toda a sua infraestrutura de TI

Largura de banda, servidores, ambientes virtuais, websites, serviços VoIP – PRTG monitora toda a sua rede.

trial

Experimente Paessler PRTG gratuitamente

As necessidades de monitoramento variam. Por isso deixamos você experimentar PRTG gratuitamente. Comece agora mesmo o seu período de testes.

 

Paessler PRTG

Inicie o monitoramento de largura de banda com PRTG e veja como ele pode fazer sua rede mais confiável e seu trabalho mais fácil.

 

 

 

PRTG

Software de Monitoramento de redes - Versão 24.2.94.1400 (April 10th, 2024)

Hosting

Disponível como download para Windows e na versão hospedada PRTG Hosted Monitor

Idiomas

Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Holandês, Russo, Japonês e Chinês Simplificado

Preços

Até 100 sensores gratuitos (Lista de preços)

Unified Monitoring

Dispositivos de rede, banda, servidores, aplicações, ambientes virtuais, sistemas remotos, IoT e muito mais

Aplicações e Fornecedores Suportados

Veja mais
cisco logo grey 40 dell logo grey 40 hp logo grey 40 ibm grey40 netapp grey40 linux grey40 aws grey40 windows grey40 vmware grey40 citrix grey40 exchange grey40 apache grey40 oracle grey40